Mais do que higiene, saneamento é prioridade para o desenvolvimento

Kátia Côco, diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan
Kátia Côco, diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan

O saneamento básico é um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável, sendo indispensável para a promoção da saúde pública e a preservação do meio ambiente. Essa afirmação tem sido cada vez mais reconhecida pelo poder público. Nunca se falou tanto da demanda crescente por água como hoje, o que tem levado os gestores a uma constante atualização e modernização das ações voltadas ao saneamento.

No Espírito Santo, o setor está passando por uma fase de transição significativa, com foco na modernização dos sistemas e na resolução dos desafios existentes. A Cesan, como empresa responsável pelos serviços em 53 municípios capixabas, está concentrando esforços para aprimorar a gestão hídrica em todo o Estado.

Um dos pontos destacados nesse processo é a parceria estreita entre o governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento, e os municípios, que têm se mostrado fundamental para alcançar resultados positivos em prol da população capixaba. Essa colaboração tem permitido uma maior eficiência na execução de projetos e uma resposta mais ágil às demandas locais.

Os investimentos alcançarão um marco histórico em 2027, ultrapassando os R$ 4 bilhões. Nesse contexto, destaca-se que a Cesan estabeleceu como meta a universalização dos serviços para a Região Metropolitana para até 2026, antecipando-se em sete anos ao prazo estipulado pelo Marco Regulatório. Para isso, tem focado na expansão dos serviços, na melhoria da infraestrutura existente e na implementação de tecnologias mais eficientes.

Dentre as obras em andamento, está a construção da Barragem dos Imigrantes, uma iniciativa que visa fortalecer a segurança hídrica da região.

Além disso, há uma série de outras obras em diferentes estágios de desenvolvimento por todo o Estado, todas com o objetivo de promover melhorias significativas na infraestrutura de saneamento.

Mais do que uma questão de higiene, o saneamento básico é uma prioridade indiscutível para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Investir do setor, portanto, não é apenas garantir o acesso à água tratada e à coleta de esgoto, mas investir na saúde das pessoas, na valorização imobiliária e, acima de tudo, investir na qualidade de vida.

Kátia Côco

Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *