Atividades extraclasse ampliam interesse pelas aulas em mais de 90%

Atividades extraclasse
Compartilhe esta notícia

Atividades extraclasse contribuem de maneira decisiva para o aprendizado e reforço do conteúdo das disciplinas em todas as fases da educação. Pesquisa da Western Sydney University aponta que habilidades desenvolvidas em ambientes externos permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho na vida acadêmica. Além disso, ampliam o envolvimento e o interesse pelas aulas em mais de 90% dos alunos e professores e melhoram o comportamento de mais de 80% dos estudantes.

Na ESAMC Santos, as atividades práticas fazem parte da rotina de aprendizado, Elas foram ampliadas no primeiro semestre deste ano, após o longo período de isolamento provocado pela pandemia.

“Tão importante quanto aprender conceitos em sala de aula é tocar, sentir, perceber, dimensionar, discutir, assimilar e evoluir”, afirma o professor de Arquitetura e Urbanismo da ESAMC Santos, Dawerson da Paixão Ramos.

De acordo com Ramos, visitas técnicas e atividades extraclasse são parte importante da formação profissional do acadêmico para a associação do aprendizado em sala de aula com a vivência, assimilação da teoria e da prática, interação com outros profissionais, colegas e professores.

Atividades extraclasse

As atividades extraclasse é um processo importante para aproximar os alunos de vivências e experiências que ele pode apenas ter escutado e nunca visto, afirma o professor de Engenharia e Arquitetura da ESAMC Santos, Alessandro Cardoso. “É a chance de experimentar possíveis erros e soluções de forma segura com supervisão dos profissionais”, defende.

Ramos esclarece que o conteúdo convencional é a primeira parte desse processo de aprendizado. “Antes, deve-se alimentar o repertório, conhecer, ler, visualizar. O segundo passo é experimentar, associar, assimilar. Por fim, o aluno estará preparado para discutir, criticar e melhorar”, aponta. Cardoso comenta que as atividades devem ser planejadas nas primeiras semanas do semestre para coincidir com as atividades interdisciplinares já programadas no calendário.

A atividade externa instiga o acadêmico a querer mais, a discutir as informações e gera expectativas, conforme o professor arquiteto da ESAMC. “Leva, assim, à discussão dos problemas pelas soluções já apresentadas, gerando propostas para novas outras soluções, de acordo com o repertório de conhecimento desenvolvido”, diz.

Para além das práticas laboratoriais, visitar uma obra traz conteúdo relevante no processo de formação profissional, aponta Ramos. “Conversar com o pedreiro, chapiscar um muro, gabaritar uma locação, colocar a mão na massa representam grande aprendizado. Ademais como discutir um conceito histórico, construtivo, cultural através de patrimônios culturais expostos por construções ou manifestações tangíveis ou não”, alega.

De acordo com o arquiteto, a filosofia da ESAMC Santos tem como objetivo colocar o acadêmico próximo à realidade para ser inserido no mercado.

“Esse é um dos diferenciais da ESAMC Santos. A liberdade aos docentes em permitir e proporcionar aos alunos essas atividades, aproximando os alunos cada vez mais das realidades de mercado”, finaliza Cardoso.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *