Festa de Corpus Christi: fé e arte

corpus-christi-2014A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Nesta festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio para a alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

As paróquias da Diocese de Colatina se preparam para celebrar com toda a alegria desta festa, que acontece nesta quinta-feira (26). O bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá a Solenidade de Corpus Christi em Linhares, às 8 horas, que contará com a participação de todas as paróquias da cidade. Será no Parque de Exposições, que fica no bairro Novo Horizonte.

Às 15 horas, dom Wladimir celebra a festa do padroeiro Coração Eucarístico de Jesus, em Guaraná, Aracruz. Durante esta semana, a comunidade celebra um tríduo em preparação para a grande festa. Os tapetes típicos de Corpus Christi irão enfeitar as ruas do distrito.

Mais celebração em São Pedro

A procissão por cima dos tapetes lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.Corpus Christi 04

Na paróquia São Pedro Apóstolo, a confecção dos tapetes acontece há mais de 15 anos na Rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro, Vitória. Esse ano a meta é fazer 1 km de tapetes. A paróquia já vem se preparando a mais de dois meses. Foram convidados artistas da comunidade para fazer os desenhos que irão ser executado pelos fiéis. No total já temos mais de 50 desenhos prontos além os que as equipes que irão confeccionar irão trazer.

Serão 12 horas intensas da madrugada para a confecção dos tapetes, que se inicia na quarta-feira (25) às 22h e encerra às 10h da manhã de quinta-feira. As 16h na igreja Matriz se inicia a Missa de Corpus Christi que será presidida por Pe. Kelder Brandão.

Viana

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Viana irá começar a confecção dos tapetes de Corpus Christi no dia 26 às 4 horas, no Ginásio de Esportes Germando Lube. Serão confeccionados 250 metros de tapetes com a participação das 25 comunidades pertencentes a Paróquia. Dentro da Celebração Eucarística acontecerá o Sacramento da 1ª Eucaristia de 56 jovens vindos de nove comunidades.

 

40 anos de iniciaçãoIMG-20160519-WA0004

O Ilê Oxóssi e Oxum, na presença do Babalorixá Marinho de Oxóssi, vai celebrar 40 anos de iniciação – Bodas de Rubi – do Babalorioxá Wilson de Oxóssi (foto). O evento será realizado no dia 28 de Maio, a partir das 22 horas, na Rua Paulo Setúbal nº 52, Parque Residencial Laranjeiras, Serra.

 

Rony RibeiroAdoração Rony Ribeiro

O “Giro Musical”, projeto que tem levado música gospel para ambientes fora das igrejas, estará, nesta quarta-feira (25), no Capixabão Lanches, em Cariacica. A programação tem início às 21 horas e terá como atração musical o ministro de louvor e adoração Rony Ribeiro. A iniciativa faz parte dos projetos da DTeles Produções musicais. Para o repertório desta quarta, os frequentadores podem esperar músicas cover dos principais cantores gospel.

 

Mosteiro Santíssima Trindade completa 25 anos de históriaIrmãs Clarissas

O Mosteiro Santíssima Trindade, em Colatina, completa 25 anos de história! No local, vivem as Irmãs Clarissas e são elas que convidam toda a comunidade para celebrar esse Jubileu de Prata, em pleno Ano Santo da Misericórdia.

Uma missa especial será presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, no próximo sábado (28), às 19 horas, na igreja do mosteiro, que fica no bairro São Judas Tadeu. “Sua presença é motivo de alegria para nós, pois cada um de vocês e seus familiares fazem parte deste caminho fiel e perseverante no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmam as irmãs, no convite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *