Fórum de discussão: o que você acha do concurso da Assembléia Legislativa do ES?

Pessoal, como o nosso blog é um espaço aberto para você participar, gostaria de levantar hoje uma questão. Todos estão acompanhando os noticiários sobre o problema do concurso da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (ALES). Esse não é o primeiro. Eu já havia alertado sobre esses riscos aqui antes, no post Será que agora vai?, de 9 de junho. Agora está esse “balaio de gato” danado. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já propôs 20 alterações no edital! Já o cursinho preparatório CEP protocolou hoje (quinta, 04) na Assembléia um pedido de impugnação do edital, onde questiona o fato do concurso exigir experiência para cargos de nível médio, o que certamente favoreceria ex-comissionados que foram exonerados e quem já trabalha lá, mas não é concursado. Isso sem contar que a escolha da organizadora do concurso, o Cesp/UnB, foi feita sem licitação. Ainda há a Comissão Especial, organizada pela própria Assembléia, composta de 10 representantes da sociedade civil organizada, que, teoricamente, deveria fiscalizar o concurso. O problema é que quando o edital saiu, ele já havia sido “vistoriado” por essa comissão, ou seja, um erro ratificado. Vamos promover aqui um fórum de discussão, aberto, inclusive, para deputados e funcionários da ALES. Afinal, o que você acha desse concurso?

0 Resposta para “Fórum de discussão: o que você acha do concurso da Assembléia Legislativa do ES?

  1. Bom, eu concordo com o cursinho ao dizer que o pedido de experiência favorece pessoas que já trabalharam na assembléia, ou em outros setores públicos como contratados. Vejo que esse edital deve ser modificado, e o concurso deve ser feito, mas com concorrência honesta e leal.

  2. Absurdo isso. Tá na cara que esse concurso é voltado para os ex-funcionários.

    Sou totalmente a favor da retirada da exigência de experiência para o ensino médio!

  3. Um absurdo escancarado ! Ao exigir experiencia nos cargos de nível médio a ALES não só fere o principio da isonomia, como também privilegia escancaradamente os servidores comissionados que já ocupam os cargos . Proponho um desafio: caso esse absurdo seja aceito, após o resultado do certame , verifiquem quantos servidores da casa foram aprovados…..

  4. Acho que pode ser realmente um concurso com cartas marcadas, para
    benefício de afilhados de deputados. Os mesmos deputados que nós cidadãos votamos, estes excelentíssimos senhores deveriam se sentir envergonhados de tal situação e promover um concurso “público” com ética, mas a pergunta é. Será que na política existe ética?
    Cristiano parabéns pelo blog e por promover este debate.
    Abraços!

  5. Dois pontos além: não fizeram licitação, escolhendo a CESPE como organizadora (IRREGULARIDADE) e não há no edital data ou previsão para a prova discurssiva para o cargo de Procurador (OMISSO). Absurdos!!!

  6. ALÔ Deputados estão esquecendo desta Lei. Obrigatória

    LEI ESTADUAL 6663/2001 – que permita a inscrição do candidato desempregado para o Concurso. Sei que dentro do Edital está a Lei FEDERAL CADUNICO – não participo de bolsa família e baixa renda (são situações diferentes).

    outros concursos do Estado junto com o Cespe acataram esta Lei. Será que eles querem ficar com o dinheiro das inscrições?

  7. Esse concurso precisa ser impugnado. Está totalmente avesso à Constituição , e aquela comprovação de títulos que também engloba os cargos de nível médio? Absurdo. Muitos concursandos estão denunciando no Ministério Público, mas será que vai adiantar, pois há um representante desta instituição na comissão de acompanhamento do concurso, ou seja comissão eleita para ratificar os erros, como disse nosso amigo Stefenoni. Não podemos ser coniventes com isso, o legislativo pode se fingir de cego, mas nós não!

  8. Tinha que ser concurso do governo para inverntar moda.A maioria dos concursos não exigem experiência parece que a intenção é realmente favorecer os que já estão lá,porque a maioria das pessoas com ensino médio não devem ter esse tempo de serviço na área.

  9. Tenho duas duvidadas, com estas vagas, como sera uma prova uma vez que uma prova emgloba todos estas areas distintas do conhecimento TÉCNICO LEGISLATIVO SÊNIOR I (Biblioteca / Arquivo / Almoxarifado / Patrimônio /
    Protocolo)
    REQUISITOS DE INVESTIDURA: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio completo ou técnico-profissionalizante nas áreas de biblioteca, arquivo, almoxarifado, patrimônio ou protocolo, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Experiência Profissional mínima de dois anos na função de auxiliar de biblioteca, arquivo, almoxarifado, patrimônio ou protocolo, no setor público ou privado, ou Curso Técnico Profissionalizante ou diploma de curso de graduação de nível superior nas áreas supracitadas.

    Realmente é um absurdo.

    Estou terminando minha graduação em uma destas areas e não conheço em nada as outras 3 citadas. Meus cinco anos na universidade não vale nada???

  10. A outra duvida????

    Alguem aqui tem experiência como técnico legislativo tendo trabalhado em uma empresa privada????
    “CARGO 9: TÉCNICO LEGISLATIVO SÊNIOR I (Secretaria Legislativa / Secretaria Administrativa) REQUISITOS DE INVESTIDURA: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio completo ou técnico-profissionalizante na área de secretaria administrativa ou legislativa, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Experiência Profissional mínima de dois anos na função de secretaria legislativa ou administrativa, no setor privado ou público, ou exercício de cargo público correspondente, de provimento efetivo ou comissionado, ou Curso Técnico Profissionalizante ou Superior Específicos, da área administrativa ou legislativa.”

    Se tiver manisfesta ai por favor.

  11. O único problema é a experiencia exigia ser tão especifica.
    De repente uma experiencia em rotinas administrativas seria mais que o ideal. Secretariado Executivo é curso superior.

  12. apenas mais uma forma de burlar a lei, que impede inpregar escancaradamente bebeficios a eventuais “afilhados”. com isso os mesmos objetivos serao concluidos, porém de outra forma. qualquer um com o minimo de noção pode entender facilmente isso.

  13. Nossa! Isso é o cúmulo da dIscaração, taxar nós de verdadeiros otários, pois os colocamos no poder e favorecem somente os que querem diretamente sem meia volta,tipo na cara mesmo! Que isso gente ! A lei proíbe os parentes, os favorecidos de entrarem mas sempre dão o ridículo gentinho brasileiro que Vergonha!

  14. Gente, o que nós, pobres mortais que não temos padrinhos políticos e ralamos honestamente a vida toda pra conseguir algo com nossos próprios esforços e sacrifício, podemos fazer sobre isso?
    Acredito que, se o concurso acontecer, mesmo sob esses fortes indícios de favorecimento, acho que podemos comparar os nomes dos aprovados com a relação de nomes de funcionários e ex-funcionários da ALES, pois, acredito que os nomes dos exonerados recentemente, não sei dos atuais, mas pelo menos, esses que podem ser beneficiados, esses nomes foram publicados e podem ser consultados no Diário oficial, é só compararmos os nomes dos aprovados, se bater uma grande quantidade de nomes de funcionários e ex-funcionários na lista de aprovados, será certo que houve beneficiamento dos mesmos.
    Mas, do jeito que tá na cara, acho que não vão à frente com esse concurso, não como está.

  15. Alguém achou a data da prova discurssiva??? Pelo amor de Deus, anos e anos até que se tomasse uma atitude legal quanto ao funcionariado e quando sai olha ai o qe acontece? É o jeitinho brasileiro… Graças a Deus nem todos são desonestos. Alguém achou a data?

  16. to dizendo a muito tempo este concurso é para beneficiar os comissionados que foram exonerados, temos que ficar de olho aberto com o CESPE que se julga a integra mas neste caso não foi e esta se deixando levar pela velha politicagem. ABAIXO ESTE EDITAL JA!!!!!!!!!! ESTUDANTES NA RUA !!!!!!!!!!!!

  17. Olá Luanna, estive analisando o edital e; no ítem 6.5.1, diz que o resultado final da prova objetiva e a CONVOCAÇÃO para a PROVA PRÁTICA DISCURSIVA para o cargo de procurador de 1ª categoria, serão divulgados no diário oficial, no endereço eletrônico do CESPE.UNB e impresa local de grande circulação, na data provável de 09 de novembro de 2011.

    Espero ter ajudado um pouco. Boa sorte!

  18. …mas, realmente, é um edital, um tanto que, obscuro. Sem datas definidas e sem um cronograma específico e que possibilite um bom preparo para os candidatos em geral. E o pior, a própria ALES, não se manifesta de forma satisfatória à sociedade sobre o assunto. Afinal, os políticos servem à quem???

  19. A diferença que o da UFES pede experiência só para os cargos que não há curso técnico como assistente administrativo e auxuliar administrativo, e tambem vale qualquer experiência, e não precisa ser no cargo em questão, estagio e bolsa de monitoria conta como experiencia, o da ALES não.

    Não concordo com ufes exigir experiência.

  20. O que acho engraçado que para contratar comissionados não existe critério, todavia, para o concurso publico passa a exigir! Então, essa é uma forma de recolocar os exonerados de forma legal na ALES.
    VERGONHOSO

  21. Isso de exigir experiencia no serviço publico é um absurdo ! Em cargos de nivel médio e técnico, NEM no executivo federal ( RECEITA,INSS,PF,PRF….) exigem essa experiencia, porq a ALES, com seu passado recente vergonhoso, cobraria?Quem sabe se eles não tão arrumando um jeito de trazer nosso amigo Gratz, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  22. Galera, mas essa não é a 1ª. vez que isso acontece. Sinceramente, as cartas ja estão marcadas!
    Concordo com a Grace quanto ela questiona se alguém que trabalha em uma empresa privada tem experiência como técnico legislativo.
    Isso é um absurdo! Porém cabe as nós deixar isso ir pra frente ou não, até quando vamos ficar omissos se conformando com a frase: ” Isso é o Brasil”.?

  23. Esperamos tanto para ter uma boa oportuniddae como essa mas mudar nossa historia de vida tendo um bom emprego e buscando uma carreira melhor ..agora tem essa palhaçada ,,,,,,

  24. É um absurdo o estão fazendo, exigindo experiência profissional para cargos de nivel médio. E o pior de tudo é que se trata do Poder Legislativo, ferindo principios constitucionais. ISSO É UMA VERGONHA!!!

  25. Eu nem vou tentar esse concurso, está na cara que as cartas já estão marcadas.. Vai entrar quem os deputados querem que entre.. Uma pena!!!

  26. Sendo sincero com os princípios morais, éticos e constitucionais: NÃO! Eu não pactuo com a restrição de competitividade entre iguais, mas…
    Sendo sincero com meus anseios pessoais: SIM! Estarei concorrendo de igual para igual mediante as atuais regras, acreditando claro, na idoneidade do CESPE/UnB, haja vista não haver nada que desabone a instituição quanto ao mérito da questão e que os mesmos primam pela observância de nível intelectual dos candidatos com questões bem elaboradas nas provas que ministra, então, como funcionário efetivo (20 anos) de um município com o cargo correspondente ao oferecido e apesar do ilustre preletor percentualizar sua opinião negativamente à questão (não lhe tiro a razão), mas em contraponto pergunto: Será que esse período de experiências que passei no exercício de minhas funções não deveria ter um valor? O tempo que secretariei e presidi comissões das mais distintas, redigindo atas, contratos administrativos, ofícios, despachos, memorandos, pareceres, laudos, planilhas, editais, memoriais descritivos, memórias de cálculo, cronogramas físico-financeiros, e tantas outras peças de processos onde há normas para sua feitura, e um intrincado de Leis a seguir, as inovações que implantei nos setores que trabalhei, o assessoramento que ofereci, valem algo? E outra pergunta não menos importante: Como estabelecer quem são os “iguais” na realização de determinadas tarefas?
    É! Talvez isto seja intangível. Acreditem, é difícil separar o joio do trigo neste tipo de processo seletivo e infelizmente nem no estagio probatório, e após este, quiçá o “tempo de casa” qualificam o funcionário como bom ou ruim, e digo mais, em uma avaliação empírica do meio aonde atualmente trabalho, vem referendar esta triste situação.
    Se este imbróglio for de cartas marcadas levarei sob a manga as minhas cartas que valem 0,25/Ano.

    Meu papel: quebrar este paradigma restrição/igualdade estudando o que me foi solicitado no Edital, e permanecendo-se em seu texto original conquanto a aludida “restrição de iguais”, me fazer valer de tal beneficie, e se o pleito alcançar desejo fazer a diferença, somando valores para inovar e melhorar esta Casa de Leis.

  27. Acabei de achar esse blog e não sei se a discussão sobre o assunto continua. Gostaria da ajuda de vocês para esclarecer uma questão simples: o cargo 2 (analista em comunicação social) é especificamente para formados em Jornalismo ou pode se candidatar alguém formado em Relações Públicas ou Publicidade? Obrigada pela ajuda!

  28. ENTÃO, DEPOIS DE LERMOS ISSO TUDO E SABERMOS DAS NOTICIAS AINDA VALE A PENA SE INSCREVER?? VOCÊS ACHAM QUE PODEM ROLAR UM PROCESSO JUDICIAL PARA BARRAR ESSAS ILEGALIDADES DO CONCURSO?
    AFINAL DINHEIRO NÃO DA EM ARVORE, E FAZER CONCURSO PARA DEPOIS SER BARRADO POR UMA EXPERIENCIA EXIGIDA É DOSE.

  29. Mery, não sei se vc chegou a ler o edital mas, te aconselho a lê-lo detalhadamente, para sanar todas as suas dúvidas quanto ao concurso em questão. A experiencia é uma das múltiplas opções para se candidatar a um dos cargos, nesse caso, ou vc tem um curso específico na área OU vc tem experiencia mínima de dois anos na função OU curso técnico OU graduação na área. Ou uma coisa ou outra. O problema é que, o mesmo peso que uma pessoa que estudou 4 anos numa faculdade ou dois anos num curso técnico, a pessoa que trabalhou lá dentro, independente de seu grau de instrução, por ser comissionado, bastando ter, apenas, a experiencia na área, poderá concorrer igualitariamente, ou seja, esse edital, DE LONGE, beneficia funcionários e ex-funcionários comissionados. E é isso que põe em cheque a credibilidade e transparencia desse processo seletivo.

  30. O edital é totalmente direcionado e sem coerência no pedido de experiência para nivel medio e de NAO exigir experiencia para o cargo de procurador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *