Copa da Independência tem chuva de gols e entrega protagonismo às mulheres

A Copa da Independência de Fut7 Feminino começou a todo vapor. No último final de semana aconteceram as duas primeiras rodadas e a competição termina nesta quarta, 7 de setembro. E o que não faltou foram gols e belos lances para o público presente no campo soçaite da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

Mas, para a Doutora Mariana Zuaneti, coordenadora do Grupo de Estudo em Esporte e Gênero da Ufes, a Grupa, além dos resultados, o melhor da competição é dar o protagonismo às mulheres no esporte. “Nós, da GRUPA, fazemos questão de apoiar e contribuir com esse evento, porque é muito importante fomentar esses espaços que coloquem em evidência o protagonismo das mulheres no esporte! Foi belíssimo ver mulheres de trajetórias pessoais e esportivas distintas jogando juntas! A gente vê em campo mulheres que batalharam para que o futebol feminino fosse reconhecido aqui no Estado, enfrentando outras mulheres e garotas que vislumbram a profissionalização. Espaço esse que foi aberto porque essas pioneiras um dia começaram”, relembra.

Sobre a última rodada, Mariana acredita que já existe vencedora. “Criamos um espaço de troca e inspiração recíproco para nós mulheres. Quarta acontecem os jogos finais, e apesar de esperarmos vibrar por cada gol ou cada lindo lance que acontecer, pra nós a maior vitória é comemorar cada nova garota ou mulher que se interessar em vestir uma chuteira e entrar num gramado depois de ver essa competição”, finaliza.
Veja como foram as duas primeiras rodadas!

 

PRIMEIRA RODADA – 3 de Setembro
No jogo de abertura, a equipe da Associação Esportiva União enfrentou o Tigers/OVT Academy, e se aproveitou de um descuido da equipe adversária para fazer 4 gols no primeiro tempo. No segundo tempo, organizando a equipe, o Tigers voltou melhor, esboçou uma reação, mas acabou sofrendo o quinto gol, que deu números finais à partida.

No jogo de fundo foi a vez do Wolves/OVT Academy surpreender a Seleção Capixaba das Advogadas (CAAES), e abrir 4 a 0 ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, mais organizada e recuperada do susto da estreia, a equipe da CAAES conseguiu fazer dois gols, mas acabou sofrendo outros dois, dando números finais para a partida: CAAES 2 x 6 Tigers.

SEGUNDA RODADA – 4 de Setembro
Na segunda rodada as equipes da OVT Academy se enfrentaram num jogo emocionante, e quem foi surpreendida dessa vez foi a equipe do Wolves, que perdeu de 3 a 1 para o Tigers, que se recuperou da derrota na estreia e se manteve firme na briga pelo título.

Pra fechar a rodada, a Associação Esportiva União enfrentou a Seleção Capixaba das Advogadas e fez valer seu bom jogo de campeã estadual de futsal. Com uma defesa mais fechada, o União impedia que as adversárias finalizassem com qualidade. E mantendo a defesa alta o jogo inteiro, a Seleção Capixaba tentava ganhar a bola na primeira linha de marcação , para poder finalizar mais perto do gol adversário. Mas quem foi mais feliz nas finalizações foi o União, que terminou com o placar de 3 a 0 no primeiro tempo. No segundo tempo a seleção capixaba conseguiu marcar na partida, mas sofreu outros dois gols, dando números finais para a partida.

RODADA FINAL – 7 de Setembro

Os confrontos da rodada final serão os seguintes:

Seleção Capixaba das Advogadas x Tigers/OVT Academy – 9h
Associação Esportiva União x Wolves/Academy – 10h

O União leva o título se vencer por qualquer placar. Mas caso o Wolves vença, pelo critério de desempate entre duas equipes fica com o primeiro lugar, por conta do confronto direto. Caso o Wolves vença e o Tigers também vença, aí o título vai ser decidido pelo critério de desempate, uma vez que as três equipes ficarão com 6 pontos na competição.

A Copa da Independência de Fut7 Feminino tem o apoio da GRUPA, EskaLa Group e OVT Academy, e está sendo realizada no campo soçaite do campus da UFES, em Vitória. Os jogos acontecem às 9h e às 10 horas da manhã.

 

Fotos: Divulgação Copa da Independência de Fut7 Feminino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *