Tendências tecnológicas que foram aceleradas por causa da Covid-19

Front view of young school teacher helping girl with study on laptop in classroom
Compartilhe esta notícia

Inicio o meu texto com um simples questionamento: a educação sofre mudanças menores que outros setores? Bem, vou fazer uma analogia boba, mas que vai facilitar a compreensão do que quero dizer. Um navio, para mudar a sua rota, precisa de tempo para fazer os ajustes necessários. A educação brasileira nada mais é do que um grande navio. As mudanças que tanto desejamos demandam um grande gasto energético e, principalmente, tempo.

O sistema que estamos acostumados está estabelecido há muitas décadas e é um tanto quanto conservador. Além disso, envolve o futuro de crianças e adolescentes. Portanto, tais mudanças precisam ser muito bem planejadas e alinhadas aos avanços tecnológicos que estamos vivendo nos últimos anos. 

O impacto na educação demora acontecer porque a sociedade passa por mudanças culturais, muitas delas de difícil aceitação pelas diferentes gerações. Pode ser difícil para uma pessoa que teve uma educação tradicional na década de 1950 entender que, hoje, um jogo de computador pode ser usado para educar uma criança. 

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entretanto, fez com que a população refletisse sobre vários aspectos e relações no mundo. A educação, é óbvio, não ficou de fora. 

É importante frisar que a educação já estava sofrendo algumas mudanças importantes com a implementação do ensino a distância (EAD) em cursos gerais e de ensino superior. A discussão sobre o EAD no ensino fundamental e médio, porém, só passou a ser feita após a suspensão das aulas presenciais neste ano.

Tendências tecnológicas usadas para engajar alunos

Lousa Interativa

O uso da lousa interativa durante as aulas está em voga. Ela cria uma forma de existir interação em tempo real com os alunos. Diferentemente dos padrões Google Meet e Microsoft Teams, que são usados como reuniões expositivas e, em alguns casos, são recomendados para aulas expositivas.

Entretanto, existem necessidades na educação a respeito da interação com os alunos. Isso faz com que entre na discussão o uso de soluções como o Miro, ou até mesmo plataformas digitais de edtechs, onde há uma interação on-line entre alunos e professores.

Gamificação

As aulas das escolas regulares sendo realizadas exclusivamente de forma on-line potencializou a dificuldade em motivar os alunos. Concorrer com videogames, tablets e smartphones é bem complicado. Dessa forma, a ideia de Gamificação está ganhando força como forma de engajar os estudantes.

A Gamificação não é somente a utilização de games, mas, sim, o uso de elementos dos jogos na educação. Sendo que as principais vantagens desse método consiste nos objetivos e recompensas, conceitos muitos trabalhados nos jogos.

Ensino híbrido

Esse conceito é o que está mais em alta. Está “hypado”, como diriam os alunos. Ele consiste em uma mescla do ensino presencial e on-line. Atualmente, no Brasil, existe uma pergunta sobre o retorno das aulas. Mas como colocar 20, 30 alunos dentro de uma sala? Pense em escolas que possuem mais de mil alunos em um só turno? É ir totalmente na contramão das recomendações dos órgãos de saúde. Dito isso, o debate sobre a aplicação do ensino híbrido ganhou notoriedade nesta quarentena, pois, dessa forma, os alunos teriam aulas presenciais e virtuais, obviamente.

O que percebemos

É muito provável que após o término da pandemia e com o retorno das atividades existirá um “novo normal”. Portanto, além de nos prepararmos para essas novas tendências tecnológicas que entraram em voga, vamos ter que nos acostumar com elas.

No entanto, fica uma importante reflexão sobre a força que as ferramentas digitais têm sobre a educação. E nem falo de um futuro próximo, mas de um presente. Se antes as aulas on-line eram utilizadas apenas pelos adultos, hoje já a vemos sendo primordial na vida acadêmica de crianças e adolescentes. Então, a pergunta que fica no ar é: se o home office é uma realidade, será que um dia teremos o homeschooling?

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

2 Respostas para “Tendências tecnológicas que foram aceleradas por causa da Covid-19

  1. Muito importante esse trabalho de voces, hoje temos uma educação precária e vocês estão levando para a sociedade uma evolução na educação. O trabalho de vocês é muito interessante, espero que vocês com esse projeto muda a nossa sociedade em dar valor a educação para que no futuro o nosso Brasil cresça com cabecas pensante em mudanças séria em nosso país.

  2. Muito bom. é importante demais nas vidas de nossas crianças, e jovens que precisam se aprimorar nos estudos. Vcs estão de parabéns. Um novo conceito de vida e aprendizado na educação.👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *