Adventistas farão passeatas sobre prevenção do suicídio

 

Uma cartela inteira de comprimidos de um remédio para dormir e álcool. Essa foi a combinação usada por uma moradora da Serra, que preferiu não se identificar, para tirar sua própria vida. Vítima de abuso sexual na infância, essa não foi a primeira tentativa de suicídio. “ Eu só queria aliviar minha dor, de alguma forma. Naquele momento, parece não ter outra saída e nem pessoa capaz de ajudar. É um sentimento que foge do controle”, contou a mulher.

Ela não perdeu a vida, foi socorrida a tempo por amigas. Hoje, três anos após o ocorrido, conta com terapia e outras atividades para sobreviver aos traumas. “ Busquei encontrar na vida pessoas que eu amo, meus sonhos, procurei me amar e me respeitar. Entendi que quando eu me maltratava, maltratava meus filhos e toda a minha família”, contou.

O final feliz da história desta capixaba não é o mesmo de muitas pessoas.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometeram suicídio em 2015. O cálculo mostra que, a cada 40 segundos, um caso ocorre em alguma parte do planeta. No Espírito Santo, em 2016, foram consumados 146 suicídios, sendo 1.216 tentativas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Num cenário extremamente negativo, dados da OMS apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Pensando em oferecer ajuda,  surgiu o projeto Quebrando o Silêncio, iniciativa da Igreja Adventista em favor da vida. O suicídio foi eleito tema de 2018, sobre o qual foram produzidos materiais e planejadas ações ostensivas de conscientização para prevenção em vários países. No Espírito Santo, no próximo neste sábado (25), haverá passeatas e ações que envolverão mais de 50 mil pessoas na distribuição de revistas e informativos abordando o tema.

Lembra da personagem do início do texto? Ela estará entre as cerca de 1 mil pessoas em uma passeata que acontecerá na Avenida Brasil, em Novo Horizonte, Serra, a partir das 15h30. Acompanhado de duas bandas de fanfarra e carro de som, o grupo percorrerá o trajeto entregando revistas para adultos e crianças com a temática. Mais de 1 mil balões amarelos com gás hélio serão soltos representando o combate ao suicídio. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher estará presente distribuindo material contra a violência feminina.

No pedágio da Terceira Ponte, às 15h, cerca de 100 pessoas farão uma passeata até o pedágio da Terceira Ponte. Vestidos de branco, eles estarão com rosas vermelhas, faixas, cartazes e materiais informativos para distribuição à comunidade. Do outro lado da ponte, em Vila Velha, também haverá ação de distribuição de materiais e exibição de faixas.

Em Alvorada, Vila Velha, das 15h às 18h, haverá uma feira de saúde gratuita com aferição de pressão e glicose, além de orientações sobre saúde mental. Serão distribuídos materiais informativos sobre o tema. Haverá apresentação de bonecos gigantes para as crianças.

Uma das coordenadoras do projeto Quebrando o Silêncio no Estado, Roseane Meireles, afirma que é fundamental uma conversa franca nas famílias, na sociedade em geral, para que o problema possa ser enfrentado adequadamente. “É por isso que estamos investindo em revistas, vídeos e outros materiais, além de sugerirmos a realização de fóruns ou debates para que o tema seja discutido com a seriedade que merece”, comenta a líder.

Outras ações

Serra Sede

No sábado, a partir das 11h, passeata saindo da Escola Adventista da Serra. Cerca de 400 pessoas vestidas de branco com bolas coloridas, cartazes, faixas, revistas e folders informativos para crianças e adultos.

Escola Adventista da Serra

Palestras até a sexta-feira (24) para os alunos da escola com psicólogos, policias e representantes do Centro de Valorização à Vida.

Jacaraípe

No sábado, a partir das 8h30, cerca de 300 pessoas farão passeata com faixas, cartazes e carro de som pelas avenidas Guarani, Todos os Santos e Minas Gerais, finalizando com palestra sobre prevenção do suicídio.

Jaguaré

Até sexta-feira (24), palestras nas escolas municipais sobre o tema, com atendimento a mais 1.600 crianças. Passeata no sábado (25), a partir das 8h30, saindo do km41, em Nestor Gomes. Cerca de 250 pessoas com faixas, carro de som e informativos para distribuição.

Barra de São Francisco

No sábado (25), a partir das 8h, passeata com cerca de 500 pessoas. Elas estarão acompanhadas de um trio elétrico e distribuirão informativos. No domingo, haverá a corrida e caminha Mexa-Se Pela Vida.

Linhares

No sábado, uma tenda será montada na esquina do Mercado Municipal para oferecer atendimento psicológico aos moradores. Outros participantes estarão nos arredores distribuindo material informativo do projeto. A ação acontece a partir das 10h.

 

Passeio ciclístico
A paróquia Nossa Senhora das Graças, do pároco Padre Gudialace Oliveira, realizará, neste domingo (26), o passeio ciclístico que faz parte da programação da Semana Nacional da Família. A saída será às 9h da comunidade Matriz, pracinha de Coqueiral de Itaparica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *