Tecnologia educacional: investir em inovação nas escolas é pensar no futuro

Tecnologia educacional
Compartilhe esta notícia

A todo momento, a tecnologia se inova e cria novas ferramentas para facilitar a vida das pessoas, principalmente agora no sistema educacional. No ambiente escolar, a adoção de novas tecnologias possibilitou envolver e estimular os estudantes durante o aprendizado, explorando novas estratégias dentro da sala de aula. Aos professores, a tecnologia pode ser uma ótima forma de explorar novas possibilidades e integrar os alunos de formas diferentes. Além disso, desenvolver novas habilidades profissionais.

A procura por recursos tecnológicos e ferramentas adequadas para possibilitar a continuação dos estudos cresceu em grande parte das instituições de ensino no país. As empresas que oferecem as melhores e mais acessíveis plataformas à disposição também ganharam visibilidade.

Plataformas de Low Code possibilitam a criação de serviços específicos

A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) estimula a modernização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar e nas práticas pedagógicas. No entanto, nem todas as escolas estão preparadas para uma integração tecnológica completa. Além disso, mesmo com a gama de serviços disponíveis no mercado, algumas necessidades específicas das unidades educacionais podem não estar sendo atendidas pelos serviços disponibilizados atualmente.

Por isso existem serviços que incentivam a criação de plataformas próprias. Muitas empresas de tecnologia estão desenvolvendo softwares simplificados de programação com baixo código, o low code e no code, com a possibilidade de elaborar um aplicativo que atenda especificamente as necessidades, sem precisar conhecer de programação.

Solução para (quase) todos os problemas

O impacto da pandemia nos estudos foi enorme. Na rotina escolar comum, por exemplo, os estudantes realizavam as tarefas durante a aula e o professor podia acompanhar o desenvolvimento e sanar qualquer dúvida. Com as aulas on-line, mesmo que isso ainda possa ser feito, a falta do contato pessoal atrapalha o fluxo das aulas.

Como as escolas podem minimizar esse impacto? Talvez com um aplicativo onde o professor possa acompanhar em tempo real o desenvolvimento da atividade e poder reunir todas as dúvidas no mesmo espaço, podendo saná-las imediatamente com o estudante recebendo as respostas na tela do celular. Ademais, outras questões também podem ser facilitadas com a criação de um serviço específico, como receber as notas de provas e atividades direto no aplicativo, receber indicações de livros e conteúdo para ser lido para as aulas e também trocar informações com outros colegas.

Independente de qual seja o problema enfrentado por uma instituição quando falamos de software, ele pode ser facilmente resolvido pela área de TI interna da própria empresa. Uma implementação tecnológica que fortalece diferenciais competitivos, consolidando uma imagem inovadora.

Estimular experiências mais ricas, especialmente com as dificuldades que estamos enfrentando, reforça o papel das instituições de ensino de agentes decisivos na transformação da sociedade.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo sobre tecnologia educacional foi escrito por Jonathan Melo, diretor de marketing Zoho Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *