Conheça 5 EdTechs que auxiliam o dia a dia das escolas

EdTech
Compartilhe esta notícia

O mercado global de tecnologia educacional tem recebido muitos olhares e investimentos nos últimos anos. Isso levando a uma estimativa de 377 bilhões de dólares de receita em 2028. O setor vem tendo um aumento de parcerias entre empresas de EdTech, institutos educacionais e desenvolvedores de conteúdo a fim de buscar oportunidades para criação de novos produtos para esse ramo, que por muitos anos se manteve a par do desenvolvimento tecnológico.

Só no Brasil, o setor cresceu 28% durante a pandemia de Covid-19. Ou seja, um total de mais de 550 EdTechs que inovam trazendo soluções e experiências para estudantes, escolas, professores, gestores educacionais e empresariais. O ano letivo está começando para muitas escolas e empresas de ensino. Dessa forma, trouxemos 5 EdTechs com soluções inovadoras que potencializam os resultados e serviços dessas instituições:

  1. Árvore;
  2. Mundo4D;
  3. Schoolastic;
  4. Cronos;
  5. Eu Empreendo.

Árvore

A EdTech Árvore tem como carro-chefe uma plataforma digital com um acervo de mais de 30 mil livros com ferramentas e recursos de apoio e plataformas gamificadas. O intuito é proporcionar para as escolas o hábito da leitura entre os alunos.

Uma das formas de engajar os alunos é por meio da “Floresta”, área gamificada da plataforma onde os alunos plantam árvores virtuais que dependem dos hábitos de leitura dos alunos para crescerem. Entre outras funcionalidades, há projetos de leituras com cursos literários que geram relatórios de acompanhamento de cada usuário facilitando a inserção de leitura nas salas de aula.

Fundada em 2014, a EdTech foca em melhoria contínua, buscando se adaptar as diferentes condições dos alunos brasileiros, atuando no setor público e privado. Atualmente, a startup já ajudou mais de 160 mil educadores e acumula vários prêmios de reconhecimento nacional que lhe proporcionam destaque no cenário educativo.

Mundo4d

A startup paulista criada em 2017 a partir de um projeto voluntário, ​busca contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades dos alunos do ensino básico brasileiro. Tudo isso por meio do estímulo a interação e experimentação com a robótica.

O Mundo4D entende a necessidade da escola e propõe práticas de acordo com as características da instituição, definindo ferramentas e metodologias a serem empregadas. A Edtech, portanto, https://beachyspharmacy.com fornece conteúdo pedagógico para aulas semanais que estimulam o pensamento computacional e raciocínio lógico das crianças.

Ademais, sugere projetos que envolvem atividades com materiais encontrados em casa, bem como treinamento e apoio ao professor. Trabalhando com diferentes práticas para cada faixa etária, o Mundo4D tem como abordagens pedagógicas as habilidades socioemocionais e STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Selecionada como uma das 100 Edtechs mais inovadoras da América Latina, o Mundo4D também foi certificado pelo Selo GovTech do BrazilLAB. Se tornou, dessa forma, apta a trabalhar e vender seu produto para os órgãos do governo.

Schoolastic

A Schoolastic contempla uma plataforma focada no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais de crianças e jovens por meio da capacitação dinâmica dos educadores.

Durante períodos de observação da rotina dos alunos, pais e educadores interagem com questionários comportamentais. Isso gera dados que ao serem analisados pelo sistema fornecem para os responsáveis um conjunto de indicadores importantes como aptidões de aprendizagem, bem como inteligências múltiplas e competências socioemocionais.

Sendo assim, a plataforma dispõe de inteligência de dados, algoritmos analíticos e uma matriz avaliativa observacional pautada em teses renomadas. Dessa forma, é realizado um cruzamento desses dados comportamentais, de interesse, de notas, de saúde e de desenvolvimento físico. O que gera, portanto, informações para professores compreenderem e apoiarem estudantes em suas habilidades e déficits individuais ou coletivos.

Cronos

A EdTech Cronos Horários Escolares é uma solução prática para coordenadores pedagógicos de escolas montarem horários escolares de maneira automática. Sendo assim, com mais de 30.000 instituições cadastradas, o Cronos foi desenvolvido para facilitar e agilizar a montagem do quadro sem conflitos de horário, obedecendo restrições de professores e sendo possível modificações do horário gerado.

A ferramenta envolve uma sequência de passos simples cadastrais, seguido de um algoritmo que elabora a grade de horário em várias turmas paralelas. Então vale ressaltar que a ferramenta é gratuita em até 3 turmas por turno e até 4 horários diferentes em cada turno.

Eu Empreendo

O sul-mato-grossense Eu Empreendo possui um plataforma digital gamificada com foco no desenvolvimento de inovação, bem como aprendizagem do empreendedorismo para as escolas. A empresa teve sua origem no Projeto Social Empreendendo em 2011, e utilizando metodologias ativas desenvolve as habilidades socioemocionais e protagonismo que geram engajamento, motivação e, além disso, aprendizado aos alunos.

O ensino a distância do Eu Empreendo introduz os alunos no mundo do empreendedorismo, ensinando-os aspectos como, por exemplo:

  • Plano de negócios;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Finanças;
  • Senso de liderança;
  • Criação de soluções de problemas de forma criativa;
  • Trabalho em equipe.

A iniciativa respeita as diretrizes da BNCC, e vem sendo parceiras de escolas principalmente na região sul e centro-oeste.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Lorenzo Ferrari Assú Tessari, especialista em aprendizagem e metodologias de ensino e diretor e cofundador da Gama Ensino e da Anole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *