Programas de pós-graduação no exterior: qual o primeiro passo a ser dado?

Inglês
Compartilhe esta notícia

O artigo de hoje da série sobre oportunidades de bolsas de estudos para mestrado e doutorado no exterior traz mais detalhes de como os programas de pós-graduação funcionam fora do país e a maneira de procurar por essas oportunidades.

A primeira dica para quem tem interesse de cursar mestrado e doutorado no exterior é se planejar. Tenha em mente que o ano acadêmico do exterior pode ser diferente do seguido no Brasil. No Canadá e EUA, por exemplo, o ano letivo começa em agosto ou setembro, sendo dividido em três termos ao longo do ano.

Há universidades que aceitam novos alunos de pós-graduação apenas no início de cada ano letivo, mas tem outras que também aceitam no decorrer do ano. De qualquer forma, como aluno internacional, o estudante deve ficar atento aos prazos de inscrição que se encerram bem antes do início de um termo acadêmico. No Canadá ocorre sete meses antes, enquanto que nos EUA, nove.

Então, se o estudante tem interesse em começar um mestrado ou doutorado no Canadá em setembro de 2021, por exemplo, o envio da sua inscrição deve ser feito até fevereiro do mesmo ano. Portanto isso significa que ele tem que começar a providenciar todos os seus documentos o quanto antes. O processo funciona dessa forma pois grande parte dos alunos de pós-graduação das universidades canadenses e norte-americanas é estrangeiro.

A resposta pode demorar de dois até cinco meses após o fim das inscrições. No cenário de aprovação, o futuro aluno tem tempo para preparar o visto de imigração requerido pelo país onde se localiza a universidade. Lembrando que só há a possibilidade de conseguir o visto de estudante quando se tem em mãos uma carta de aceitação da universidade estrangeira.

Setor empresarial e as universidades

No Canadá e EUA existe uma enorme colaboração entre o setor industrial e as universidades para o desenvolvimento de pesquisas científicas, pois são esses consórcios de empresas privadas que financiam boa parte dos programas de pós-graduação. Além disso, as bolsas de estudos para mestrado e doutorado também podem ser originárias de programas do governo ou de fundações e institutos de pesquisas, como, por exemplo, a Bill & Melinda Gates Foundation.

Ademais, o aluno de pós-graduação, uma vez dentro da universidade, pode ter acesso a awards (prêmios em dinheiro) por desempenho acadêmico. Os estudantes, ao receberem as bolsas de estudos no início de cada termo acadêmico, têm o valor da tuition (matrícula e outras taxas acadêmicas) descontado pela universidade, enquanto que o restante é depositado direto na sua conta para cobrir custos pessoais.

Vale salientar que as universidades canadenses e norte-americanas também oferecem excelentes campus housing (moradias) para alunos de pós-graduação com preços acessíveis. Vive-se muito bem com as bolsas de estudos, mas tudo vai depender do seu estilo de vida.

Como proceder?

O primeiro passo é entrar nos sites das universidades e buscar pelo departamento de interesse. Por exemplo: coloque electrical engineering University of Torontono Google. Depois, no site do departamento da universidade, vai emapply >> graduate studies“; “future graduate student“; “future students >> graduate studies; “admissions“; “graduate admissions“; “graduate students >> admissions“.

Ao seguir o passo a passo acima, todas as informações sobre os programas de pós-graduação que o departamento em questão oferece aparecerão: processo seletivo; valor da taxa de inscrição (se aplicável pode variar entre 90 e 120 dólares); período de inscrição; requerimentos para aprovação e detalhes de como aplicá-los. Muitos departamentos oferecem três tipos de pós-graduação:

  • MSc. – Master of Applied Science: é o mestrado acadêmico, que pode ou não oferecer bolsas de estudos. Tudo depende do departamento e do professor orientador;
  • MEng. – Master of Engineering: é o mestrado profissional. Não há ofertas de bolsas de estudos para essa certificação;
  • PhD. – Doctor of Philosophy: é o doutorado acadêmico, onde, na maioria dos casos, são oferecidas bolsas de estudos.

Na Europa ainda é possível encontrar programas de doutorado profissional que oferecem bolsas de estudos.

Requerimentos de aprovação

Os requerimentos para aprovação variam de acordo com o departamento de cada universidade. Algumas instituições, por exemplo, exigem uma nota maior do que 80 no teste de proficiência em inglês (Toefl iBT), enquanto que outras, 110.

No Canadá, as universidades exigem um mínimo de média escolar. Nos EUA, os departamentos demandam notas mínimas de Grade Point Average (GPA) e Graduate Record Examination (GRE). Mas por causa da pandemia da COVID-19, muitas universidades americanas retiraram a obrigatoriedade de apresentar o GRE.

Em geral, os processos seletivos também exigem três cartas de recomendação, que devem ser do meio acadêmico. Outros departamentos demandam uma comprovação da sua aptidão pela pesquisa. Portanto quanto mais publicações acadêmicas e trabalhos apresentados em conferência o estudante tiver, maiores são as suas chances.

E aí, curtiu o texto sobre bolsas de estudos de pós-graduação no exterior? Então deixe o seu comentário abaixo.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Mariana Carvalho, graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), e doutoranda em Engenharia Química pela University of Waterloo (Ontário, Canadá); e Michele Tacchi Brunoro, bacharel em Farmácia e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e pesquisadora associada à Texas A&M University (Estados Unidos).

 

Um comentário em “Programas de pós-graduação no exterior: qual o primeiro passo a ser dado?”

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *