3 valiosas ferramentas para os alunos vencerem as matérias difíceis

Matérias difíceis
Compartilhe esta notícia

Matemática é uma das matérias mais difíceis para os alunos do Ensino Médio das redes pública e privada. A informação é da pesquisa que avalia a educação no país e alimenta os dados do Censo Escolar. Cada estudante, no entanto, pode encontrar dificuldade em aprender determinadas disciplinas.

Algumas estratégias de estudo auxiliam o aluno a aprender os conteúdos com mais facilidade. Além disso, ferramentas como exemplos de mapa conceitual on-line, mapa mental, flashcards e método de estudo Cornell podem ser essenciais para vencer uma matéria difícil.

No teste que compôs o levantamento do Censo Escolar, feito com mais de três milhões de participantes, os alunos acertaram 27% das questões referentes à matemática. Já em relação à língua portuguesa, o número de acertos pulou para 57%.

A prova foi aplicada pela primeira vez no ano passado e os resultados foram divulgados em maio de 2022 pelo Ministério da Educação. Além de direcionar o repasse de recursos, os dados do Censo Escolar são utilizados pelo governo federal para elaborar estratégias de educação.

Por que exatas despertam mais dificuldade?

De acordo com Geraldo Pompeu Junior, professor dos cursos de Engenharia de Produção, Matemática e Licenciatura de Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a matemática sempre foi uma disciplina que desperta pouca simpatia na maior parte das pessoas.

Na avaliação do professor, além de mal-ensinada, a disciplina que os estudantes aprendem não é realmente matemática. Os indivíduos estabelecem mais afinidade com aquilo que lhes chega de maneira prazerosa, trazendo algum tipo de satisfação.

“Fazer contas ou trabalhar com expressões numéricas sem sentido é apenas uma parte da matemática”, explica Geraldo em entrevista à imprensa. A física, por adotar a matemática como ferramenta de estudo há mais de dois séculos, também explica a dificuldade dos alunos. Ele acredita que a maioria dos profissionais carece de formações complementares, como metodologia de ensino, didática e até psicologia.

Quais ferramentas para estudo podem ajudar os alunos com as matérias mais difíceis?

Existem diferentes métodos de estudo — cada um com objetivos específicos. Eles podem sistematizar o aprendizado, simplificar os conteúdos, direcionar a concentração ou organizar a dinâmica de aprendizagem. Quando usados de maneira correta, podem proporcionar resultados mais consistentes.

A organização, por exemplo, é fundamental para começar qualquer projeto de aprendizagem, pois permite ao estudante traçar cada etapa do seu percurso. Nesse sentido, deve-se arrumar desde o ambiente de estudo até os conteúdos e tópicos que serão vistos.

Ter uma agenda, criar um roteiro de estudo, determinar horários específicos e possíveis, intercalar matérias e tarefas mais complicadas com outras menos maçantes e respeitar os intervalos são ações que ajudam a manter a disciplina.

Com tudo preparado para os estudos, é a hora de apostar em ferramentas para melhorar o desempenho nas matérias difíceis.

Mapas mentais e conceituais

Os mapas conceitual e mental são ferramentas que auxiliam a organização e a absorção de conceitos, ideias e processos. Nos estudos, eles podem ajudar o aluno a memorizar conteúdos a partir do raciocínio por associação.

Apesar de ambos serem representações do pensamento que se organiza visualmente a partir de ideias-chave, imagens ou desenhos, eles apresentam algumas diferenças em suas configurações.

Mapa conceitual é uma representação gráfica de conteúdo que ajuda na organização de informações, ideias e conceitos de modo esquematizado.

Os elementos são dispostos em figuras geométricas interligadas por linhas que conectam os conceitos, seus desdobramentos e articulações. Dessa forma, é feito um diagrama com dados distribuídos a partir de uma ideia central, o tema principal a ser estudado.

Já o mapa mental tem origem numa ideia central para qual outras informações se articulam. A estrutura traçada é parecida com um neurônio ou uma árvore, com raízes e galhos. Assim, da mesma forma que o cérebro humano funciona, esse esquema faz a organização dos dados por associação.

Flashcards

O método de estudo baseado na utilização de cartões de memória é conhecido como flashcard, ferramenta que promove o aprendizado por meio da lembrança ativa.

Para criar seu cartão, o aluno precisa apenas de canetas coloridas e papel grosso (mais durável que o tradicional sulfite).

Canais especializados em dicas de estudo orientam que o estudante faça seu próprio cartão de memória para ter um melhor rendimento. Assim, ele cria o material conforme as informações que ele mesmo pesquisou e seu entendimento sobre o assunto.

A ideia é fazer os flashcards com perguntas e adivinhar as respostas, que ficam no verso do papel, visando memorizar os conteúdos. É possível, ainda, misturar imagens e palavras, adicionando fotos ou desenhos feitos pelo próprio estudante para facilitar a memorização.

Outra dica é usar esquemas, símbolos, gráficos, palavras ou frases relacionadas ao tema que se pretende memorizar.

Método de estudo Cornell

Criada por um professor universitário da Cornell University, em Nova York, para ajudar os alunos nos estudos de matérias difíceis, a metodologia consiste em dividir uma folha em três colunas. Na primeira, coloca-se as palavras-chave, tópicos e perguntas sobre o assunto abordado.

A segunda coluna é o espaço destinado a anotações durante a aula, com informações mais longas sobre as palavras-chave. O aluno pode colar gráficos, post-its e adesivos, por exemplo. Ele deve escrever um resumo sobre o tema.

A principal característica do Método Cornell é proporcionar um estudo conciso, incentivando o aluno a resumir e a ser seletivo nas informações que retém.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *