Aposentado capixaba realiza sonho e faz a festa na São Silvestre

Emoção não faltou na 95a Corrida Internacional de São Silvestre, nesta terça-feira ( 31). No masculino, o queniano Kibiwott Kandie assegurou o primeiro lugar em uma bela arrancada nos metros finais da disputa, surpreendendo o atleta de Uganda Jacob Kiplimo, que liderou boa parte da corrida. Titus Eriku, estreante na São Silvestre, ficou em terceiro (43min54s).

Kibiwott ainda estabeleceu o novo recorde da prova, com o tempo de 42min59s. A marca batida pertencia a outro queniano, Paul Tergat (43min12s), obtida em dezembro de 1995. No feminino, Brigid Kosgei, recordista mundial da maratona e grande favorita, faturou o topo do pódio em sua primeira participação, com o tempo de 48min54s.

Jurandy era só felicidade após cruzar a linha de chegada da São Silvestre e receber a sonhada medalha

A festa foi dos africanos, mas teve capixaba que terminou a prova sorrindo de orelha a orelha. O aposentado Jurandy Mattos, de 66 anos, morador de Vitória, realizou o sonho de disputar a São Silvestre e era pura felicidade após cruzar a linha de chegada em 1h33min.

“Que experiência!!! É difícil até falar. Pensei o ano todo nessa prova e, graças a Deus, consegui vir. Realizei o meu sonho e estou muito feliz. Fecho o ano com chave de ouro e levando essa medalha muito bonita. É uma grande festa, uma emoção muito grande estar no meio daquela multidão de 35 mil corredores. É tanta gente que a gente até demora a pegar velocidade. Acho que só fui conseguir começar a correr depois do km 1”, contou.

Um dos maiores temores de quem participa da São Silvestre é a subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio na parte final dos 15 km. No entanto, Jurandy garante que tirou de letra. “Eu me senti muito bem. É uma longa subida e tem muita gente que anda. Achei até mais complicada que a subida da Terceira Ponte na Dez Milhas Garoto. Só alegria”.

São Silvestre 2019 reuniu quase 35 mil corredores

Para realizar o sonho de correr a São Silvestre, seu Jurandy viajou para São Paulo com o filho Josil, mas teve muita torcida da esposa, Maria de Lourdes, que ficou em terras capixabas. “Minha esposa deu muita força e até colocou intenção para mim no grupo de oração”, disse Jurandy, que já pensa na próxima meta:

“Quero correr a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, em 2020”, afirmou Jurandy, que já acumula mais de 200 medalhas em seus 17 anos de corrida de rua.

Resultados de 2019 – Elite

 Masculino

1)    Kibiwott Kandie (Quenia), 42min59s (novo recorde)

2)    Jacob Kiplio (Uganda), 43min00

3)    Titus Ekiru (Quenia), 43min54s

4)    Geofry Toroitich Kipchumba (Quênia), 45min10s

5)    Joseph Panga (Tanzânia), 45min33s

  • O melhor brasileiro na prova foi Daniel Ferreira do Nascimento, que chegou em 11o, com o tempo de 46min32s.

 Feminino

 1)    Brigid Kosgei (Quênia), 48min54s

2)    Sheila Chelangat (Quênia), 50min10s

3)    Tisadk Alem Nigus (Etiópia), 50min12s

4)    Pauline Kaveke Kamulu (Quênia), 50min28s

5)    Delvine Relin Meringor (Quênia), 50min51s

  • Graziele Zarri foi a melhor brasileira na prova. A atleta do Esporte Clube Pinheiros completou  a disputa em 11o, com o tempo de 54min56s.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *