Robôs e IA vão ajudar a transformar o cenário hídrico do Espírito Santo

Thiago Furtado é diretor Operacional da Cesan

O Espírito Santo tem sido pioneiro na adoção de tecnologias inovadoras para garantir o abastecimento de água e promover o tratamento eficiente de efluentes.

Dentro desse cenário, o governo do Estado, por meio da Cesan (Companhia Espírito-Santense de Saneamento) anunciou R$ 145 milhões de investimentos na implementação de robôs e Inteligência Artificial para a substituição de redes de água, visando combater vazamentos na região da Grande Vitória.

Além disso, o poder público tem fortalecido parcerias estratégicas com empresas do setor privado para ampliar sua capacidade de investimento e promover a sustentabilidade.

Um exemplo é a colaboração com a ArcelorMittal para a utilização de água de reúso em processos industriais. Esse projeto inclui a construção de uma nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), representando o uso responsável dos recursos hídricos.

Outra medida importante é a construção de uma usina fotovoltaica em São Mateus, em parceria com a EDP, com um investimento de R$ 67 milhões. A ação reduzirá a dependência de fontes de energia não renováveis e marcará um novo momento no cenário energético local, aproveitando o poder do sol para gerar eletricidade limpa e sustentável.

É evidente que essas ações representam muito mais do que simples avanços tecnológicos. Refletem um compromisso com o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Ao adotar práticas inovadoras e colaborativas, a companhia fortalece sua posição como uma empresa de vanguarda no setor de saneamento, além de contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar dos capixabas.

Em um mundo onde os desafios ambientais são cada vez mais prementes, iniciativas como essas são indispensáveis.

A preservação dos recursos naturais e a promoção da sustentabilidade não são apenas responsabilidades das empresas, mas de toda a sociedade. Ao valorizar e apoiar esses esforços, podemos construir um futuro mais resiliente e equitativo para as gerações presentes e futuras.

Thiago Furtado

É diretor Operacional da Cesan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *