Como se planejar para concursos em meio a crise?

Quem é concurseiro sabe que é necessário muita preparação para passar em um concurso público, sendo poucos aqueles que passam após alguns meses de estudo. Porém, fatores externos e internos podem atrapalhar sua jornada, principalmente em tempos de crise econômica. Saiba em poucos passos como você pode melhorar essa situação, mentalmente e monetariamente.
O primeiro passo de preparação é verificar quanto dinheiro você possui e pode separar para investir, por exemplo, em materiais de estudo ou cursos específicos. Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Qconcursos, afirma que não se deve pensar nisso como um gasto, e sim como um investimento.
“Você vai passar um bom tempo investindo dinheiro na sua educação para depois garantir uma remuneração para o restante da vida como servidor ou empregado público”, diz.
Para quem está começando agora a estudar para concursos, Fernando recomenda cursos presenciais, pois o candidato poderá tirar dúvidas diretamente com o professor e se aprofundar em matérias que não conhece muito bem. Se você já está estudando há um bom tempo, o diretor recomenda cursos online, pois o estudante economiza tempo e pode anotar dúvidas para pesquisar em livros ou sites confiáveis.
Quando decidir comprar apostilas, é importante levar em consideração seu grau de estudo na matéria. Fernando não recomenda essa compra se o estudante não tem um nível mais avançado na matéria, pois a apostila é um material resumido e pode não tirar todas as dúvidas que forem surgindo. Entretanto, segundo Bentes, as apostilas são excelentes em um nível avançado para a resolução de exercícios.

Mantenha-se organizado com uma planilha de gastos
Todas essas questões devem ser colocadas em uma planilha de gastos, visando aplicação a longo prazo e tomando cuidado para não exceder nem desfalcar seu orçamento. Não é recomendado também deixar de lado essa responsabilidade e gastar o dinheiro em outras coisas, lembrando sempre que esse investimento contribui para o seu futuro.
Fernando Bentes finaliza com uma dica essencial: faça uma pesquisa detalhada antes de comprar algo. Informe-se com professores ou amigos que utilizam o serviço desejado para saber quais cursos são bons, quais os conteúdos específicos dos livros, entre outros aspectos. Só assim você irá perceber se atenderá às suas necessidades.

Assista ao vídeo sobre planejamento financeiro para concursos

Como estudar durante a crise-

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *