5 dicas para usar o simulado de forma efetiva nos estudos

O simulado pode ser um grande aliado dos alunos na hora da revisão. Veja 5 dicas valiosas de como tirar proveito dessa ferramenta.
Compartilhe esta notícia

Engana-se quem pensa que um bom plano de estudos é baseado apenas em conteúdos, bem como todos os estudantes devem seguir o mesmo cronograma, a mesma divisão e dedicação a cada disciplina. Isso porque a individualidade é peça-chave nesse processo. Tem que se considerar as necessidades e objetivos de cada vestibulando no caminho rumo à aprovação. Entretanto, existe um elemento que não deve ficar de fora da rotina de estudos de nenhum aluno: o simulado.

A prática da realização de provas é indispensável para os vestibulandos, de acordo com o educador Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Professor Ferretto – focada na preparação para o Enem e vestibulares, que hoje conta com cerca de 50 mil alunos de todo o Brasil.

“Os simulados são a única forma de você testar se o conhecimento teórico foi realmente absorvido. Mas a ‘prova’ por si só, não quer dizer muita coisa e merece uma atenção extra. Às vezes o aluno está ali, de uma forma imatura escolhendo qualquer alternativa e simplesmente marcando, e só isso não é o suficiente para garantir melhora no desempenho’’, explica o docente.

Pensando nisso, Arthaud listou 5 dicas para ajudar os estudantes que ainda não sabem como usar os simulados de maneira realmente efetiva:

  1. Fortaleça sua base teórica;
  2. Cronometre o tempo das provas;
  3. Analise as questões minuciosamente;
  4. Invista na correção;
  5. Se necessário, volte para a teoria.

Fortaleça sua base teórica

Para evitar o sentimento de desmotivação ao olhar para as questões e perceber que não se compreende nada – ou muito pouco – do conteúdo, é essencial que a teoria esteja fixa na memória do aluno. Assistir a videoaulas, fazer resumos e mergulhar em leituras são excelentes exemplos de como fortalecer a base teórica.

Cronometre o tempo das provas

O termo ‘’simulado’’ não é à toa. O estudante precisa de fato, simular que está realizando uma prova. E definir um tempo limite é extremamente importante para ir se adaptando a pressão dos vestibulares. Além disso, pegar o ritmo dos exames, que normalmente, disponibilizam uma média de 3 ou 4 minutos por questão.

Analise as questões minuciosamente

Esse ponto vale os ‘puxões de orelha’, pois é muito comum situações em que o estudante sabe a resposta correta,  porém por falta de atenção, acaba marcando a alternativa errada.

Fazer um simulado “por fazer”, sem se dedicar verdadeiramente ao teste – que não é só de conhecimento, mas físico e psicológico também – não irá te ajudar a evoluir, parece óbvio, mas o aluno precisa depositar toda sua dedicação e seriedade nesse momento.

Invista na correção

Simulado respondido, acabou o trabalho? Não! O professor de química ressalta que a correção é a etapa de maior relevância durante todo o processo. Nesse momento, a cada acerto ou erro, é preciso se questionar o que o fez chegar àquela resposta.

Se necessário, volte para a teoria

Após a correção, se o aluno perceber que não atingiu o resultado esperado, é preciso refletir sobre o que pode ter prejudicado. Em alguns casos, o estudante pisa na bola por causa do nervosismo, pressa, ou simplesmente porque algum conteúdo não foi totalmente absorvido. A partir disso, cria-se a consciência do que precisa ser aperfeiçoado.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Um comentário em “5 dicas para usar o simulado de forma efetiva nos estudos”

  1. As dicas mencionadas pelo professor Michel Arthaud são extremamente valiosas para ajudar os estudantes a usar os simulados de maneira efetiva. É importante lembrar que a prática de simulados é uma forma de testar o conhecimento teórico e se preparar para os vestibulares, e não deve ser negligenciada pelos estudantes.

    Fortalecer a base teórica é fundamental para garantir um bom desempenho nos simulados. O estudante precisa estar familiarizado com os conceitos e teorias das disciplinas que serão avaliadas, o que pode ser alcançado por meio de leituras, resumos e videoaulas.

    Cronometrar o tempo das provas é outra dica importante. Isso ajuda o estudante a se adaptar à pressão dos vestibulares e a pegar o ritmo dos exames. Além disso, é fundamental analisar as questões minuciosamente, evitando erros por falta de atenção.

    A correção dos simulados é a etapa mais relevante do processo. É preciso se questionar o que levou a cada acerto ou erro, identificando pontos fortes e fracos. Se necessário, o estudante deve voltar para a teoria, a fim de aperfeiçoar o conhecimento em áreas que apresentam dificuldades.

    Em resumo, os simulados são uma ferramenta indispensável para a preparação para os vestibulares, e devem ser usados de maneira efetiva pelos estudantes. Seguindo as dicas do professor Michel Arthaud, é possível garantir um bom desempenho nas provas e alcançar os objetivos de aprovação.

    Outra dica valiosa é sobre a Escola Educação. https://www.escolaeducacaobr.com.br
    Escola Educação é um portal com conteúdos escolares sobre todas as matérias do Ensino Fundamental e Médio do Brasil. Plataforma de Estudos Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *