O que é Factoring e quais são as suas vantagens para as empresas.

Também conhecida como fomento mercantil, Factoring é uma operação para antecipar o recebimento de créditos gerados de vendas a prazo.

Nesse sentido, muitos empresários podem adotar tal alternativa para reforçar o caixa da empresa e garantir o capital necessário para realizar negociações importantes, como por exemplo, o pagamento de fornecedores, ou até mesmo realizar investimentos em infraestrutura, tecnologia e pessoal. O objetivo deste modelo de operação é apoiar o pequeno e o médio empreendedor na gestão de seu negócio.

Sabe-se que no Brasil, não raramente é difícil conseguir créditos bancários, o que deixa grande parte das pequenas e médias empresas em desvantagem para competir no mercado, sobretudo em casos de emergência ou de uma crise.

A título de exemplo: imagine um empresário que atua com a fabricação de máquinas industriais e recebe um pedido de fabricação de dez máquinas, algo que seria muito maior do que o esperado. Como o custo para a produção deste tipo de maquinário é elevado, pode ser que o empresário rejeite a encomenda por não haver fluxo de caixa suficiente para arcar com tal despesa. É nesse sentido que o fomento mercantil pode colaborar com o empresário, pois este necessitando de capital para a produção do pedido, através desta operação, poderá antecipar os valores que receberia do seu cliente em 30, 60 ou 90 dias.

A vantagem para o pequeno e médio empresário em tal operação reside no fato de que a Factoring oferece uma alternativa fácil, segura, e sem a burocracia dos bancos na tomada de crédito, uma vez que o pequeno e médio empresário, ao receberem o crédito, não oferecerão qualquer montante em dinheiro em troca, mas sim uma conta a receber ou um título de crédito, o que pode colaborar com o negócio, trazendo um “respiro” ao caixa da empresa, além de ser um modelo ideal para lidar com imprevistos.

Importante destacar que factorings não são instituições financeiras. Sua principal fonte de receita está na aquisição dos créditos das vendas, realizadas por seus clientes, sendo gerada pela diferença entre os valores expressos no título de crédito adquirido e o valor efetivamente pago no dia da operação, conhecido como spread.

Diante do exposto, vale a pena o empresário buscar a orientação de profissionais capacitados para verificar se tal operação é vantajosa ao seu negócio, bem como qual o modelo de factoring é mais interessante para a sua empresa, uma vez que esse modelo de operação pode ser o fôlego necessário que muitas empresas buscam para seguirem fortes e lucrativas, sendo um meio de prover liquidez à empresa, possibilitando como consequência o seu crescimento.

Kézia Miez Souza, associada de Carlos de Souza Advogados e membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/ES, atua na área de Direito Tributário.

Foto: Pixabay.

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