Artigo: Antes de falar, passe as três peneiras

fofocaQuando você vai falar algo de alguém, você passa as três peneiras primeiro?

Acredito que o ser humano deve ser prudente em seus atos. Por isso vale refletirmos sobre como é bom pensar primeiro para falar depois.

Com isso,  evitaríamos várias situações desagradáveis e de arrependimento.

1º peneira: é verdade?
2º peneira: é necessário falar sobre isso?
3º peneira: é caridade? qual o interesse nisso?

Em Provérbios 16 está escrito que “a mente do sábio instrui a sua boca e acrescenta entendimento e conhecimento às suas palavras”. Isso quer dizer que se quisermos ter palavras de entendimento e conhecimento temos que pensar para falar e não o contrário. O tolo fala sem pensar.

Jesus afirma em Mateus 12.36 que a nossa salvação está na ponta da nossa língua. No dia do julgamento todos devem prestar contas de cada palavra inútil que tiverem falado, porque serás justificado ou condenado de acordo com suas palavras.

Reflita: qual é o conteúdo de suas conversas? Do que você e sua turma conversam? Tem muito assunto saudável, que engrandece o outro, que edifica, mas hoje, infelizmente, hoje quatro assuntos dominam a sociedade:

O primeiro é dinheiro, coisas materiais. Depois vem o interesse pela vida dos outros, por chicotear o outro. Outro tema é relacionado à futilidade, novela, reality show etc. E, por último, imoralidade sexual.

Com que tipo de gente você procura andar? Gente que te acrescenta ou te diminui? Reflita. Ouça a si mesmo e conclua o quanto espiritual ou mundano você é.

Cuidado, irmãos, com a língua. As palavras podem edificar ou destruir uma vida – inclusive a sua!
Pensar antes de falar é um princípio que temos que exercitar todos os dias à todo o momento. Precisamos colocar nossa boca à disposição de Deus.padre sankar

Padre Chrystian Shankar é criador do Projeto “Luz & Vida”

*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *