Confira dicas importantes para fazer uma boa prova

O coach Victor Ribeiro orienta sobre como não perder tempo na hora da prova.
O coach Victor Ribeiro orienta sobre como não perder tempo na hora da prova.

Vai fazer aquela prova enorme? Bateu o nervosismo ao olhar o tamanho das questões? Não sabe por onde começar? Muitos concurseiros se preparam por um longo tempo e acabam de frente com um obstáculo inesperado no grande momento: o tempo de prova. Fazer o exame de um concurso de forma eficiente exige, além de uma preparação afiada, uma estratégia para que o tempo passe de adversário para aliado do candidato.
Uma boa estratégia, para o coach Victor Ribeiro, do canal Estratégias de Aprovação Concursos, é não perder tempo. “Na prova, vale identificar as questões que apenas com a leitura e pouco esforço você já chegaria a um resultado”, aconselha o ex-auditor do controle externo do Tribunal de Contas da União.
Na primeira hora de prova, a dica é separar as questões que são visivelmente mais simples de serem resolvidas daquelas que exigem mais esforço. “As questões que você ler e sentir que consegue resolver, mas tomará tempo, marque e volte a elas no final. Isso pode fazer com que em menos de uma hora de prova você já tenha 50% dos itens marcados.”
Nem sempre os aprovados nos concursos são aqueles que sabem mais. Para o especialista, os candidatos devem, primeiramente, encontrar a técnica que mais se encaixa com seu padrão de estudos. “A única coisa importante é fazer a prova do mesmo jeito que treinou em casa.”
Para Victor Ribeiro, a ordem dos fatores não altera o produto, por isso, começar a resolver as questões antes e depois focar na redação, ou fazer primeiro as matérias prediletas e depois as que não gosta, ou até mesmo iniciar pelos itens mais fáceis e, por último, os mais complicados, não faz diferença. “A chave é repetir o que já treinou.”

Ih, deu branco? Sem desespero!
É essencial que o candidato se prepare para a avaliação, fazendo revisões periódicas das disciplinas. “Uma revisão na qual você pega cada item do edital, sem olhar as suas anotações, já testa a sua memória”, recomenda Victor. Mas há algo que não se controla: o branco. Para lidar com o temido esquecimento, aquele que aparece bem no momento de fazer prova, algumas atitudes podem ser valiosas. Veja as dicas que o especialista apresenta:

  • Leia a questão e afirme mentalmente: “Este conhecimento está na minha cabeça, eu sei este assunto e quando eu voltar para a questão, ele estará na ponta da língua.” Passe para a próxima questão e volte no fim da prova. Você dará tempo para o seu inconsciente tentar achar resposta.
  • Não desista da questão: “Vá com calma! Imagine que a resposta ou memória que você busca está no meio de um prato de sopa quente. Precisamos comer a sopa pela beirada até chegar no meio.” Ainda que não se lembre imediatamente daquela informação, o que você sabe a respeito daquele tema? Ir pensando em todo conhecimento em volta do assunto tende a ajudar a chegar onde se pretende.

Técnicas possibilitam controlar ansiedade pré-prova
O especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, com ênfase em preparação emocional para provas, concursos e vestibulares, Fernando Elias José, relembrou alguns fatores que influenciam e ajudam a controlar a ansiedade no período pré-prova: Não mude a rotina; Não tome remédios sem prescrição médica; Não coma nada que não está acostumado; Use técnicas de respiração.

otimizar-tempo-prova

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *