Saiba como usar a nota do Enem 2022 e ingressar na faculdade

Saiba como usar a nota do Enem 2022
Compartilhe esta notícia

A nota do Enem 2022 é, sem dúvida, o evento mais esperado pelos jovens que desejam ingressar na faculdade este ano. Isso porque além de trazer uma avaliação do desempenho do estudante durante o Ensino Médio, ainda permite a participação em diversos processos seletivos do Ensino Superior simultaneamente.

Em 2023, a nota do Enem 2022 será feita no dia 13 de fevereiro na página do participante. O gabarito oficial com as respostas das questões comentadas já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde é possível saber o número total de acertos.

Beto Dantas, COO do Pravaler, explica que a nota do Enem 2022 pode ser usada no processo seletivo do Sisu, por exemplo. E, além disso, em programas do governo, como o Prouni e Fies, em faculdades privadas no país e universidades internacionais, em países como Portugal, França, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

“As instituições definem valores mínimos de notas em função da pontuação do Enem. Mas isso não quer dizer que, ao superar uma nota mínima, o candidato tenha vaga garantida na universidade de sua preferência. Neste caso, é preciso estar entre os mais bem posicionados de acordo com a quantidade de vagas disponíveis para somente então conseguir a aprovação”, ressalta.

Como acessar a nota da redação?

A nota da redação do Enem também está disponível na Página do Participante, na seção “Vista Pedagógica”. Lá é possível conferir o chamado espelho da redação, que se refere ao desempenho detalhado em cada uma das cinco competências exigidas. E, ademais, permite ao estudante entender os acertos e pontos de melhoria para desenvolver sua escrita e habilidade de argumentação.

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem 2022 abre muitas portas para o Ensino Superior – e isso não se limita só ao ingresso em instituições de ensino públicas. Além de poder utilizar a nota no lugar do vestibular e participar de diversos processos seletivos simultaneamente, por meio do resultado do Enem o estudante pode ter acesso a benefícios para facilitar a sua formação.

INgresso direto em faculdades

Boa parte das universidades públicas e privadas passaram a aceitar o resultado do Enem como único processo seletivo. Isso, sem dúvida, facilitou bastante a vida dos estudantes que não precisam participar de um volume muito grande de vestibulares. E, assim, podem otimizar e centralizar seus esforços apenas para o Enem e ainda ter acesso a benefícios como bolsa de estudos e o financiamento estudantil.

Faculdades públicas

O COO da Prevaler argumenta que são muitas as faculdades públicas que usam o resultado do Enem para selecionar alunos via Sisu. Entre as mais importantes delas estão a Unesp, a Unicamp e a UFSC, por exemplo.

Além disso, o executivo alerta para que o aluno também fique atento às instituições públicas que contam com o vestibular próprio. Pois isso permite que o aumento das chances de aprovação em uma instituição de ensino, mesmo que não tenha tido sucesso em uma primeira tentativa de ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.

Faculdades privadas

Nas faculdades privadas é possível ter acesso direto, sem vestibular, caso a instituição defina uma nota mínima e o candidato comprove que o seu resultado do Enem está acima dessa exigência.

Além disso, a nota do Enem geralmente é utilizada para programas como o Prouni e o Fies. No geral, as instituições divulgam preliminarmente as notas mínimas para acesso. Mas quando as inscrições em programas como o Fies começam, os alunos passam a concorrer pelas vagas de acordo com suas notas.

Caso não seja contemplado pelo Fies, o estudante ainda tem a possibilidade de optar pelo financiamento estudantil privado, disponibilizado pela própria instituição de ensino ou por empresas privadas.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *