É preciso falar da educação em 2020 e do que esperar dela em 2021

É preciso falar da educação em 2020 e do que esperar dela em 2021
Compartilhe esta notícia

Falta menos de um mês para o final de 2020. O que podemos refletir sobre a educação em 2020, mas também o que podemos esperar dela em 2021? A pandemia da Covid-19 mudou o mundo como conhecíamos. No entanto, não paramos para analisar o quanto essas mudanças foram profundas nas nossas relações.

De acordo com relatório do Banco Mundial, 1,5 bilhão de estudantes ficaram fora da escola em mais de 160 países. Os dados no Brasil mostram que milhões de estudantes da rede particular e pública foram afetados pela suspensão das aulas e por outros problemas gerados pela interrupção do ano escolar.

Além disso, o problema de falta de estrutura escolar fez com que as famílias dos estudantes precisassem se readaptar para dar um mínimo suporte a eles. As consequências, obviamente, foram muitas: ansiedade e alto estresse, distúrbios de sono, comprometimento da saúde, mudança na rotina do trabalho dos pais e até desemprego.

Mas quais lições podemos tirar da educação em 2020?

Resiliência

Por muitos meses os pais assumiram o papel do educador, assistindo o filho da maneira que conseguiam. Juntos, eles realizaram atividades diárias, brincaram, assistiram aulas e aprenderam muito uns com os outros. É claro que houve dificuldades e ainda há, pois normalmente a rotina não é tão “perfeita” assim.

A verdade é que na grande parte dos dias as crianças estão cansadas dos deveres, das atividades em vídeo e, consequentemente, mais relutantes em seguir as atividades propostas. Dessa forma, a cada novo dia os pais precisam se reinventar e serem cada vez mais resilientes.

Papel do educador

Com as aulas remotas, todos sentiram na pele o trabalho de um professor, o seu dia a dia. A experiência de ensinar um aluno, mesmo que em pequena escala, foi bastante desafiadora. Possivelmente você já se perguntou como um professor consegue gerenciar bem uma classe com 30, 40 alunos. É um trabalho de super-herói, sem dúvida.

Sem percebermos, a ótica do educador aos nossos olhos se transformou. Os professores são agentes ativos na formação de qualquer pessoa. São formadores de opinião, de caráter e, até mesmo, da escola de qual profissão cada jovem seguirá.

Perceber isso abriu mais ainda a ferida do quão nossos professores são desvalorizados no Brasil, mesmo fazendo um trabalho fundamental. É importante, portanto, que aprendamos com essa lição, não só durante a pandemia, mas daqui para frente.

Não foi um ano escolar perdido

Ainda não sabemos o que esperar do ano escolar em 2021. Mas, sim, muitos medos passam pela nossa cabeça nesta reta final de 2020. É normal se perguntar: “2020 foi um ano perdido? Meu filho vai acompanhar a turma em 2021? E os impactos de médio a longo prazo na educação dele?”.

A resposta para essas perguntas é: vamos trabalhar, hoje, para garantir que o retorno às aulas presenciais aconteçam da forma mais fácil e sem muitos traumas. Mas como fazer isso? O primeiro passo é entender como o seu filho estuda, como é a rotina de estudos e quais são os materiais de estudo.

Sendo assim, faça uma busca minuciosa e entenda os pontos de atenção, o que precisa mudar e ser melhorado. Faça isso junto a ele e também escute as impressões. Agora é “mão na massa”. Proponha pequenas mudanças na forma como o seu filho estuda e o acompanhe. Novos hábitos levam tempo para se tornarem rotinas.

Essas pequenas mudanças o ajudarão muito daqui para frente. E, por fim, acesse o nosso artigo que vai ajudar você a montar um plano de estudos para seu filho, para conferir super dicas de organização de estudos e materiais de revisão.

E aí, curtiu o texto sobre o que foi a educação em 2020 e o que esperar dela em 2021? Então deixe o seu comentário abaixo.

Veja mais conteúdos de educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Luma Andrade, gerente da equipe de comunicação da LUMA Escola Individualizada.

2 Respostas para “É preciso falar da educação em 2020 e do que esperar dela em 2021

  1. Boa tarde
    Me chamo Bruna, e me vi em grande desafio de ser a educadora praticamente o ano todo da minha filha de 7 anos. E logo no primeiro ano de alfabetização dela, graças a Deus, muito esforço, muita frustração, estresse e resiliência estamos vencendo, e vencendo bem esse ano educacional dela. A perspectiva do professor mudou demais, já o valorizava, mas pela prisma de eu ter me tornada a professora consegui enxergar ainda mais a suma importância desse profissionais. Texto elucida claramente com o foi a realidade os desafios e os medos de pais e filhos nesse ano de pandemia. Parabéns.

  2. Ola adorei o conteúdo do seu site e as dicas.
    Vou voltar mais vezes com toda certeza.
    Adorei os artigos, ajudam muito!!!
    Parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *