Conheça o #UmDiaPod, podcast de educação produzido por professores e membros do Ensina Brasil

#UmDiaPod, podcast de educação
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Nenhuma mídia está mais em voga atualmente do que o podcast, que é, digamos, uma espécie de programa de rádio. Uma importante diferença, no entanto, separa essas duas mídias: por não ser ao vivo, o ouvinte pode escutar o conteúdo do podcast quando quiser.

Pegando carona nessa mídia que virou tendência mundial, 14 membros e professores do Ensina Brasil – programa de formação para jovens talentos se tornarem professores de escolas públicas em contextos vulneráveis -, que lecionam nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, resolveram criar o #UmDiaPod.

O projeto consiste em um podcast de educação. Além dos professores, o #UmDiaPod conta com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública das cidades de Cariacica-ES; São Luís-MA; Campo Grande-MS; e Caruaru e Petrolina-PE.

De acordo com os coordenadores do projeto, André Marianno e Bruna Ribeiro, o intuito do #UmDiaPod é se aproximar dos alunos. Dessa maneira, em meio ao distanciamento social e com as aulas presenciais suspensas, esses estudantes continuam aprendendo de uma forma divertida e leve.

“No final de março, mais de 130 pessoas da rede Ensina Brasil se reuniram remotamente. A ideia era pensar estratégias de como estar mais próximos dos alunos naquele momento de afastamento social. Uma frente teve o foco de levar conteúdo para o aluno e assim foi criado o #UmDiaPod. A ideia, portanto, é que esse conteúdo chegue ao aluno de maneira lúdica, que chame a atenção e que ele aprenda se divertindo”.

Seguindo na linha dos coordenadores, a professora de inglês da rede estadual do MS, Daniela Ribeiro, responsável pela apresentação dos episódios, explica a ideia do projeto e o porquê de terem escolhido o podcast como a mídia a ser trabalhada com os alunos.

“O distanciamento provocado pela quarentena entre aluno e professor foi o que levou à criação do projeto. A ideia era trazer algo que reaproximasse o aluno do docente de uma forma leve e animada, mas que ao mesmo tempo trouxesse conhecimento. O formato de podcast foi utilizado pelo fato de muitos alunos da rede pública nacional não possuírem amplo acesso a dados móveis de internet. Assim, o conteúdo consumiria menos dados, aumentando a chance de os alunos terem a oportunidade de ouvir”.

Uma das alunas que participou da gravação do #UmDiaPod, Ythauana Mirele Cavalcante, de 14 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, relata como tem sido a sua experiência no projeto.

“Além de muitas informações e entretenimento que o podcast passa, a gente adquire muito conhecimento por meio do que está sendo falado pelos professores e alunos em cada episódio”.

Produção dos episódios

Por causa da pandemia da COVID-19, os professores e alunos gravam os episódios de forma remota, por meio de aplicativos de videoconferência. A produção e postagem dos conteúdos têm uma periodicidade quinzenal e são encontrados nas plataformas de áudio como Deezer, SoundCloud e Spotify, e também no YouTube.

Daniela explica como se dá a gravação do podcast em meio a uma pandemia mundial que obriga professores e alunos a se isolarem socialmente.

“As produções são feitas de forma totalmente remota, por causa do isolamento e também pela distância entre os professores que participam do projeto. A gravação ocorre por aplicativos de videoconferência (gravando a tela) e como arquivo backup cada apresentador grava o seu áudio separadamente em sua casa”.

Segundo Beatriz Ramos, professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Petrolina-PE e membra da equipe de roteiro do #UmDiaPod, os alunos são responsáveis pela sugestão dos temas dos episódios.

“Os episódios são construídos com base em temas sugeridos pelos alunos. A gente faz uma pesquisa prévia, perguntando sobre o que eles gostariam de ouvir e. Após os resultados – que apontavam séries, músicas, videogames e diversos outros assuntos -, buscamos meios de relacionar essas sugestões com as competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o documento normativo que rege os currículos escolares do Brasil”.

Beatriz explica que os conteúdos vão de fake news até fotografia. Contudo, todos os assuntos são abordados dentro de um contexto de pandemia.

“Em nossa primeira temporada, tendo o cenário de pandemia como grande tema norteador, abordamos música, fake news, diversidade cultural, empoderamento feminino, tecnologia, fotografia, experimentos científicos em casa… Enfim, foram vários temas que, de alguma forma, se relacionavam com o contexto atual e se encaixavam com a BNCC”.

Aprendizado para os… professores!

Se engana quem acredita que os únicos beneficiados com o #UmDiaPod são os alunos. Franklin Barbosa, professor de Matemática da rede municipal de Cariacica-ES e coordenador técnico do projeto, revela o sentimento que a produção do podcast traz para ele.

“Participar do #UmDiaPod está sendo uma experiência engrandecedora no que se refere à educação nos termos que vivemos hoje. O projeto permitiu que transcendêssemos as paredes das salas de aula e envolvêssemos alunos e professores com conteúdos de uma forma leve, animada e instrutiva”.

Para Daniela, aprender a trabalhar com uma nova mídia que está tão na moda, mas que ainda é pouco explorada por professores no processo de ensino-aprendizagem, está sendo o principal legado deixado pelo projeto.

“Eu já consumia podcast, mas fazendo uma pesquisa rápida no início do projeto, percebi que o estilo que estávamos propondo era novo. Eu não tinha experiência alguma na criação de podcast ou em mídias sociais, portanto, tivemos que ir aprendendo enquanto caminhávamos. O cuidado que temos com o podcast é como o de sala de aula. Porque estamos sempre atentos a sinais que nos levem a possíveis mudanças, sempre à mercê de improvisos”.

Segundo Bruna Ribeiro, que, além de coordenadora geral, é professora de Matemática da rede estadual do MS, o #UmDiaPod está sendo muito mais que a adaptação a uma nova forma de ensinar os seus alunos, mas também um meio de aprender sobre outras culturas e temas.

“O maior dos aprendizados é que ser professor é sempre estar em adaptação e transformação, é sempre se reinventar para conseguir chegar no seu aluno. Mas também aprendi um pouco mais sobre outras culturas e disciplinas. No Ensina Brasil temos o valor ‘somos todos alunos’. Isso representa bastante a construção do nosso podcast. A cada episódio aprendemos um pouco mais sobre as técnicas e sobre o que cada convidado traz”, finaliza.

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