Saiba como ajudar o seu filho a estudar melhor em 2021

Estudar melhor em 2021
Compartilhe esta notícia

Imagine que você está treinando para uma maratona de corrida. Você opta por treinamentos diários até o dia da corrida ou chega no dia da maratona e começa a correr? Certamente você decidirá por treinamentos diários, pois a sua chance de sucesso é maior.

A analogia nos ajuda a entender por que muitos alunos escolhem estudar apenas na véspera da prova e têm desempenho baixo. Quem treina mais, certamente destaca-se mais. Concorda?

Portanto, é exatamente isso que ocorre quando o aluno adota uma rotina de estudos. Ele treina não só o cérebro, mas também o corpo para o que vier, seja um teste ou uma prova de vestibular.

Estudar todos os dias envolve uma rotina. Por isso, incentive o seu filho a adotar um cronograma de estudos e iniciar uma rotina. Mas como? A LUMA Escola Individualizada te ajuda nessa. Criamos um plano de estudos personalizado que vai ajudar o seu filho a estudar melhor em 2021.

CLIQUE E ACESSE AQUI

Os estudos devem ser uma prática regular

A LUMA também te ensina a montar um plano de estudos ideal para o seu filho. Com ele em mãos, é só seguir as dicas a seguir:

  • O primeiro passo é definir quanto tempo diário o seu filho pode dedicar-se aos estudos;
  • Nossa sugestão é a de começar com 1h30 (45 minutos dedicados a cada matéria por dia);
  • A primeira matéria estudada no dia deve ser a de maior dificuldade do aluno, seguida por uma mais tranquila. Explicamos melhor: caso ele tenha dificuldade com Matemática e facilidade com História, o estudo dele deve começar com a mais difícil, ou seja, a Matemática;
  • Junto a ele, cronometre o tempo de estudos líquido, que é aquele livre de interrupções do tipo: navegar na internet, usar celular, ir ao banheiro. Caso as interrupções aconteçam, o cronômetro deve ser interrompido;
  • Encoraje-o a seguir o cronograma semanal sem falhas. Assim, ter o hábito de estudos será mais fácil para ele;
  • E por fim, o estudo não deve ser apenas leitura, mas sim anotações e prática de exercícios. O aluno deve sempre fazer um estudo mais ativo. Assim, ele retém mais conhecimento.

Por que a revisão é essencial para seu filho?

Vamos fazer um experimento rápido: tente lembrar o que você almoçou ontem. Difícil, né? E o que você almoçou na semana passada? Quase impossível. Não lembramos daquilo que não revisamos.

Em linhas gerais, nosso cérebro prioriza o que ele julga mais importante. Imagine se todas as informações com que tivéssemos contato fossem armazenadas no nosso cérebro? Certamente, seria uma confusão.

Nosso cérebro é seletivo, por isso, guarda apenas o que é importante. Então você se lembra da data de aniversário do seu filho, o nome da escola dele, do seu CPF, mas não se lembra do último filme a que assistiu ou daquela senha chata do seu cartão. 

Mas, calma! A ciência está do nosso lado. É comum e normal esquecermos a maioria das coisas que vimos ou até estudamos com o passar dos dias. É por isso que a revisão é essencial para que o seu filho mantenha os pontos importantes da aula que assistiu bem frescos. Sendo assim, podem passar dias e meses e ele se lembrará, pois manteve um ritmo saudável de revisão.

Certo, entendi que a revisão é super importante, mas como eu posso fazê-la e colocar de fato em prática na rotina do meu filho? A LUMA ensina o seu filho a revisar e, consequentemente, estudar melhor em 2021.

Revisão por flash cards (cartões rápidos)

A revisão por flash cards é uma das melhores metodologias de revisão ativa. Ou seja, você força o cérebro do seu filho a tentar lembrar aquela informação. Ela é incrível porque o aluno não decora a matéria, mas se lembra dela toda vez que ele tiver contato. Veja alguns pontos importantes dessa técnica:

  • Cada matéria deve ter em média 10 flash cards;
  • Estimule o seu filho a revisar todos os dias até a data da prova;
  • É um estilo de revisão bem rápida, sendo, em média, 10 minutos por matéria;

De presente para você e seu filho, fizemos um modelo pronto para que você imprima e ele já comece a usar. Mas também ensinamos como fazer os flash cards – é bem simples.

CLIQUE AQUI PARA OBTER O MODELO

E ai, curtiu o conteúdo que pode ajudar o seu filho a estudar melhor em 2021? Então deixe seu comentário abaixo.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Um comentário em “Saiba como ajudar o seu filho a estudar melhor em 2021”

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *