Frio não deve ser desculpa para abandonar exercícios físicos

Aurélio Alfieri, profissional de Educação Física que possui mais de um milhão de seguidores no Instagram
divulgação

Quando as temperaturas caem entre o outono e o inverno, o ânimo para praticar exercícios físicos costuma acompanhar o movimento. Ainda assim, é preciso resistir à vontade de passar o friozinho debaixo das cobertas e mexer o corpo para se manter saudável física e mentalmente. “Fazer exercício no frio é tão importante quanto fazer exercício no calor. O nosso corpo precisa do movimento”, diz o profissional de educação física e influenciador Aurélio Alfieri.

Ele explica ainda que há questões específicas relacionadas a esta época que precisam ser consideradas, como o aumento do consumo de açúcares e gorduras. “No inverno, nosso corpo acaba pedindo alimentos mais calóricos. Se não fizermos exercícios físicos para queimar essas calorias, é bem provável que cheguemos ao verão com peso maior, colesterol e glicemia mais elevados, aumentando os riscos para a saúde e também trazendo problemas estéticos”, reforça.

Outro ponto é que o frio nos faz ficar mais parados e encolhidos, o que aumenta o risco de desenvolver dores no corpo. Assim, não só os exercícios, mas também os alongamentos tornam-se essenciais.

Para manter o hábito, a sugestão é ter uma meta realista. “Não é para dizer: ‘ah, vou fazer exercícios todos os dias às cinco horas da manhã’, porque é bem difícil manter essa meta. Fazer atividades três vezes por semana, meia hora cada uma das sessões, já ajuda bastante”, recomenda Alfieri. Ter companhia, principalmente uma mais disciplinada, também pode contribuir para manter o hábito, assim como optar por atividades internas nesse período.

Melhores práticas (e formas de praticar)

São as atividades internas, aliás, que são as mais indicadas para as estações mais frias. “Os exercícios mais indicados em dias muito frios realmente são aqueles que podem ser feitos em ambientes protegidos, que têm uma temperatura controlada, para deixar a atividade mais agradável e mais segura”, orienta o profissional.

Isso porque, além de desmotivar os praticantes, o frio pode representar risco à saúde. É preciso considerar, por exemplo, que o ar frio é mais seco, o que afeta mucosas e facilita a entrada de microrganismos no corpo a partir da respiração. Dependendo da temperatura, o corpo também pode não conseguir esquentar o ar inspirado adequadamente.

O influenciador orienta ainda evitar as práticas nos horários mais frios, como início da manhã, fim da tarde e à noite, e reforça ainda a importância do aquecimento antes da prática. “Precisamos realmente preparar a musculatura, lubrificar as articulações e preparar o corpo para essa atividade, devido ao risco de lesão. Então, o aquecimento é fundamental”, diz.

É preciso ainda usar roupas adequadas, resistentes ao vento e, se for o caso, à chuva, assim como proteger as vias aéreas com cachecóis ou outras peças para minimizar o efeito do ar frio. Outra orientação fundamental é manter-se hidratado: com o frio, a tendência é bebermos menos água, o que prejudica o funcionamento do organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *