Set 2021
2
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Set 2021
2
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Alguns cuidados para investir no caótico mundo digital

Sem dúvidas, o digital ampliou o conhecimento geral sobre os ativos listados em bolsa e sobre investimentos alternativos. Contudo, alguns cuidados são necessários para que as ilusões e fórmulas mágicas não sejam aderidas com facilidade pelo público geral.

Vale ressaltar também que, além da grande oferta de informações de baixa qualidade, há também aqueles que atuam de má-fé ou até mesmo de forma ilícita.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo, cerca de duas centenas de pirâmides financeiras atuam no país, o que tornou esse tipo de golpe frequente: estimativa da CNDL aponta que 11% dos brasileiros já perderam dinheiro nesses esquemas.

Além disso, o day trade (operação na bolsa que visa o lucro com a oscilação de preço ao longo do mesmo pregão) se popularizou na bolsa, sem que boa parte de seus praticantes tenham ciência do tamanho do risco: pesquisa da Fundação Getúlio Vargas indicou que cerca de 97% dos traders amargam prejuízos.

Nesse contexto, caso não haja um processo de filtragem dessas informações espalhadas pelas redes, a tomada de decisões por parte dos investidores pode levá-los à falência financeira.

O mapeamento do seu perfil de investidor e o acompanhamento de um profissional podem levar a resultados mais consistentes em longo prazo. Mas, acima de tudo, é importante compreender que nada no mundo dos investimentos é tão fácil quanto parece, sendo essencial saber filtrar as informações sobre o mercado. E, no momento em que vivemos de juros baixos, nunca foi tão importante contar com boa assessoria para cuidar do seu dinheiro!

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas