Como estudar para concurso público escrevendo?

Se você é daquele tipo de concurseiro que só consegue estudar escrevendo, não se preocupe. Esse não é um motivo para desespero e preocupação, pelo contrário, essa é uma técnica que pode ajudar – e muito, os milhares de candidatos a concurso que almejam uma vaga no serviço público.
De acordo com coach Deborah Cal, estudar escrevendo é uma excelente forma de reter o conteúdo que está sendo estudado, fazendo anotações e deixando resguardado um ótimo material de revisão para consulta. O grande dilema é a demora para a produção desses resumos. E se isso acontece com você, é porque tem algo de errado.

Assista ao programa com a coach Deborah Cal

Conheça alguns erros muito comuns nessa técnica
A coach relata que alguns erros são muito comuns na técnica de estudar escrevendo, que às vezes gera preocupação nos estudantes. Os candidatos por vezes acham que tudo está perdido e se perguntam “há algo de errado comigo?”
“Um erro muito comum de acontecer na elaboração do resumo é o estudante querer copiar exatamente o que o professor fala, exatamente o que o livro fala, com as mesmas palavras. Perceba, não é isso que vai te trazer o aprendizado e também a retenção do conteúdo.”
Nesse caso, o mais importante é que o concurseiro entenda aquele conteúdo, não somente decore as frases ou trechos ali escritos. E o mais importante do que apenas entender é tentar escrever o resumo com as próprias palavras, para que depois você consiga digerir aquela informação com mais facilidade.

Evite erros na hora de elaborar resumos para concursos
A coach Débora Cal ainda explica que existem outros erros que são cometidos na elaboração dos resumos, mas que podem ser evitados com a prática. A principal dica dela é: não se preocupe com o depois, “não se preocupe em colocar informação demais para você lembrar ou detalhar excessivamente. Porque o que te faz memorizar não é aquele estudo, mas é a continuidade que você dá ao estudo. Então, leia aquela informação e revise várias e várias vezes até o dia da prova”. Para a especialista em preparação para concurso público, estudar uma única vez não é o suficiente. Portanto, ter sempre um resumo ou uma anotação auxilia o candidato a revisar sempre o material e dá continuidade aos estudos.

Mantenha uma frequência para esquecer o medo
Segundo ela, a frequência também ajuda a deixar o medo e a insegurança de lado, pois o que falta na sua rotina é tempo para revisar. “A grande maioria dos candidatos montam o resumo, mas depois eles não consultam, não revisam esse material”, comenta Débora, que aconselha a quem quer alcançar uma vaga no concurso dos sonhos a não perder tempo dessa forma.
Por fim, ela explica que o essencial para entrar no resumo são os pontos mais importantes. E colocar com as próprias palavrar é uma forma de otimizar também o seu tempo. Para quem tem dificuldade em colocar textos grandes, pode optar em escrever palavras-chaves, desde que depois compreenda o que foi anotado.
Outra dica que a coach deixa para os candidatos é a segurança para fazer as anotações. Se você ainda não se sentir seguro para fazer o resumo após a primeira leitura, pegue algumas questões e observe quais são os pontos mais cobrados, porque isso ajuda a direcionar melhor o seu objetivo naquele momento.

Você já conhece a técnica do bullet journal?
O Bullet Journal, ou diário em tópicos, é um método com o objetivo principal de “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”. Criado pelo designer Ryder Carroll, é uma ferramenta de organização e gestão de tempo.
Com o Bullet Journal para concursos, é simples gerenciar aulas, leituras, resolução de exercícios, simulados, filmes assistidos, videoaulas, leituras complementares e muito mais. Quer saber como funciona o  Bullet Journal para concursos? Confira na matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *