Estudantes devem buscar novas opções de destino para graduação internacional

Graduação internacional
Compartilhe esta notícia

Estudantes brasileiros que pensam em graduação internacional são muitas vezes levados a dar preferência para universidades norte-americanas ou canadenses. Isso ocorre por causa da fama ou por achar que os custos são menores em relação a outros países, principalmente os da Europa.

A verdade é que há muita falta de informação sobre as oportunidades em outros países. Mas mesmo quando o estudante busca ajuda ele pode não ser orientado a conhecer outras possibilidades e analisar os cursos oferecidos em outros lugares do mundo com base no seu perfil e nos seus objetivos profissionais.

Um destino que tem ganhado visibilidade pelos estudantes brasileiros é o Reino Unido, que engloba Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. “Muito dessa nova visão está suportada pelo entendimento de algumas vantagens de viver em um país europeu. E, ao se aprofundar nessa análise, eliminar mitos, principalmente em relação ao custo de vida”, explica Valéria Mateus, diretora executiva da OK Student, consultoria acadêmica para estudantes brasileiros que querem ingressar em uma universidade no Reino Unido.

Graduação internacional: Reino Unido é um excelente destino

O Reino Unido conta com mais de 130 instituições de ensino superior e oferece muitas possibilidades: variedade de cursos, valores acessíveis de mensalidades e tempo menor para finalizar a graduação em comparação às universidades dos Estados Unidos e Canadá. Em média, o tempo de graduação no Reino Unido é de 36 meses, o que já ajuda a reduzir o valor de investimento. Outro fator importante a ser considerado é o acesso ao sistema de saúde público. Nos EUA, por exemplo, é preciso contratar seguro saúde particular, o que passa a ser um custo a mais considerável.

“Essa conjuntura pode ser mais atraente ao saber que estudantes estrangeiros do Reino Unido têm permissão para trabalhar meio período enquanto estudam. Isso garante maior autonomia, além de proporcionar conhecimento e possibilidade de interação com turistas e visitantes de todo o mundo”, revela Valéria Mateus.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ok Student com mil estudantes, em 2018, mais de 50% deles trabalhavam e se custeavam integralmente.

No caso específico do Reino Unido, vale colocar também na balança aspectos como estar em uma região multicultural, fácil acesso a outros países, possibilidade de ter novas experiências ao poder trabalhar enquanto estuda e aumentar ainda mais as chances de dar sequência em uma carreira internacional.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

3 Respostas para “Estudantes devem buscar novas opções de destino para graduação internacional

  1. O Reino Unido é atrativo?! Há uns 5 ou 10 anos atrás talvez fosse, mas olhando hj em dia não vale a pena.
    Talvez fosse interessante estudar na Escócia ou no País de Gales ou na Irlanda, mas o inglês deles é muito carregado (mais do que na Inglaterra), 1 Euro tá quase 7 reais, 1 libra esterlina custa quase 8 reais e se fosse pra estudar em outro país e ao mesmo tempo trabalhar então prefiro o Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *