Veja 8 dicas para ajudar na escolha da escola

8 dicas para ajudar na escolha da escola do seu filho
Compartilhe esta notícia

Entrada na vida escolar, mudança de bairro ou de cidade, encerramento de uma fase escolar e questões financeiras. Esses são alguns dos motivos que fazem os pais entrarem de cabeça na escolha da escola nova dos filhos. Seja na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Médio, essa tarefa não é nada fácil. Ela, inclusive, requer um olhar atento por parte da família, pois o espaço escolhido será o “segundo lar” do aluno.

De acordo com o diretor-executivo dos Colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, a dúvida na escolha da escola é comum e a preocupação se a criança irá se adaptar, gostar da professora e fazer amigos, são frequentes.

“Muitas vezes, os pais ficam mais aflitos que as crianças. E para que a decisão seja mais assertiva é preciso visitar o local, buscar informações, conhecer a metodologia de ensino e os valores da escola. Eles deverão estar alinhados com os da família, e ponderar o investimento. Além disso, observar questões de logística, como distância, trânsito e se oferece atividades culturais, esportivas e cursos de línguas na própria escola, o que facilita e otimiza tempo”, completa.

8 dicas na hora da escolha da escola dos filhos:

  1. Formação da equipe;
  2. Conteúdo;
  3. Distância;
  4. Faça as contas;
  5. Criatividade;
  6. Tamanho da escola;
  7. Apoio;
  8. Religião.

Formação da equipe

A formação dos profissionais é muito importante na hora da escolha da escola. Avalie como é a seleção da equipe, quais as exigências para a contratação, a rotatividade e se há investimento na continuidade dos estudos para que os professores se mantenham atualizados.

Conteúdo

Conheça a proposta pedagógica da instituição e como ela é aplicada em sala de aula. Se está alinhada ao desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes com foco na formação de cidadãos que tenham compromisso com a sociedade, atuantes e conscientes de suas responsabilidades, e às novas demandas, como, por exemplo, o uso da tecnologia, inclusão social, meio ambiente, ética e cidadania.

distância

Longos deslocamentos sempre geram desgaste físico e emocional. Chegar cansado, portanto, pode interferir na produção escolar.

Faça as contas

Além do valor da mensalidade, é preciso pôr na ponta do lápis outras despesas, como, por exemplo, aulas extracurriculares, lanches e lista de materiais de apoio. Assim, é possível chegar ao investimento real da escola e do impacto que ela terá no orçamento familiar.

Criatividade

Durante a visita, analise a criatividade da instituição escolar observando o mobiliário. A disposição de mesas e cadeiras, design, espaço de lazer, bem como a orientação dos professores pesa muito nessa questão.

Tamanho da escola

Analise se prefere uma escola focada em determinada fase da vida do seu filho ou, então, se optaria por uma que reúne toda a educação básica em um mesmo espaço. Isso porque ambas têm suas vantagens e desvantagens.

Apoio

Avalie se existe uma equipe que fornece apoio pedagógico e psicológico para ajudar a lidar com a complexidade inerente ao ser humano em formação.

Religião

É importante analisar qual é o peso da religião para a família e, além disso, se a orientação da escola pode conflitar com a educação familiar.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *