Gente de Atitude: Cristolândia pretende ampliar atendimento para mulheres

cracolandia-veja56-size-598Ao completar dois anos e retirar 264 dependentes químicos das ruas, o Projeto Cristolândia, da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, pretende ampliar o atendimento para mulheres. 

Atualmente com duas unidades no Estado, Vitória e Marataízes, a instituição ainda não tem o local definido, mas já está planejando as ações.

De acordo com o pastor Josias Corrêa de Freitas, coordenador da Cristolândia no Espírito Santo, não há possibilidade de o atendimento ser feito no mesmo local onde hoje funciona a instituição. “Estamos em busca de outro local e formação de novas equipes de atendimento. A demanda de atendimento para mulheres é crescente e não podemos esquecer desse público”, falou.

O trabalho de resgatar pessoas das ruas e ajuda-las a superar o vício em drogas e bebidas é todo feito por voluntários. A Cristolândia atende em um prédio no Centro de Vitória, ao lado da escadaria do Palácio Anchieta.

A equipe trabalha com atendimento direto, que vai desde a oferta de banho, roupas e alimentação gratuitos até a visitas programadas a cracolândias.

Quem decide aceitar ajuda recebe acompanhamento médico, apoio para voltar a estudar, além de ter a família rastreada pelos missionários. O dependente passa dois meses em Vitória e, depois, fica de seis a oito meses num sítio, em Marataízes. O tratamento é concluído com a etapa de ressocialização, também em Vitória, onde o dependente recebe suporte para ingressar no mercado de trabalho.

A Cristolândia funciona por meio de doações e parcerias, contando também com cerca de 50 voluntários, desde estudantes universitários a médicos, e está presente em sete Estados brasileiros.

Ajude com doações de roupas masculinas, de cama e banho e alimentos. Seja um voluntário, faça contato por meio do telefone: 3025-2816. Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 31, Centro, Vitória.

A polêmica sobre terapia espiritual nas casas de recuperação

ssssA Cristolândia é uma das instituições brasileiras que trabalham com atendimento a usuários de drogas a partir da terapia espiritual.

Recentemente, circulou na imprensa brasileira informações sobre uma resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, que sugeria a proibição de terapia espiritual em casas de recuperação. De acordo com o documento, a terapia religiosa para o tratamento da dependência química “é questionável, pois mistura ciência médica com dogmas religiosos, o correto é que o tratamento seja laico”.

Caminhos de Fé procurou o Conad para esclarecer esse posicionamento. O Conselho nos enviou uma nota de esclarecimento sobre regras para comunidades terapêuticas, que segue na íntegra:

“O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), esclarece que a pasta trabalha na criação de um marco regulatório das comunidades terapêuticas para fortalecimento de tais entidades. A iniciativa do Conad tem no texto preocupações ainda não contempladas pela atual regulação, que prevê apenas fiscalização da vigilância sanitária.

Esse marco regulatório está sendo construído com a participação da sociedade civil por meio de um grupo de trabalho dentro do Conad e de audiências públicas. Participam das discussões representantes de vários segmentos representativos, dentre eles das próprias comunidades terapêuticas.

Em momento algum, foi sequer cogitada a possibilidade de impedir a religiosidade nas comunidades terapêuticas. É um direito das entidades e dos acolhidos desenvolverem sua espiritualidade. Não existe nenhum tópico no texto em construção suprimindo o papel da religião no tratamento dos usuários de drogas.

A próxima reunião do Conad está designada para 12 de novembro. Haverá oportunidade para amplo debate e para que todos conheçam a proposta que ainda está sendo discutida. As entidades representativas das comunidades terapêuticas acompanham todo o trabalho desde o seu início.

Cabe assinalar que o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), de forma inédita, tem um programa de financiamento de vagas em comunidades terapêuticas. Até o momento, foram contratadas 334 entidades, gerando 7.456 vagas em todo o Brasil”.

O Espírito Santo possui três comunidades terapêuticas conveniadas ao Governo Federal. São elas: Obra social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança São Francisco de Assis; Obra social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Conceição; e Associação de Apoio Terapêutico Reviver.

Há um edital aberto e novas instituições estão em processo de convênio. Os recursos para ação são provenientes do Fundo Nacional Antidrogas.

Pra pensar

“Jesus não é somente um amigo; é o caminho para a felicidade” – papa Francisco

Fotos: divulgação, cedida pela fonte.

Um comentário em “Gente de Atitude: Cristolândia pretende ampliar atendimento para mulheres”

  1. Eu sou Antônio Rodrigues
    Fui dependente de crack dos 13 anos de idade aos 30 anos.
    Muitas altos e baixos.
    Muitas recaídas.
    Fui pra Cristolandia na data de 28/02/2014.
    Quando fui transferido pra casa de recuperação em Itaquaquecetuba.
    Sou fui dormi lá.
    Voltei pra casa .
    E retornei pra igreja.
    Uns 9 meses firme
    Outra recaída.
    Mas em 2015 .tive uma revelação.
    Cheio de drogas na mente.
    Deus mostrou uma cidade chamada Pedro de Toledo região do vale do Paraíba.
    E falei com a esposa e viemos.
    Foi aqui meu lugar .
    Hj estou limpo a 5 anos do crack.
    E gostaria muito de ser voluntário em alguma casa de recuperação que pertence a Cristolandia.
    Pra dar meu testemunho .
    Minha libertação e mostra como dominar o impulso de usar drogas.
    Meu Wap 13982130853
    Sou da primeira igreja Batista de Pedro de Toledo sp
    Pastor valdemi
    Obrigado
    Aguardo suas respostas amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *