Maio 2021
15
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Maio 2021
15
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Cenário Nacional

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve um resultado acima do esperado, em alta de +1,59% no primeiro trimestre. Já o Credit Suisse elevou a projeção do PIB brasileiro em 2021, de uma alta de +3,6% para +4%. Além disso, o volume de serviços prestados em março também veio positivo.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros da economia em 0,75%, passando para 3,50% ao ano. Além disso, o ministro da saúde anunciou um novo contrato com a Pfizer, de 100 milhões de vacinas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como moderada a proposta do governo da Reforma Administrativa, em audiência pública hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O resultado da Petrobras apresentou lucro líquido de R$ 1,16 bilhão no primeiro trimestre, subindo +5,16% ontem (14). As empresas, de maneira geral, tiveram resultados vindo acima do esperado.

Cenário Internacional

O dado de inflação dos EUA veio em 0,8%, nível anormal para o mercado americano. Este aumento da inflação dos EUA provocou impactos no mercado financeiro em todo o mundo nesta quarta-feira. O dólar reverteu a baixa apresentada nos últimos dias e voltou a ficar acima de R$ 5,30, e a bolsa de valores retornou ao patamar dos 119 mil pontos na quarta-feira, no pior desempenho diário desde março.

Além disso, os resultados da produção industrial na China e nos EUA reforçaram a perspectiva de retomada econômica. Nos EUA, as pessoas que tomaram duas doses da vacina já podem frequentar locais públicos sem utilizar máscaras.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possi finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas