Marisa apresenta #ChegaMais, movimento que consolida novo momento da marca

Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, com mais de 70 anos de história e presente em todas as regiões do país, anuncia um novo momento de marca com o conceito #ChegaMais. A Companhia, que começou a estruturação de turnaround desde 2017, com foco em oferecer cada vez mais soluções multicanais, apresenta o #ChegaMais, com o objetivo de se reconectar com suas consumidoras por meio de uma comunicação ainda mais moderna e clean e com foco total em produto e moda. O filme teve sua estreia no dia 9 de março, será veiculado nas redes sociais da marca e na TV aberta em rede nacional. Assinada pela agência Africa, a peça é estrelada pela cantora e influenciadora Lellê, que regravou o hit “Chega Mais”, de Rita Lee especialmente para a Marisa.  

Conceito é um convite para as mulheres se reconectarem com uma nova Marisa  – A nova versão da clássica canção de 1979, representa a proposta da Marisa de trazer mais energia, modernidade e uma pitada de alto astral para o novo momento. A escolha de Lellê não foi à toa, com apenas 24 anos, a atriz e cantora é um dos ícones da geração Z e inspiração quando o assunto é conquista, empoderamento feminino e pluralidade da mulher brasileira. “Nos últimos anos, estivemos focados em criar soluções que facilitem o dia a dia de nossa consumidora por meio da tecnologia e inovações, como Mbank, app Marisa, Clique e Retire, Programa Sou Sócia, Dark Stores, entre outras. De 1948 aos dias atuais, a Marisa acompanhou de perto todas essas transformações das necessidades da mulher brasileira e, por ser íntima e cúmplice dela, também foi se modificando, a fim de estar sempre conectada e próxima de suas clientes. O #ChegaMais é o nosso novo movimento, um convite para todas se reconectarem com nossos espaços físicos e digitais. Estamos animados com essa nova Marisa que se apresenta renovada e cheia de força e moda”, enfatiza Marcelo Pimentel, CEO da Marisa. Com o #ChegaMais, a Marisa recorre a sua sólida base de relacionamento de longa data com as mulheres de diferentes gerações, com a proposta de consolidar a união entre elas, para que juntas fortaleçam o debate sobre os dilemas das mulheres na vida moderna.

Desenvolvida pela agência Africa, comunicação é protagonizada pela influenciadora Lellê  – “Como uma marca que está na memória afetiva das brasileiras e tem legitimidade para abordar as questões femininas na sociedade, o conceito #ChegaMais, junto com este novo momento da Companhia, expõe que, além de entendermos a mulher contemporânea como ninguém, também oferecemos uma moda mais atual, que dialoga com nossas consumidoras, não somente pelos diferentes estilos, mas também por sua pluralidade, seja de corpos, cores, etnias, e tudo mais o que representa a mulher brasileira. Estamos animados com essa nova Marisa que se apresenta mais magenta do que nunca”, afirma Christianne Toledo, Diretora de Marketing da Marisa. “Criamos uma nova identidade visual para a Marisa a partir de códigos sólidos da marca. Focamos no M magenta de Marisa que, aliado ao conceito De mulher para mulher, formam um combo consistente de associação com a marca. Todo mundo que passar na rua, rolar o feed ou estiver vendo TV, vai identificar Marisa assim que bater o olho. E quem dá o show são os looks das novas coleções e a força das mulheres brasileiras retratadas na nossa campanha”, afirma Erico Braga, diretor de criação executivo da Africa. 

Visibilidade rosa choque  – Como parte da sua estratégia de mídia, além da ampla veiculação do filme produzido pela agência Africa em parceria com a produtora O2 Filmes, a marca também promove ações em mídias out of home (OOH), levando o seu magenta para diferentes pontos estratégicos e de grande circulação da cidade de São Paulo. O icônico da Sé, localizado na estação Sé na Linha 1-Azul, e o icônico da Consolação, na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, foram tomados pelo rosa choque da Marisa. Já o abrigo de ônibus quádruplo no famoso ponto da Avenida Paulista, 1.317 foi customizado com imagens e, à noite, recebe uma iluminação rosa, destacando a clássica cor da Companhia.

Filme da Marisa

FICHA TÉCNICA:

Agência: Africa
Título: Marisa | #ChegaMais
Anunciante: Marisa
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Marangoni / Erico Braga
Direção de Criação: Carolina Patrocínio
Criação: Maurício Lo Sardo / Mariah Assis / Bianca Fratus / Diego Viana /
Thomaz Marsiglia / Lorran Schoechet
Atendimento: Flávia Mesquita / Lívia Meyer
Mídia: Agnieszka Halina Porada / Heloísa Lima / Fabrício Nascimento / Ana Paula Zanette e Uiza Souza
Planejamento: Aldo Pini / Vanessa Patino
RTV: Rodrigo Ferrari / Juarez Lima
Produtora de Filme:
PRODUTORA DO FILME: O2
DIREÇÃO: Gabriel Dietrich
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Rafael Fortes / Flavia Zanini / Fernanda Figueiredo/ Tiemi Fujisi / Franco Cavezale
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Fernando Queiroz
ATENDIMENTO: Rejane Bicca / Malaika Cipriano / Ivan Caetano / Morgana Miranda
MONTAGEM: Rob / Ariel
PÓS-PRODUÇÃO / FINALIZAÇÃO: Felipe Andiolo / Rafaela Bittencourt / Eli Silva / Leonardo Vitorelli / Leticia Silmann
STYLING: Rodrigo Polack
MAKE HAIR: Camila Anac / Chris Mourelle
Produtora de Áudio:
Produção: LOUD +
Direção de produção de áudio: Gustavo Garbato + Fabio Smeili
Atendimento: Karina Amabile, Priscila Miranda, Hingrit Nitsche
Produção: Felipe Kim, Bernardo Massot, Henrique Guimarães, Hugo Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello
Finalizadores: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa,
André Gianini e Mauricio Canezin
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Ingrid Mabelle, Lara Fratucelli, Rafael Silvestrini e Leticia Nunes
Aprovação cliente: Christianne Toledo, Paula Oliveira, Adriana Teixeira

Para além do Dia Internacional das Mulheres: campanha da 99 homenageia motoristas com painéisApenas 35% das carteiras de motoristas expedidas no Brasil pertencem a mulheres, que são 21,5% entre todas as pessoas que dirigem legalmente por ruas e estradas brasileiras, segundo o Denatran. E não é somente atrás do volante que elas não estão representadas. Um levantamento feito pela empresa 99 também apontou que só 20% das ruas das cidades carregam nomes femininos. Para mudar essa lacuna na representação feminina, a 99 convidou artistas mulheres para retratar as motoristas parceiras da plataforma em painéis de arte urbana em seis cidades brasileiras. O projeto começa propositalmente no dia 09 de março, como uma reflexão da necessidade de abordar o tema o ano todo, e não somente no Dia Internacional das Mulheres

 

 

Artistas mulheres de seis cidades vão elaborar obras em espaços públicos para manter a reflexão da necessidade da representação femininaDesenvolvida pela 99 e com criação da agência CP+B, a ativação faz parte das ações que a empresa vem consistentemente desenvolvendo desde 2019 com foco na representatividade feminina e em manter ativa a reflexão sobre a participação das mulheres nos espaços públicos. A iniciativa também conta com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. “Estamos acostumadas a ver iniciativas voltadas às mulheres que se iniciam e terminam no dia 08 de março. Na 99 nós levamos essa conscientização adiante, atuando o ano todo em ações diversas para o público feminino. A ideia de arte urbana está alinhada com essa cultura, uma vez que as artes ganham visibilidade para além de uma data pontual, além de representarem as motoristas parceiras, que são mulheres que, diariamente, já estão tornando as cidades mais femininas”, Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99.

O ‘Minhocão’, em São Paulo, será o primeiro espaço a receber a intervenção urbana  – Os painéis irão ocupar espaços públicos em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) e serão pintados ao longo do mês de março. Em São Paulo, a obra fica em uma das empenas do Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como “Minhocão”, um dos pontos mais famosos da capital paulista, por ser uma importante conexão viária da cidade, também frequentado por inúmeras pessoas que buscam lazer aos domingos, e palco já constante de intervenções artísticas. “Em um país ainda marcado pela hegemonia masculina, é fácil imaginar as razões que levam a profissão de motorista ser tão pouco considerada por mulheres que buscam um ganho para seu sustento. Por considerar a luta pela igualdade de gênero uma bandeira, a ideia de um painel fixo é justamente marcar a importância do empoderamento feminino não é sobre o dia 08 de março e sim sobre todos os dias. Por isso, queremos que cada dia mais mulheres assumam as direções de suas vidas e dos seus carros”, diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99. 

 

Motorista homenageada em São PauloJaqueline Ramos Silva é motorista parceira há quatro anos e uma das homenageadas pela 99. Ela foi escolhida para fazer parte do movimento #ElasChegamJuntas, mais uma iniciativa do 99 Mais Mulheres, que tem como objetivo trazer mais segurança, liberdade e autonomia para motoristas parceiras e passageiras. Todos os dias, Jaqueline começa sua jornada às seis horas da manhã e roda 100 quilômetros por dia pela cidade de São Paulo. É formada em produção audiovisual, trabalhava com cinema, mas escolheu ser motorista de aplicativo depois de uma depressão ocasionada por uma crise profissional. “As pessoas sempre falaram que eu dirigia bem, então pensei: Por que não?”, conta. Foi fazendo corridas pela 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, que conseguiu se reerguer economicamente, emocionalmente e vislumbrar outras habilidades. “Conforme fui trabalhando comecei a perceber que tinha uma escuta empática e fiz curso de psicanálise. Agora já vou começar a atender, mas não pretendo parar de dirigir porque ser motorista de aplicativo me oferece uma renda para que eu possa continuar fazendo outras coisas que gosto”, destaca.

Por Cidades Mais Femininas  – Jaqueline é a homenageada do primeiro painel a ser finalizado, que será assinado pela artista visual Bea Corradi, paulistana de 35 anos que já utiliza seu trabalho como ferramenta de diálogo a temas relacionados ao universo da mulher. “O compromisso da 99 por mais mulheres nas ruas vai além da ocupação do espaço físico, é também sobre enaltecer as histórias e a força das mulheres que vão ocupar esses locais. Acreditamos que trazer à luz as histórias de vida dessas mulheres também é dar espaço”, Luciana Cardoso, ECD da agência CP+B Brasil. Há anos a 99 vem liderando iniciativas por mais visibilidade e representação das mulheres nas cidades. No ano passado, a plataforma impulsionou a campanha “Por Cidades Mais Femininas”, cujo objetivo foi dar luz à discussão sobre a importância de tornar os espaços públicos mais femininos. Um dos desdobramentos da campanha foi a produção de um vídeo manifesto que apresentava a vivência de cinco mulheres de profissões e classes sociais distintas, com experiências de vida importantes para a discussão do tema. Essas campanhas se somam a inúmeras ações do 99 Mais Mulheres, que tiveram início em 2019, como: o botão de denúncia contra violências em parceria com o projeto Justiceiras, a doação de corridas para Delegacias das Mulheres, o 99Mulher e o +Mulher360. “O direito à acessibilidade de ações empreendedoras, à mobilidade segura para trabalhar e se divertir deve abranger todas as pessoas, sejam elas passageiras, motoristas parceiras ou funcionárias da 99″, conclui Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99.

Ficha Técnica 

Título: Mais Mulheres — Grafites
Agência: CP+B
Cliente: 99
Produto: Institucional
CCO: Marcos Medeiros e André Kassu
Diretora Executiva de Criação: Luciana Cardoso
Diretor de Criação: Thiago Lins
Head of Art: Tiago Pinheiro
Criação: Karen Lopes, Diego Guerhardt, Tirzar Azevedo, Tiago Pinheiro, Robson Marques
RTVC: Moema Porro, Fernando Miranda
Estratégia e Dados: Renata Serafim, Michele Gruc, Lissa Magnago e Luisa Lancellotti
Atendimento: Wilson Negrini, Thiago Barboza, Luccas Pinheiro Sá
Mídia: Andrea Ferreira, Jaqueline Rodrigues Silva, Roberta Duarte, Anderson Oliveira, Luana Brito
Conteúdo: José Diniz, Marcela Calura, Harumy Yamaguchi e Natalia Soares
Projetos: Nathalia Beividas, Fernanda Wolff e Caroline Borges
PRODUÇÃO
Ficha Técnica SP
Curadoria e Produção Artística: Instagrafite
Artista: Bea Corradi
Curadoria: Marina Bortoluzzi
Coordenação de Produção e Consultoria: Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel
Produtora Sênior: Marcela Macário
Produtora de Campo: Amanda Alencar
Assistentes de Pintura: Afolego e André Hulk
Bombeiros: Leon Steeve, Jonathan Henrique e Thiago Silva
Administrativo-financeiro: Loraine Derewlany e Maria Augusta Orofino
Fotografia: Marcelo Pimentel
Produtora de filmagem: CURA
Diretor de filme: Julian Ed
Produção Executiva: André Bernardes
Produtor de filme: Biro
Direção de fotografia: Julian Ed e André Bernardes
1 AC: João Lucas
Logger: Caique Ribeiro
Chefe de Elétrica: Luis Otávio
Chefe de Maquinaria: Júlio Gonçalves
1 ass. Maquinaria: Reinaldo Chijo
Make: Joana Werica
Carro de Câmera: Atoniel Lima
Van de Elétrica: Carlos Eduardo
Van de Equipe: Cláudio Garcia
Aprovação pelo cliente: Juliana Biasi, Erika Aredes, Karinna Reis, Cleber
Paradela, Melina Adami e Mariana Araujo.

Huggies anuncia novo posicionamento em toda a América Latina – “Huggies é a marca do abraço e especialista em produtos para os cuidados com os bebês. Por isso, a marca caminha junto com as famílias na jornada de desenvolvimento e descobertas, tanto dos pequenos quanto dos adultos responsáveis por eles, oferecendo suporte e segurança durante toda essa trajetória. Nesse sentindo, estamos muito contentes com esse novo momento de Huggies no Brasil, com o reposicionamento diferenciado e inovador para a categoria. Vamos seguir oferecendo muita informação especializada e um portfólio com soluções completas para os cuidados infantis, com a sua combinação perfeita para deixar a pele do bebê ‘gostosinha’, da cabeça até a pontinha dos pés, incluindo linhas que vão desde a hora do banho ao momento da troca, com fraldas, lenços umedecidos e pomadas antiassaduras”, conta Carolina Gormezano, Head de Marketing de Huggies no Brasil. Com o intuito de gerar proximidade, a campanha passou por várias etapas de testes e validações com consumidores do Brasil e da Argentina e foi considerada por eles como “irreverente”, “empática” e “moderna”.

As campanhas de produtos serão repaginadas dentro da mesma linguagem  – Nela, Huggies abraça ainda mais as realidades utilizando famílias reais que respeitam as características étnicas e culturais de cada região, além de considerar a estruturação familiar homoafetiva, a parentalidade plural e a criança com deficiência. O reposicionamento global será lançado em fevereiro nos países da América Latina e do Caribe e permeará todas as ações de Huggies para os próximos anos. A partir desse lançamento, as campanhas de produtos serão repaginadas dentro da mesma linguagem, reforçando justamente esse diálogo da marca com as famílias, por meio do universo real dos seus bebês. “Estamos muito animados com essa comunicação inovadora e positiva para a rotina das famílias, em linha com cenas reais do que é estar junto com o bebê, protagonista do dia a dia das famílias. Com essa campanha, também reforçamos o nosso DNA inovador, mantendo a proximidade perene junto aos nossos consumidores”, complementa a executiva.

Manifesto “Bebê, Estamos Juntos Nessa”  – Criada pela Accenture Interactive, responsável pela conta LATAM de Huggies, a campanha começa com o manifesto da marca “Bebê, Estamos Juntos Nessa” — o principal conceito criativo que envolve recurso irreverente da fala com os bebês, posicionando a marca de maneira mais próxima e diferenciada. Para anunciar esse novo posicionamento simultaneamente na América Latina e no Caribe, que permeará a comunicação da marca durante os próximos anos, o plano de mídia contempla o manifesto “Bebê, Estamos Juntos Nessa” em TV aberta e fechada, ações nos pontos de venda, em ambiente digital e nos canais de Huggies, além de ativações com influenciadores e ações de PR coordenadas pela agência PROS. “Estamos muito acostumados a ver propaganda de fralda idealizando a relação entre pais e bebês. E essa não é bem a realidade, certo? A verdade é que enquanto o bebê descobre o mundo, os pais também se descobrem. É por isso, que tanto o tom leve da campanha, quanto a escolha de se direcionar ao bebê e explicar o mundo pra ele colocam a marca em uma posição relevante nesse universo”, contam os criativos da Accenture Interactive, Natália Mamede e Caio Scaff, responsáveis pela conta na América Latina. “Retratar famílias reais para o mercado da região tem o desafio cultural e de identificação também, duas coisas que são muito importantes para qualquer campanha hoje em dia. Por isso, desenvolvemos conceitos que fossem representativos para cada país e encontramos maneiras de incluir as características étnicas e culturais nas campanhas de cada localidade”, completa a dupla.

Filme da huggies

Ficha técnica Brasil

Agência: Accenture Interactive Brasil
Campanha: “Bebê, Estamos Juntos Nessa”
Anunciante: Huggies
CCO: Eco Moliterno
Heads de Criação: Caio Scaff, Natália Mamede
Criação: Lucas Negreiros, Vinicius Chiconato, Rafael Naletto, Daniel Rocha, Adriana Barreto
Produção: Leonardo Barbosa, Andressa Caruso, Michele Pavão, Mariana Matos
Atendimento: Camila Andrade, Bernardo Bastos, Jackeline Borges, Luísa Martins, Emerson Batista, Luis Gaspari
Estratégia: Henry Mira, Vinicius Nakashima, Marcelo Chabes
Mídia: Rogério Beraldo
Aprovação do Cliente: Fernanda Dayan, Victoria Menezes, Juan Felipe Ojeda
Agência de Comunicação e PR: PROS
Direção de Criação: Maria Claudia Mestriner, Kátia Santos, Thiago Aranha
Planejamento: Maria Claudia Mestriner
Direção de Arte: Kátia Santos, Vitoria Bernardes
Redação: Maria Confort
Atendimento: Lucilene Claudino, Liliane Cavalcante, Nathalia Machado, Camila Pelicano, Gabriela Lemos, Rayssa Arieta
Produção: André Patricio, Mariana Campanha
Produtora de Filme: O2
Direção: Kitty Bertazzi
Produção Executiva: Rafael Fortes, Gustavo Nogueira
Direção de Fotografia: Fernando Bertoluci
Direção de Arte: Helena Ganzert
Atendimento: Rejane Bicca, Ivan Caetano, Malaika Cipriano, Thaís Escobar
Montagem: Alice Bento, Rafa Costa
Pós Produção/ Finalização: O2 Pós
Produtora de Áudio: SQUAD
Produção Executiva: Dario Forghieri, Zi Nammur
Produção Musical: Dario Forghieri, Zi Nammur
Sound Design: Equipe Squad
Mixagem: Marcos Di Cunto
Coordenação de Áudio: Karina Coviello
Locução: Geraldo Cortes

Mike´s entra no mundo da cerveja para falar com quem está em busca de novos sabores  – Nem só de cerveja é feito um rolê! Se o assunto é diversão e encontro entre amigos, Mike’s vai mostrar que as possibilidades estão ao alcance de toda a galera. Afinal, você tem todo o direito de não estar tão a fim de tomar uma cerveja, não é mesmo? Em ação inédita nas redes sociais, a marca entra no espaço de grandes rótulos cervejeiros para mostrar que é a alternativa perfeita (e saborosa!) para quem não quer abrir mão da curtição.  Mas como isso vai acontecer? Pronta para beber e feita com vodka e suco de limão de verdade, Mike´s estará em posts de marcas como Brahma, Skol, Budweiser e Spaten, reforçando o conceito de que pode estar em qualquer lugar onde a cerveja esteja, como uma opção saborosa para deixar qualquer momento ainda mais gostoso e refrescante. 

 

 

 

Drink pronto para beber, de vodka com suco de limão, chega para provocar os consumidores e mostrar que pode estar em qualquer lugar “A categoria de Drinks prontos vem crescendo com muita força no Brasil e Mike’s é um drink super saboroso e refrescante e chega para mostrar que a diversão continua, mesmo quando você não está tão afim de tomar uma cerveja. Dessa vez, vamos nos unir às marcas de cervejas para mostrar que novos sabores podem conquistar o paladar de muita gente”, conta Annelise Alves, Head de Mike’s Hard Lemonade no Brasil. “Com Mike’s a diversão está em todos os lugares!”, completa.  “Desenvolvemos um trabalho junto com a FCB NY focado em apresentar a marca como uma parceira na situação de consumo de cerveja”, explica Elton Longhi, VP de Marcas & Negócios da FCB Brasil. “Para mostrar como Mike’s é a opção para quem quer continuar na roda dos cervejeiros, mas gosta de uma bebida mais leve e refrescante,  Mike’s vai invadir os perfis das famosas cervejas da Ambev e provar que dá para todo mundo se divertir junto”, complementa.”  A ideia da campanha é provocar os consumidores a experimentar o novo e provar que Mike’s pode (e vai) estar em todos os lugares que a cerveja estiver. Prático e leve, Mike´s Hard Lemonade está disponível em todo o Brasil, nos sabores Tangerina, Limão e Pitaia. Basta gelar, abrir e consumir. 

Ficha Técnica    

Agência: FCB Brasil
Cliente: Ambev
Produto: Mike´s Hard Lemonade
Título: Onde tem cerveja, pode ter mike´s
Estratégia, criação e conteúdo: FCB Brasil e FCB NY
Abby Kiefer, Alexandre Abrantes , Alexandre Vasquez, Amy Elkins, André Crystobal, Anna Martha, Ashley Read, Bianca Paiva, Bibiana Saldanha, Carolina Venancio, Danilo Boer, Diogo Mattos, Eduardo Gardini, Elton Longhi, Fernanda Geraldini, Fernanda Yoshimura, Gabriel Schmitt , Gustavo Zilles, Jack Lodge, James Friedman, Jamie Rutherford, João Paulo Cardoso, Logan Butler, Marcelo Rizerio, Mateus Madureira, Megan Bundy, Michael Aimette, Michael Schonfeld, Pedro Araujo, Pedro Ramos, Potyra Santos, Ricardo John, Renata d’Avila, Renata Reigota, Rodrigo Almeida, Ronaldo Silveira, Samira Ansari, Sean Kittredge, Tássia Massumi, Tiago Santos, Waner Almeida.
Produtoras: El Amarillo, Draftline.
Aprovação do cliente: Annelise Alves, Caitlin Partridge, Daniela Cachich, Eugenia Zagallo, Gabriela Gallo, Guilherme Poyares, Lucca Amorim, Thiago Zanettini.

 

Johnnie Walker e a  Women Fiendly iniciam movimento antiassédio em bares – A marca de whisky Johnnie Walker e a startup Women Friendly, que certifica espaços como livres de assédio e amigos da mulher, promovem um movimento  antiassédio em bares do Brasil, a partir deste mês. Com objetivo de criar espaços mais seguros para o público feminino trabalhar e consumir, a iniciativa conta com treinamento de equipes, implementação de protocolos de segurança e um canal de denúncia administrado pela Women Friendly. Para começar, são 40 estabelecimentos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, que, após a conclusão do processo, passam a atuar com o selo Women Friendly, um reconhecimento de que atingiram à meta, no que diz respeito ao combate ao assédio, especialmente na conscientização e prevenção. Além disso, a marca disponibiliza 1000 treinamentos para os profissionais da área – bartender, garçons e gestores dos bares – gratuitamente. O curso é uma imersão online e os interessados devem se cadastrar no site www.barsemassedio.

Pesquisa ouviu digitalmente  2.221 mulheres –  No último mês, uma pesquisa sobre o tema, conduzida pela marca e liderada pela Studio Ideias, ouviu digitalmente 2.221 mulheres – maiores de 18 anos de todo o país – e traz dados impressionantes: 66% delas afirmam terem sido assediadas em bares, restaurantes e casas noturnas; entre as mulheres que trabalham ou já trabalharam nesses ambientes, o índice sobe para 78%. Mais da metade das entrevistadas (53%) já deixaram de ir a um bar ou balada por medo de assédio. Apenas 8% frequentam regularmente esses locais sozinhas. Treze por cento nunca se sentem seguras em bares e restaurantes. A sensação de segurança só aumenta quando estão em grupos de amigos e amigas (41% dizem se sentir seguras assim). Entre as mulheres que vivenciaram situações de assédio nesses locais, 40% relatam que já foram seguradas pelo corpo (braço, cabelo etc) por não terem dado atenção.  Sobre o assédio vivido, 49% sentiram impotência diante da circunstância. Segundo elas, 93% das agressões foram feitas por clientes dos estabelecimentos. A absoluta maioria não denunciou as agressões (89%) e 35% nem pensaram em denunciar o assédio, dessas, 24% por não saber como, 18% por ter medo e 17% por vergonha.

Novos passos que abrem caminhos – É necessário agir em prol do progresso coletivo. E garantir às mulheres o direito de se divertir ou trabalhar em segurança é fundamental”, comenta Juliana Ballarin, Diretora de Marketing do Scotch para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo. Hoje 30% dos consumidores de whisky no Brasil são mulheres. Junto com os bares, a Diageo recebe a certificação Women Friendly tornando-se a primeira empresa de bebidas a ter o selo, o único no mercado a reconhecer as empresas comprometidas com o público feminino a partir do combate ao assédio.

66% das brasileiras afirmam terem sido assediadas em bares e restaurantes -Realizada na segunda quinzena de fevereiro de 2022 por Johnnie Walker e pela startup Women Friendly, a pesquisa inédita “Bares sem Assédio”, liderada pelo Studio Ideias, traz dados impressionantes sobre a realidade das mulheres que trabalham ou se divertem em bares e restaurantes. A amostra ouviu digitalmente 2.221 mulheres maiores de 18 anos no País. Dessas, 66% afirmam terem sido assediadas em bares, baladas, restaurantes ou casas noturnas. Entre as mulheres que trabalham ou já trabalharam nesses ambientes, o índice sobe para 78%. Para ajudar a transformar esse cenário, Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo – empresa líder na produção de bebidas alcoólicas premium, age em prol do progresso coletivo e coloca nas ruas uma iniciativa inédita que tem como objetivo combater o assédio, criando espaços mais seguros para o público feminino trabalhar e consumir. 

Johnnie Walker acredita que é preciso dar passos ousados em prol do progresso coletivo  – Em parceria com a Women Friendly, startup que certifica empresas, bares e festivais como ambientes amigos da mulher, livres de assédio, a partir deste mês, a marca vai custear a certificação de 40 estabelecimentos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife com o selo Women Friendly, além de oferecer, gratuitamente, capacitação de 1000 profissionais da área que tenham interesse em obter informações sobre como tornar os ambientes mais seguros para as mulheres. “Johnnie Walker acredita que é preciso dar passos ousados em prol do progresso coletivo. Por isso, iniciamos um movimento antiassédio em bares levando mais conhecimento e educação sobre o tema, por meio da Women Friendly. Hoje 30% dos consumidores de whisky no Brasil são mulheres”, comenta Juliana Ballarin, Diretora de Marketing do Scotch Portfólio para Paraguai, Uruguai e Brasil.

A sensação de segurança só aumenta quando estão em grupos de amigos e amigas  – A pesquisa traz dados que merecem atenção. Mais da metade das mulheres entrevistadas (53%) já deixaram de ir a um bar ou balada por medo de assédio. Apenas 8% frequentam regularmente esses ambientes sozinhas. Treze por cento delas nunca se sentem seguras em bares e restaurantes. A sensação de segurança só aumenta quando estão em grupos de amigos e amigas (41% dizem se sentir seguras assim). Entre as mulheres que vivenciaram situações de assédio nesses locais, 40% relatam que já foram seguradas pelo corpo (braço, cabelo etc) por não terem dado atenção. Sobre o assédio vivido, 63% afirmam terem sentido raiva e 49% impotência diante da circunstância. Segundo as entrevistadas, 93% das agressões foram feitas por clientes dos estabelecimentos. A absoluta maioria não denunciou as agressões (89%), dentre elas, 35% nem pensaram em denunciar o assédio, 24% por não saber como, 18% por terem sentido medo e 17% por terem sentido vergonha. “É necessário agir em prol do progresso coletivo. E garantir às mulheres o direito de se divertir ou trabalhar em segurança é fundamental”, completa Ballarin. 

A Diageo recebe a certificação Women Friendly tornando-se a primeira empresa de bebidas a ter o selo  – Para viabilizar o movimento de bares sem assédio, as casas participantes estão recebendo treinamento para capacitar toda a equipe, incluindo os donos dos bares, além da implementação de protocolos de segurança, como o canal de denúncia administrado pela Women Friendly. Após a conclusão do processo, os bares passam a atuar com o selo Women Friendly, que atesta o ambiente livre de assédio. “Nosso trabalho consiste em desenhar essa jornada de transformação cultural treinando líderes e funcionários para que saibam identificar, prevenir e intervir diante de situações de assédio. Também garantimos que os canais de denúncia sejam eficientes e acolhedores. Esses são alguns dos requisitos para que as empresas recebam a nossa certificação anual”, comenta Ana Addobbati, cofundadora da startup. Junto com os bares, a Diageo recebe a certificação Women Friendly tornando-se a primeira empresa de bebidas a ter o selo, o único no mercado a reconhecer as empresas comprometidas com o público feminino a partir do combate ao assédio.

Treinamento e certificado para 1000 profissionais de bares

Para colaborar com essa mudança de comportamento e no combate ao assédio, Johnnie Walker irá disponibilizar, no mês de março, 1000 treinamentos para os profissionais da área de bares e entretenimento – bartender, garçons e gestores dos bares -, gratuitamente. O curso é uma imersão online e os interessados devem se cadastrar no site www.barsemassedio

Ações em prol de causas femininas – no mesmo período do ano passado, para promover a equidade de gênero, Johnnie Walker adquiriu 1700 livros “Quem tem medo do feminismo negro?”, da filósofa Djamila Ribeiro, integrante do seu time criativo, e distribuiu gratuitamente no The Bar – site oficial Diageo – junto com a venda dos produtos da linha Johnnie Walker – e, também, para uma lista de CEOs responsáveis por decisões importantes em grandes empresas. Além disso, parte do lucro da venda de Johnnie Walker foi destinada para a Casa Preta Hub – instituição fundada por Adriana Barbosa – a fim de incentivar o empreendedorismo de mulheres. A ação possibilitou a capacitação de mulheres negras por meio do curso de formação para bartenders do projeto Learning For Life do Instituto Diageo.

Sobre a Women Friendly  –  Fundada em 2017 pelas empreendedoras Ana Addobbati e Nathália Waldow, a Women Friendly certifica empresas, bares e festivais como ambientes amigo da mulher, comprometidos contra o assédio. Por meio de treinamentos e implementação dos protocolos de segurança, a startup busca criar espaços seguros para o público feminino. A ideia de criar a Women Friendly veio de uma situação de assédio vivida pela co-fundadora Ana. A partir disso, ela começou a investigar dados e estatísticas sobre o assunto, que se mostravam alarmantes. Por outro lado, percebeu que o combate ao assédio poderia favorecer economicamente as empresas. Com a expertise da sócia Nathália Waldow, advogada empresarial, a startup passou a ter o diferencial de estruturar suas ações, treinamentos e protocolos baseados nas leis e jurisprudências existentes no país. É a única certificação do mercado que reconhece empresas comprometidas com o público feminino a partir do combate ao assédio.

Processo de certificação – As certificações de empresas e dos estabelecimentos são pautadas por constantes processos de fiscalização e educação. Lideranças e funcionários recebem treinamentos e toda equipe entra em contato com o protocolo de atuação de segurança, com embasamento jurídico, protegendo vítimas, empresas e estabelecimentos.  A Women Friendly oferece ainda auditoria da aplicação das boas práticas e assistência e mediação em caso de conflito com o cliente. Durante o processo, é criado um canal de denúncias e acolhimento adequado às vítimas. Após todo o processo, a empresa/ estabelecimento é certificado. O selo de ambiente livre de assédios é fixado em diversas áreas dos estabelecimentos envolvidos, com sinalização de onde os clientes e funcionários poderão fazer suas denúncias, com a garantia de um canal seguro.

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