Sonho paralímpico: paratleta treina e sonha com as Paralimpíadas de 2016

(Foto: Carlos Antolini)

Aos 17 anos, ele sofreu um traumatismo medular após levar um tiro e perdeu o movimento das pernas. Nunca se afundou na tristeza nem em lamentações. Hoje, aos 39, Marcos Vinícius Barcellos faz do esporte a razão da sua vida. Dividido entre três modalidades – natação, atletismo e ciclismo -, o paratleta, que é contemplado pela Bolsa Atleta Municipal, treina todos os dias no Tancredão buscando um único sonho: aumentar suas conquistas e ganhar mais medalhas.

 (Foto: Carlos Antolini)
(Foto: Carlos Antolini)

“A lesão foi irreversível, mas, graças a Deus, tenho uma vida boa e sou feliz. Antes do acidente, eu praticava esporte somente como hobby, e jamais imaginaria que um dia seria atleta de alto rendimento. Hoje, o esporte é minha vida pois ele me fez conhecer diversas partes do Brasil, amizades e perspectivas para o futuro”, disse Marquinhos, como carinhosamente é chamado.

Trajetória
Marquinhos começou a sua carreira no paradesporto com o basquete sobre cadeira de rodas, mas foi na natação que descobriu a maior paixão. “Conheci o professor Fairo Brasil e fui para a água. Fui campeão brasileiro de revezamento em 2013, entre outras conquistas”.

 (Foto: Carlos Antolini)
(Foto: Carlos Antolini)

Triatleta
E ele não para por aí. Sonhando ser triatleta paralímpico, ele começou, no ano passado, no ciclismo. O início foi pedalando a handbike, que é uma bicicleta pedalada com as mãos. E ele foi longe: mesmo com uma bike mais pesada, longe de ser a ideal para a disputa de competições, ele ficou em quinto lugar na primeira etapa do Brasileiro.
Agora, ele se prepara para disputar as próximas etapas do nacional: Florianópolis (SC), em julho, Aracaju (SE), em setembro, e Niterói (RJ), em novembro.

"Ele deixa um recado para as pessoas com mobilidade reduzida ou que sofreram algum tipo de acidente recentemente. "Não desanimem. Tenham fé e confiem em Deus. Pratiquem esporte". (Foto: Carlos Antolini)
Marquinhos deixa um recado para as pessoas com mobilidade reduzida ou que sofreram algum tipo de acidente recentemente. “Não desanimem. Tenham fé e confiem em Deus. Pratiquem esporte”. (Foto: Carlos Antolini)

Recentemente, o atleta adquiriu uma cadeira especial para o paratletismo. “Agora, quero ser um triatleta”, disse Marquinhos, sonhando com a Paralimpíada.

#ajudeomarquinhos
Marquinhos que é contemplado pelo Bolsa Atleta de Vitória, treina ciclismo no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão)  e natação no clube Álvares Cabral. Ele sai de Caratoíra todos os dias sozinho, de ônibus, mostrando a superação e amor pelo esporte.

(Foto: Carlos Antolini)
(Foto: Carlos Antolini)

No Tancredão,  treina com uma bike mais pesada e sonha em trocar sua hanbike por uma profissional, igual aos atletas que competem internacionalmente. De olho em aumentar seus índices e subir no ranking, Marquinhos o treino é pesado: todos os dias.

E o nosso fera está em busca de patrocínio para alcançar voos mais altos. Quem quiser ajudar é só entrar em contato nos números: 9.9808.2323 ou no 33325914

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *