Maio 2021
8
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Maio 2021
8
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Cenário nacional

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulgou nesta quarta-feira  decisão sobre a Selic, que subiu 0,75 ponto, em 3,5% ao ano, além de antecipar nova alta de 0,75 ponto na próxima reunião, em junho.

Após entrada líquida de R$ 7 bilhões na bolsa brasileira em abril, o saldo líquido de investidores estrangeiros em maio já é positivo em R$ 633 milhões. Apesar do auxílio, a desaprovação de Bolsonaro continua recorde, em 52%. Em 2020, com a avaliação positiva do presidente, a concessão do benefício foi rapidamente capturada. Além disso, o Presidente da Câmara extinguiu a comissão especial da reforma tributária, dificultando o andamento da proposta.

A produção industrial brasileira em março teve queda mensal de 2,4%, mas alta anual de 10,5%, superando as expectativas do mercado. Já as vendas no varejo tiveram queda mensal de 0,6% e alta anual de 2,4%, acima das expectativas do mercado.

Cenário internacional

O Federal Reserve (Fed), banco central americano, comunicou nesta semana, por meio de um de seus diretores, que o valor dos ativos nos Estados Unidos estão esticados e alertou para eventual reprecificação ligada ao maior endividamento das empresas.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos em abril subiu de 6% para 6,1%, frustrando o mercado, que esperava queda para 5,8%. Já o setor não agrícola da economia americana criou 266 mil empregos em abril, frustrando o mercado, que esperava a criação de 978 mil empregos.

Os investidores americanos renovam suas apostas em uma surpresa “hawkish” no discurso do Fed em agosto, isto é, com uma perspectiva de alta dos juros, no seminário de Jackson Hole, uma vez que os materiais básicos continuam a apresentar elevação.

As vendas no varejo na zona do euro em março tiveram alta de mensal de 2,7% e anual de 12%, superando as expectativas, enquanto índices de preços ao produtor tiveram alta mensal de 1,1% e anual 4,3%, em linha com o esperado.

Na China, o índice dos gerentes de compras de serviços em abril subiu de 54,3 para 56,3. Na semana S&P e Nasdaq, fecham com +1,21% e -1,51% respectivamente, enquanto dólar e ouro terminaram a semana com -1,19% e +0,16%, respectivamente.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possi finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas