Conheça 8 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

Intercâmbio Canadá
Compartilhe esta notícia

Há mais de 15 anos, o Canadá lidera o ranking da Associação das Agências de Intercâmbio (Belta) como o destino mais requisitado por estudantes brasileiros. Não há como não se encantar pelas belezas, oportunidades e cultura riquíssimas do segundo maior país do mundo. Mas mesmo nunca o tendo visitado, uma coisa é certa: o Canadá surpreende a todos.

Com uma história marcada por tradições indígenas, britânicas e francesas, é uma das maiores referências quando falamos sobre pluralismo cultural – especialmente graças à sua inspiradora postura de abertura a estrangeiros. Além disso, metade das pessoas que vivem em Toronto, uma de suas maiores cidades, são de outra nacionalidade.

O país situado na América do Norte é incrível e existem diversos motivos que encantam e conquistam corações de diferentes idades e culturas. Então vamos ver quais são os 8 aspectos mais especiais para se fazer um intercâmbio no Canadá:

  1. É um país bilíngue;
  2. Segurança;
  3. Qualidade de estudo;
  4. Possibilidade de trabalhar durante os estudos;
  5. Belezas naturais;
  6. Diversidade;
  7. Amplas opções de lazer;
  8. Nem só as grandes metróples são boas.

É um país bilíngue

O Canadá possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês – sendo este último predominante na província de Quebec. Para aqueles que desejam se aprofundar no francês, os custos são bem mais em conta se compararmos aos estudos na França. O inglês canadense, no entanto, é limpo, uniforme, sem gírias populares e sofre pouca variação ao redor do país – o que facilita seu aprendizado.

Segurança

De acordo com uma pesquisa feita pela ONG Vision of Humanity, o Canadá é considerado um dos países mais seguros do mundo. Quando comparado a outros países, a região registra números extremamente baixos de acidentes de carros, desastres naturais e até mesmo homicídios.

Qualidade de estudo

Quando falamos sobre qualidade de ensino, o Canadá é uma grande referência mundial. O país possui quatro instituições de Educação Superior classificadas entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o Times Higher Education. São elas: Universidade de Toronto, University of British Columbia, McGill University e McMaster University. Aqui, por si só, já é um grande aspecto para se fazer um intercâmbio no Canadá.

Possibilidade de trabalhar durante os estudos

Todos os estudantes matriculados em um curso técnico de no mínimo seis meses possuem permissão para trabalhar enquanto estudam. Durante o curso, a permissão é de 20 horas por semana, mas durante os intervalos programados, essa permissão chega a 40 horas por semana. Há ainda cursos que oferecem um estágio ao final do programa, chamados de COOP, e podem ser remunerados ou não. Durante a fase de COOP os estudantes podem trabalhar até 40 horas por semana. Isso porque há um grande incentivo proporcionado por seu mercado de trabalho: as leis trabalhistas são iguais para nativos e estrangeiros. Ou seja, uma ótima forma de incentivo e, inclusive, de imersão na cultura canadense.

Belezas naturais

É impossível visitar o Canadá e não se encantar com suas belezas naturais. Para os que apreciam diversão e adrenalina, a região concilia tudo. Você pode optar por passeios mais tranquilos, admirando belezas como o Niagara Falls ou as Montanhas Rochosas, ou se desafiar no salto de bungee jump em meio à natureza, por exemplo.

Diversidade

Por ser um país de imigrantes e ter uma política de incentivo aos estrangeiros, a diversidade é uma característica marcante e claramente visível no Canadá. Isso o torna uma região acolhedora, com hospitalidade e sempre prezando pelo respeito a todos. Mesmo em outro país, é possível se sentir em casa.

Amplas opções de lazer

Após o trabalho e estudo, o que não faltam no Canadá são opções de lazer e entretenimento. Além de ser famoso por seus esportes de inverno, sua população organiza cerca de 200 festivais ao longo do ano, voltados aos mais variados temas: música, gastronomia, teatro, arte e até mesmo carnaval. Dentre eles, o Celebration of the Light é um dos mais famosos, sendo uma competição de fogos de artifício organizado em Vancouver.

Nem só as grandes metrópoles são boas

Muitas regiões do Canadá estão completamente preparadas para receber visitantes e oferecer uma boa qualidade de estudo e trabalho, não se limitando somente às maiores cidades. Por isso, pesquise e se aprofunde sobre a região até encontrar seu lugar ideal.

Visitar o Canadá e, principalmente, conquistar uma oportunidade de estudo e trabalho é uma experiência única e completa. Em pouco tempo, toda a região irá te acolher imensamente, fazendo com que se sinta em casa e, principalmente, tenha ótimas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional. Um sonho para todas as idades.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Jéssica Carvalho, gerente de produtos SEDA Intercâmbios.

3 Respostas para “Conheça 8 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

  1. Olá. Bom dia,meu nome é Ana cledina, gostaria de muito de fazer um curso técnico no Canadá ou até mesmo o curso de inglês desde já agradeço pela compreensão

  2. O que mais,me chamou a atenção aqui nesse artigo sobre o Canadá,foi a diversidade por ele ser considerado um país de imigrantes e ter uma política de incentivo aos estrangeiros. E saber sobre essa política de incentivo a diversidade,torna o país muito atraente e nasce um desejo imenso de vivenciar em mim,outra cultura,muita mais rica e acolhedora do que no,meu pais de origem,infelizmente no meu pais não sinto- me tão acolhida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *