Set 2021
26
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Set 2021
26
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

5 mentiras sobre o investimento em small caps

Alguns dos exemplos de small caps são Locaweb (LWSA3), Aeris (AERI3) e Randon (RAPT4). O Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, contém as maiores empresas e mais negociadas, deixando de fora as small caps, por exemplo.

Além dessas empresas serem menores e terem mais espaço para crescer, geralmente estão mais baratas na bolsa pois têm menor cobertura do mercado em geral, por parte de corretoras, bancos, casas de investimento, entre outras, o que auxilia para causar uma assimetria de preço.

Mas vamos aos mitos que geralmente falam sobre as small caps.

1) Small caps são muito arriscadas

Essa é uma das principais confusões do mercado em relação às small caps. Está aí a prova: nos últimos cinco anos, o Ibovespa subiu 94%, enquanto o Índice Small Caps (SMLL) subiu 150%.

Embora no curto prazo possa parecer que o risco é muito alto em função da volatilidade elevada, as small caps tem retornos melhores no longo prazo. Afinal, o espaço dessas empresas para crescer é muito maior do que o de empresas já muito consolidadas no mercado.

2) É melhor fazer market timing

Muitas pessoas investem só quando acham que é a melhor hora, quando a bolsa está barata. Mas como já mostramos aqui, ao investir o ideal é aplicar de forma recorrente e não retirar o dinheiro, focando no longo prazo.

Isso vale ainda mais para small caps, visto que elas são mais voláteis. Dessa forma, deve-se levar em consideração que ao retirar alguns dos melhores dias da bolsa, o retorno de 150% do SMLL acima cairia para patamares negativos.

3) Large caps recuperam mais rapidamente

Também é comum a afirmação de que as small caps demoram mais para se recuperar em cenários de crise. Mas não foi o que aconteceu nas últimas duas grandes crises antes do Covid-19.

Em 2008, tanto o SMLL quanto o TRIG recuperaram o valor pré-crise meses antes do Ibovespa. Aconteceu a mesma coisa no episódio do Joesley Day.

4) Small caps não têm governança

Esse não é um problema necessariamente das small caps. Existem vários exemplos de empresas grandes que tiveram diversos problemas no que se refere à gestão. É o caso de Sadia e Oi, que tiveram problemas financeiros, e JBS e Petrobras, com escândalos de corrupção, entre outras.

5) Small caps não têm liquidez

Realmente, na crise de 2008 as small caps enfrentaram dificuldades em relação à baixa liquidez — facilidade para vender os ativos. Mas hoje o mercado é muito mais líquido.

Algumas empresas que negociavam R$ 30 mil por dia em 2008 negociam R$ 30 milhões por dia hoje. Mas não apenas por isso, para o investidor eu não tem muito capital o fator liquidez pode não ser tão relevante, pois sempre será “fácil” vender seus baixos volumes em ações.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas