Jul 2021
7
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Jul 2021
7
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Como o estado busca investidores?

O Invista no ES é um estratégia de prospecção ativa com o intuito de atrair novas empresas e investimentos até o Espírito Santo. Cada projeto apresentado é analisado e direcionado para um serviço personalizado e adequado a cada situação específica. Assim, são observados fatores como peculiaridade, relevância e tempo de maturação de cada empreendimento.

Dessa forma, o ambiente de negócios próspero do ES, bem como a responsabilidade fiscal, a posição destacada no ranking de liberdade econômica, além do alto potencial de retorno sobre investimentos, cada projeto pode ter acesso a benefícios fiscais mais adequados à sua situação. Além disso, fatores como a qualidade de vida e o potencial turístico do estado também são fortes atrativos.

Com uma equipe composta por cinco pessoas dentro da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (Sectides), a iniciativa já vem rendendo frutos.

“Desde 2019, estruturamos nossa estratégia do zero e, hoje, entramos em contato com mais de 800 empresas. Dessas, cerca de 300 estão em contato mais próximo e já foram apresentadas ao estado e 30 já foram convertidas em projetos de investimento e expansão da indústria capixaba. Nossa meta é prospectar 1500 empresas até o início da próxima gestão. Por outro lado, também trabalhamos de perto com empresas que já estão aqui e querem expandir sua atuação”, afirma Gabriel Feitosa, Subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais na Sectides.

“No geral, observamos estudos, notícias, sinalizações de mercado e até indicação de indústrias locais a fim de buscar potenciais investidores para o Espírito Santo”, acrescenta.

Os diferenciais e o futuro da estratégia

A partir da identificação dos principais players que se relacionam com empresas do ES, foi possível conhecer toda a cadeia produtiva e buscar as prospecções que mais se encaixavam com as vantagens competitivas do estado.

“Um dos principais fatores que chamam atenção, além da responsabilidade fiscal, qualidade de vida e liberdade econômica, é a logística. Nesse segmento, os custos baixos atraem diversas iniciativas. Além disso, buscamos acompanhar os investidores por toda a sua jornada com o objetivo de efetivar a aplicações de recursos na economia capixaba”, ressalta.

Ainda, a operação bem sucedida com o novo centro de distribuição da farmacêutica multinacional Bayer concedeu maior credibilidade à estratégia desenvolvida. “Empresários chamam empresários. Desde o contato inicial até uma negociação bem sucedida, temos um efeito de rede que atrai atenção para o ES e suas vantagens”, destaca.

Por fim, Feitosa destacou a visão de longo prazo e o compromisso com o aprimoramento ao longo do tempo. “Desde a ideia dessa estratégia de prospecção ativa de empresas e de promoção do ES para atração de investimentos, o governador sempre foi um entusiasta e apoiador. E, no fim das contas, até a vinda do próximo gestor, quero deixar um legado e um método transparente, consolidado e acessível para dar continuidade ao processo e aprimorá-lo, a ideia é que se torne uma política permanente de estado”, conclui.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas