VII Encontro de Lideranças da Propaganda

VII Encontro de Lideranças da Propaganda – Mais de 800 profissionais e executivos, incluindo representantes de agências de propaganda regionais e nacionais, veículos de comunicação, dirigentes das principais entidades do setor, bem como da área acadêmica e demais segmentos do trade da publicidade, estiveram reunidos no final da semana passada, dias 19 e 20 de abril, no VII Encontro de Lideranças da Propaganda promovido em Campo Grande (MS) pela FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul (Sinapro-MS).

 

  

VII Encontro de Lideranças da Propaganda – O evento de abertura contou com cerca de 500 pessoas, e as três oficinas de capacitação das agências regionais receberam mais de 500 pessoas, o que fez do encontro um dos mais representativos dos mercados regionais.  Entre os dirigentes da indústria de comunicação estiveram presentes o presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), João Ciaco; o CEO das agências do grupo Publicis no Brasil, Orlando Marques; o presidente do CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão), Caio Barsotti; a diretora da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), Maria Célia Furtado; Luis Alberto Antonik e Rodolfo Machado Moura, ambos diretores da ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão); Ricardo Pedreira, diretor da ANJ (Associação Nacional de Jornais); Hiran Castelo Branco, VP da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e Pedro Martins Silva, presidente do IVC (instituto Verificador de Circulação). O prefeito de Campo Grande e outras autoridades compareceram ao evento de abertura.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  – O encontro contou com debates sobre temas de interesse do setor, como as licitações públicas, as mudanças nas leis que regem a propaganda e questões ligadas ao dia a dia das agências, como gestão, planejamento estratégico, criação, mídia, pesquisas, entre outros.  Já as oficinas “Gestão de Agência” – realizada por Antonio Lino, sócio-diretor da Agência Talent e diretor da Fenapro -, “Atendimento” – apresentada por GlaucioBinder, da Agência Binder -, e “Novas Mídias”, realizada por Bartira Pontes, da agência Borghierh/Lowe, receberam um número recorde de representantes das agências regionais, com salas lotadas. “Há uma demanda muito grande por informações e o encontro cumpriu o objetivo de ajudar na capacitação das agências locais”, afirma Ricardo Nabhan, presidente da FENAPRO.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  – O grande interesse sobre a legislação das licitações públicas ficou evidente na palestra da Dra. Helena Zóia, consultora da área jurídica da FENAPRO, que contou com a presença de dirigentes do Tribunal de Contas, Ministério Público, PMCG, Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande.  O presidente do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), Caio Barsotti, realizou reunião com representantes das agências e veículos do mercado regional, em que foram debatidos temas relativos à remuneração e às práticas do mercado.


  

VII Encontro de Lideranças da Propaganda – Outro momento importante do encontro foi a palestra “A importância da publicidade para o sucesso dos negócios”, realizada pelo presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e diretor de Marketing da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina, João Ciaco,(foto) e pelo  CEO das Agências do Grupo Publicis no Brasil, Orlando Marques, que aconteceu no evento de abertura do VII Encontro das Lideranças da Propaganda.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  – A mesa redonda “O que vem por aí” apontou, por sua vez, as tendências da indústria da comunicação, e teve a participação de Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro; de Maria Célia Furtado, diretora da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas); Rodolfo Machado Moura, diretor da ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão); Ricardo Pedreira, diretor da ANJ (Associação Nacional de Jornais); Hiran Castelo Branco, diretor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing); e Pedro Martins Silva, presidente do IVC (instituto Verificador de Circulação), bem como de João Ciaco e Orlando Marques.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  – Iniciativas importantes para o melhor funcionamento e desenvolvimento do mercado também foram apresentadas no encontro, caso da criação da Câmara de Arbitragem – que tem atuado com eficácia e agilidade no julgamento de processos envolvendo a indústria da comunicação, segundo relatou o Dr. Paulo Gomes, consultor do SINAPRO-SP, e o serviço IVC MPE – Micro e Pequenos Editores –, lançado recentemente pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação), que tornou mais acessível a auditagem  por veículos que possuem circulação de até 5 mil exemplares e faturamento de até R$ 2,4 milhões ao ano, segundo destacou Pedro Martins Silva, presidente do Instituto.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda e as licitações públicas – As licitações públicas e os investimentos do setor privado em publicidade confirmam o movimento de recuperação dos negócios regionais das agências de propaganda em grande parte das diversas localidades do País. Presidentes dos Sinapros de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pará, Pernambuco e Espírito Santo foram algumas das lideranças que confirmaram a recuperação dos negócios.  “O panorama da publicidade brasileira sinaliza crescimento em todo o Brasil. Embora em alguns estados o índice de expansão até agora seja um pouco inferior ao de 2011, trata-se de um desempenho mais sólido, com uma base mais consistente de anunciantes”, afirmou  Ricardo Nabhan, presidente da FENAPRO.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas – No Paraná, há cerca de dois meses o governo do Estado fez uma licitação para contratação de seis agências de propaganda, coisa que não acontecia há quatro ou cinco anos, conta Karl Gerlbeeck, presidente do Sinapro local. Entre os anunciantes privados, destaca-se o agronegócio, que vem investindo mais fortemente em comunicação.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas – Foi apresentado pelo Presidente do Sinapro-ES, Luiz Roberto Cunha,(foto) relatório do andamento das licitações ocorridas no período de 2011/2012, com destaque para o processo licitatório do Governo do Estado que esta em andamento. A diretoria do Sinapro-ES foi recebida antes do inicio do processo, pelo Secretário de Comunicação Sr. Ronaldo Carneiro, e apresentou a preocupação do mercado com os editais anteriores, que nao atendiam as Normas do Cenp, no que tange ao Anexo “B”. Mesmo com o amplo diálogo mantido com a Assessoria Jurídica  da Fenapro na pessoa da Dra. Helena Zóia e Dr. Paulo Gomes, (que estavam presentes em Campo Grande, e contribuíram com comentários ), não foi corrigido este item do edital, o que pode vir a acarretar atraso no processo e ate mesmo seu cancelamento. Também as concorrências da Vale, Samarco, Sebrae, Prefeitura municipal de Vila Velha e de Vitoria foram relatadas, sendo que nesta última, o dialogo mantido pela Secretaria de Comunicação, Beth Kfuri com os representantes do  Sinapro e da Abap, fornecendo o Edital para avaliação da Assessoria jurídica da Fenapro e acatando as sugestões apresentadas, dentre elas, a que impedia que uma mesma agencia viesse a vencer nos dois lotes, foi muito elogiado.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas – Em Minas Gerais, segundo Adolpho Resende Netto, presidente do Sinapro local, todos os governos estão realizando licitações dentro da lei 12.232, e cerca de R$ 200 milhões estão sendo licitados ou deverão ser até o final de julho. “Investimentos novos serão feitos em mídia, a partir destas licitações. O mercado está aquecido”, contou ele. Ele avalia ainda que no segmento privado, constata-se alguma cautela na área da construção civil e em veículos, em função do aumento da inadimplência do consumidor.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas – No Pará, segundo Marcus Pereira, presidente local, algumas licitações têm ajudado a movimentar o mercado, caso da realizada recentemente pela Vale do Rio Doce – esta um case exemplar de regionalização da propaganda, por contratar agências e mídia localmente – e do Banco da Amazônica, cuja licitação é aguardada em breve. O setor de varejo, após o período de retração dos primeiros meses do ano, também dá sinais de recuperação.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas  – Em Santa Catarina – estado onde a compra de mídia em 2011 foi de R$ 1,3 bilhão -, o setor de propaganda vive um momento muito favorável. O presidente do Sinapro-SC, Daniel Araújo, conta que as verbas licitadas pelo governo do Estado estão crescendo simultaneamente ao investimento dos anunciantes privados. “Conseguimos sair de uma verba do governo estadual de R$ 20 milhões, há oito anos, para R$ 109 milhões em 2012, ou seja, os investimentos mais do que dobraram em 20 anos e isto ajuda a qualificar as agencias”, afirma.  Já no setor privado, o Estado de Santa Catarina conta com fortes setores anunciantes, como o de cerâmica, calçadista e moveleiro.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas  – Em São Paulo, maior mercado de publicidade do País, o presidente do Sinapro-SP, Geraldo de Brito, observa que a movimentação do mercado se dá também na ampliação dos serviços oferecidos pelas agências. “Temos hoje uma grande diversidade de ações e estratégias de comunicação, com grande força no online – área que está crescendo muito e levando as agências a estruturarem equipes especializadas. É um movimento rico de integração on e offline, o que se constitui em um desafio no momento de intensa atividade das agências”, destaca Brito.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas  – Em Pernambuco, segundo Alexandre Oliveira, diretor do Sinapro-PE e VP da Fenapro da região Nordeste, constata-se outro movimento positivo, o da regionalização da propaganda. Alguns grandes anunciantes, como Johnson & Johnson, Baterias Moura, Caninha 51 e JAC Motors optaram pela contratação de agências locais, o que se deve à profissionalização e à alta qualidade dos serviços oferecidos.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas  -No Ceará, terceiro estado em aumento de verba regional de mídia, constata-se a entrada no Estado de grandes redes varejistas, concessionárias e incorporadoras, o que assegurou uma movimentação maior no volume de mídia veiculado. Segundo a presidente do Sinapro-CE, Ana Celina Bueno, o Sindicato, em conjunto com outras entidades, tem buscado estimular novos anunciantes por meio de várias ações, o que já vem surtindo resultado positivo.

VII Encontro de Lideranças da Propaganda  e as licitações públicas  – Na Bahia, segundo Paulo Coelho, presidente do Sinapro local, estão ocorrendo algumas licitações públicas que o Sindicato tem conseguido conduzir dentro das boas práticas. “No setor privado, embora o mercado imobiliário esteja menos aquecido do que 2011, os negócios estão mais consistentes neste primeiro quadrimestre, e o mercado automotivo também está bastante movimentado, com grande volume de anúncios”, afirma o presidente do Sinapro-BA, em cuja avaliação o segundo semestre, contudo, poderá ser influenciado pelas eleições municipais.

Veja abaixo  opinião de algumas das personalidades presentes sobre a importância do encontro:

Ricardo Nabhan (foto), presidente da Fenapro  – “O VII Encontro cumpriu o objetivo tanto de ajudar na capacitação dos profissionais das agências regionais, quanto de levar ao mercado de Campo Grande o debate de temas muito relevantes para a atividade da propaganda, como a legislação das licitações públicas, os desafios e avanços da regionalização dos mercados e as questões relativas às negociações e relacionamento entre as agências, anunciantes e veículos”. 

Caio Barsotti, presidente do CENP: “O evento foi vibrante e teve discussões bastante proveitosas. Parabenizo especialmente a Fenapro e o Sinapro local pela organização. A minha percepção é de que, a cada vez que se trabalha de forma focada nas questões inerentes às características dos mercados regionais, conseguimos avançar em alguns aspectos, compreender um pouco melhor esses mercados e acrescentar algum valor. Por exemplo, conseguimos identificar as necessidades e carências de cada região – que ficam mais evidentes nesses encontros – e também desenhar as oportunidades que existem.”

Luiz Roberto Cunha – presidente do Sinapro_Espírito Santo – O “peso” dos participantes ilustra bem a importância deste encontro. Estiveram presentes os representantes da ABA, CENP, ABERT, IVC, ANER e ANJ e ESPM, dentre outros. Descobrimos que os desafios que enfrentamos no Espírito Santo não são exclusividade nossa, e que, na realidade, nosso Estado vive um momento mais confortável que muitos estados brasileiros. A troca de experiência entre os Sinapros foi o ponto alto do encontro, e mostrou que temos ainda muito o que fazer para o crescimento do mercado capixaba de comunicação”. Fica o mérito para a Fenapro e para o Sinapro-MS, pela organização primorosa do maior Encontro de Lideranças Regionais da propaganda brasileira. O Próximo será em Julho no Piauí.

Hiran Castelo Branco, VP da ESPM: “Nossa participação no VII Encontro das Lideranças da Propaganda foi um passo importante para estreitar ainda mais a relação da escola com os mercados regionais. Vimos de perto o interesse vibrante daquele grande grupo de estudantes, o que é muito animador para nós, que temos a missão de formar os talentos da indústria da comunicação. A ESPM está sempre à disposição para ajudar os futuros profissionais das várias regiões do País.”

Orlando Marques (foto): CEO das agências do grupo Publicis no Brasil –  “Gostei muito do encontro. Os mercados regionais têm que ser mais ouvidos pelo pessoal de São Paulo. Há muito mais inteligência no regional do que o mercado de São Paulo conhece, e desenvolver estratégias regionais é muito importante também. À medida que há boas agências cuidando dos negócios fora de São Paulo, a propaganda se torna mais eficiente. É preciso usar mais isso.”

Pedro Martins, presidente do IVC: “Esta foi a primeira vez que o IVC participou do encontro de lideranças da propaganda, e para nós, foi uma experiência inédita. Esse tipo de encontro é muito importante, pois a tendência de regionalização é um foco que se tem buscado há alguns anos, tanto nos meios tradicionais e impressos, quanto nos digitais. Pudemos apresentar para as agências locais serviços que podem se constituir em uma vantagem competitiva, como o e-Media Planner, que permite acessar os dados do IVC pelo celular e pela internet, detalhados cidade a cidade, enquanto outros institutos alcançam apenas as regiões. Isto é uma ferramenta muito prática para a comunicação regional, e uma vantagem para as agências de menor porte.”

João Ciaco, presidente da ABA : “Adorei participar deste encontro de Campo Grande. Considero muito importante discutir a questão da regionalização, ver in loco o que está acontecendo nos mercados locais. Tivemos discussões muito proveitosas, de alto nível, o que é fundamental para a indústria da comunicação e para o mercado local.”

Maria Célia Furtado, diretora da ANER: “O encontro foi uma surpresa muito positiva. Não tinha noção de que o regional era tão forte. Pude encontrar pessoas de várias partes do País, de vários estados, e conhecer o mundo fora do núcleo de São Paulo. Também achei elevado o nível das palestras e dos participantes. Outra surpresa foi a presença dos jovens que participaram do evento de abertura, todos interessados, participativos e ligados no lado cultural da terra. Muito interessante ver isso, pois eles serão os novos publicitários”.

Ricardo Pedreira, diretor da ANJ: “Achei o evento extremamente positivo, a começar pela abertura, que teve uma presença muito grande de jovens estudantes. Para quem pretende ingressar neste mercado, é fundamental o conhecimento sobre como as coisas se dão na prática. Por outro lado, nas palestras, foi possível abordar diversos temas de interesse do mercado de comunicação, e não apenas da área de publicidade. Enquanto representante dos jornais, pude aprender bastante sobre os mercados regionais e agregar informações. Considero que encontros regionais como esse têm a grande qualidade de levar para diferentes regiões do País informações nacionais e depoimentos de lideranças que enriquecem o conhecimento dos profissionais dessas regiões. É um balanço extremamente positivo, e a Fenapro e Sinapro estão de parabéns”.

Fernando Manhães, diretor da Fenapro e Presidente da Abap-Espírito Santo – O VII Encontro Nacional das Lideranças Regionais realizado em Campo Grande foi muito esclarecedor: a propaganda regional veio para ficar e hoje não mais um movimento dos mercados menores e sim uma realidade dos principais anunciantes nacionais que dependem de suas performances, desta atuação diferenciada nestes mercados. A Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda tem tido um papel preponderante neste sentido e a realização deste encontro em Campo Grande, deixou claro  que as agências estão cada vez mais preparadas para responder as necessidades do mercado. Assim , o Espírito Santo também busca uma posi ção de destaque neste cenário em que o jogo é jogado onde as pessoas consomem e vivem .

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