As principais dificuldades nos níveis escolares em como estabelecer prioridades nos estudos

A importância de definir suas prioridades nos estudos saiba como organizá-las e ter sucesso.
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Prioridade nada mais é do que eleger o que é mais importante dentre as opções daquele momento, e nos estudos isso não é diferente. A realidade contemporânea é afetada por muitas coisas. Estamos a todo momento sendo bombardeados de informações que recebemos. E isso certamente impacta a nossa percepção e execução das coisas. O que pode afetar diretamente nas decisões relacionadas à aprendizagem e prioridades nos estudos.

A pandemia da Covid-19, por exemplo, impactou o comportamento e o aprendizado dos estudantes de forma significativa. E muito provavelmente colheremos as adversidades desse acontecimento em todos os anos escolares e nos anos pré-vestibular.

Outro ponto importante é que muitos pais “terceirizam” a educação e o dia dos filhos para a escola. Então, trazê-los para esse processo de orientação e instruí-los a como se comportar diante de cada fase é um cuidado que as instituições podem ter.

A vida de estudante pode ser cheia de desafios e responsabilidades. Mas com tantas tarefas para realizar em um período limitado de tempo, pode ser difícil definir prioridades nos estudos. Aprender a priorizar os conteúdos a serem estudados é uma habilidade essencial para obter sucesso acadêmico e profissional.

No ponto de vista de quem vai fazer algum concurso ou vestibular, o ideal é estudar de forma organizada. Ou seja, colocar à frente conteúdos que mais vão impactar no resultado do candidato. Nesses casos, devemos estabelecer uma lista levando em consideração assuntos que mais são recorrentes nas provas dos anos anteriores. Mas, que ao mesmo tempo não dominamos ainda, e que possivelmente são aqueles que mais têm chance de impactar na nota final.

Por outro lado, ao se tratar de estudantes em anos escolares, seja ensino de base ou superior, não temos necessariamente um retrospecto a ser analisado. Dessa forma, levamos em consideração os pontos principais dos conteúdos trabalhados pelos professores. Com isso, é fundamental enfatizar aqueles assuntos que cometemos mais erros e possuímos mais dificuldades.

Quando muitas dúvidas superficiais surgem em um determinado assunto, ou quando são constantes os sentimentos de “defasagem” perante a turma, possivelmente o aluno possui lacunas de conhecimento na base do conteúdo. Então antes que novas dúvidas apareçam, precisa-se priorizar os estudos básicos desses temas. Em uma analogia simples, é o mesmo que construir um prédio sem ter uma base bem sólida, se a estrutura não for fortificada, novas dificuldades aparecerão no futuro.

Além disso, é recomendável que o aluno planeje seu tempo de estudo de acordo com sua disponibilidade e com as datas de provas e trabalhos. Priorizar as matérias que exigem mais tempo e atenção em momentos de maior demanda é vital.

Uma outra forma de descobrir essas lacunas e estudar com base em uma estrutura de priorização, é utilizando plataformas que incluem metodologias de Adaptive Learning (Aprendizagem Adaptativa). Essas plataformas buscam encontrar lacunas cognitivas desde a base, a fim de propor um plano de estudo personalizado, já levando em conta os conteúdos prioritários para cada aluno. Entretanto, existem fatores importantes, como a interação social do aluno (principalmente de menor faixa etária), que precisa de discussão e planejamento para que não haja um desequilíbrio funcional.

Por fim, afirmo que a educação é uma esfera complexa com muitos pontos que ainda estão soltos. Acredito que instruir um aluno a definir suas prioridades nos estudos impacta não só nessa área, mas em diversos segmentos na vida pessoal, como driblar as dificuldades, saber fazer as perguntas certas para obter as melhores respostas e se aprofundar sobre diversos temas, desenvolvendo um entendimento mais profundo.

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*artigo escrito por Lorenzo Tessari. Chief Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos.

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