Por que é tão difícil excluir doces?

Muita gente tem dificuldade de cortar os doces da rotina alimentar (inclusive, eu). Vários corredores têm o hábito de consumir doces ou alimentos baseados em açúcar para compensar o alto nível dos treinos. Mas isso nem sempre é saudável!

Bianca Passos explica por qual motivo temos tanta dificuldade em largar os doces

A nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “Nutri que corre, responde por que é tão difícil excluir os doces do dia a dia:

“Segundo a OMS, uma pessoa deveria consumir apenas 50g de açúcar por dia. Isso dificilmente acontece, já que alimentos industrializados costumam ter grande quantidade desse tipo de ingrediente.

Por exemplo: uma latinha (350ml) de refrigerante contém 40g de açúcar; um pacote de bolacha recheada contém, em média, 55g de açúcar. Ou seja, certamente se você consome esses alimentos com frequência, já ultrapassa
essa quantidade.

Muitos corredores têm o mau hábito de consumir doces ou alimentos baseados em açúcar branco devido ao alto nível de treinos, mas isso nem sempre é saudável, se levamos em conta a compensação. O próprio organismo nos cobra a necessidade da caloria extra e, geralmente, o atleta procura ou desconta a
falta de energia no açúcar.

O vício em doces, em especial os com açúcar branco, pode ser comparado ao efeito de drogas no cérebro. A liberação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, bem-estar e outras importantes emoções, é o principal responsável pela dependência do corpo.

Porém, esse excesso pode, sim, desenvolver doenças graves e irreversíveis, como diabetes, mesmo com os treinos diários, e, ao longo dos anos, isso implica automaticamente com o aumento do peso e excesso de gordura corporal, principalmente a visceral, que pode levar a uma síndrome metabólica,
englobando hipertensão, doenças cardiovasculares e colesterol elevado.

Quando o consumo se torna inevitável, tem que ter cuidado, se torna vício ou necessidade nutricional diária. O ideal é substituir por alimentos mais saudáveis, como açúcar das frutas ou falsos doces, como mousse de abacate (receita abaixo).

Cuidado com as trocas por açúcar demerara e/ou açúcar mascavo, lembrando que o consumo em excesso se torna perigoso devido ao alto valor calórico que esses alimentos contêm.

Ou seja, nem sempre a troca é tão bacana, o ideal é realmente aprender a conviver um pouco menos com o açúcar de forma geral.

Ingredientes

Meio abacate maduro
Meia xícara (chá) de uvas-passas pretas
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 banana média

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até formar um creme  homogêneo.
Distribua em copinhos de sobremesa e leve para gelar por cerca de 2 horas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *