GUT assina a campanha ‘Todo Mundo é Garoto Propaganda da Garoto’

GUT assina a campanha ‘Todo Mundo é Garoto Propaganda da Garoto’ – A Garoto lança campanha ‘Todo Mundo é Garoto Propaganda da Garoto’ e chama consumidores da marca para protagonizar a propaganda.

Além disso, Nestlé quer reforçar que tem a caixa de bombom mais vendida do Brasil, de acordo com levantamento da Nielsen Retail Index.

A campanha começou com spoilers em social teasers, em dezembro, e agora será oficialmente lançada com quatro filmes. Em cada filme, um consumidor e um bombom da marca serão protagonistas.

Tem amante de Caribe que tatuou o bombom no braço, a menina que carrega Baton em tudo que é lugar, o Crocante lover que trocaria até a irmã por um monte de bombom, e a romântica chocólatra que até contrataria um carro de som para fazer uma serenata para o Serenata de Amor.

Campanha reforça a relação dos consumidores com os tradicionais chocolates da marca – “A Garoto é uma marca que se orgulha de ter uma conexão próxima com seus consumidores. Com mais de 90 anos de existência, a marca foi pioneira em caixa de bombons no mercado e se tornou memorável por oferecer experiências únicas para seus fãs”, conta Marcos Freitas, Gerente de Marketing da Nestlé Brasil.

“A Garoto tem orgulho de ser Brasileira e exalta a paixão dos consumidores por seus chocolates. Por isso, de forma autêntica lança essa campanha, reforçando a grandeza da marca e a ligação com seus consumidores em uma relação que passa de geração para geração”, finaliza.

A real é que todo mundo é garoto propaganda da Garoto – Os filmes serão veiculados em redes sociais e haverá também OOH em diversas cidades do Brasil, com comunicações que mexem com a memória afetiva do público a partir dos tradicionais bombons garotos.

“A real é que todo mundo é garoto propaganda da Garoto. A gente só tornou isso oficial, chamando os fãs da marca pra campanha. Essa relação próxima da Garoto com o brasileiro não é de hoje, só mudou o jeito de acontecer: agora com declarações apaixonadas nas redes sociais”, afirmam Gabriella Marcatto e Diego Ferrite, Diretores de Criação da GUT São Paulo.

Ficha Técnica

AGÊNCIA: GUT São Paulo
Anunciante: Nestlé
Produto: Garoto
Título: Garoto propaganda da Garoto
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux, Murilo Melo
Creative Directors: Gabi Marcatto, Diego Ferrite
Creatives: Rafael Kaminart, Wally Oliveira
Social Creatives: Bruna Dahmer, Ana Carolina Nunes, Clécius Gonzaga
Managing Director: Valéria Barone
Head Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Dolores de Pauli
Account Manager: Andrio Foppa, Guilherme Moliterni
Account Supervisor: Giovanni Napoli
Account Executive: Milena Cruz
Head of Strategy: Amanda Agostini
Planning Director: Mercedes Baruso
Planning Manager: Tiago Tuiuiú
Head of Content: Patrícia Moura
Business Intelligence Director: Tiago Storni
Content Strategy: Marcos Vinicius Oliveira e Rafael Fontenelle
Head of Operations: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Production Manager: Thais Schroder e Milaine Almeida
Producer: Diogo Soares
Co – Head of Media & Effectiveness: Douglas Silveira
Senior Media Manager: Paola Bastos
Media Supervisor: Jayane Lopes
Media Assistant: Bianca Pirane
Produtora de imagem: Corazon Filmes
Diretor de cena: Bruno Shintate
Diretor de Fotografia: Bruno Tiezzi
Diretora de Arte: Isadora Morente
Assistente de Direção I: Amanda Fernandes
Assistente de Direção II: Eugênio Silveira
Direção Executiva: Renato Chabuh e Igor Ferreira
Atendimento: Luisa Ferreira, Taís Bastos, Carol Azambuja e Flávia Magaly
Equipe de Coordenação de Produção: Dani Oliveira e Dani Mazer
Diretor de Produção e Produção: Raphael Reitano
Coordenadora de Pós-Produção: Nayla Kols
Assistente de Pós — Produção: Miguel Lima
Finalizador: Lucas Aires
Montador: Tiago Ferracini
Pós-Produção: Studio Horda
Color: Inti. Color
Fotógrafo: Paulo Barros
Assistente de fotografia: Marcelo Cucatti
Assistente de fotografia: Peter Casale
Conteúdo digital: Bernardo Enoch
Atendimento e coordenação: Casas Produções
Produtora de Áudio: Pingado Áudio
Direção Musical: Will Bone
Produção Musical: Vitor Zafer
Finalização: Lucas Weingaertner e Fábio Mancuso
Produção Executiva: Lu Novelli.
Atendimento: Guilhermina de Paula e Lu Novelli.
Coordenação de produção: Carol Oliveira e João Pedro Juknevicius
Locutor: Marcelo Campos
Aprovação do cliente:
Gerente Executiva de Marketing : Mariana Marcussi
Gerente de Comunicação: Rafael Berenguer
Gerente de Marketing: Marcos Paulo Vigiani

Programa de verificação de anúncios da Integral Ad Science vai ao ar com Netflix – Integral Ad Science (Nasdaq: IAS), líder global em qualidade de mídia digital, lançou hoje a verificação de visibilidade e tráfego inválido para o plano suportado por anúncios da Netflix (Nasdaq:NFLX), após o anúncio da parceria em 2022.

Essas soluções garantem que as campanhas publicitárias em execução na Netflix sejam entregues sem fraude e sejam vistas por espectadores reais.

O programa independente de verificação de anúncios de terceiros da IAS para a Netflix vai muito além das classificações de televisão tradicionais, permitindo que marcas e agências obtenham informações sobre o alcance e o engajamento da campanha.

Os principais benefícios da solução incluem: Relatórios independentes de terceiros na plataforma IAS Signal; Maximização de insights por meio da identificação de tendências e otimização de campanhas com base no engajamento e Medição consistente em compras de mídia para entender o desempenho em todo o ecossistema digital.

“Os profissionais de marketing agora têm novas ferramentas poderosas para garantir que os anúncios exibidos na Netflix envolvam os espectadores”, disse Lisa Utzschneider, CEO da IAS.

“Ao lançar esta parceria, os anunciantes podem investir com confiança enquanto buscam expandir suas estratégias de mídia para o inventário premium da Netflix.” O programa de verificação da IAS para Netflix agora está ativo em todos os 12 países com anúncios da Netflix e em todas as plataformas – televisões conectadas, computadores e dispositivos móveis.

Nova campanha da Unimed-Rio, criada bela Binder, reforça o conceito “Faça planos. Mas viva o hoje” – A Unimed-Rio estreia nova campanha publicitária. Sob o conceito lançado em 2022 “Faça planos. Mas viva o hoje”, a ideia é continuar estimulando as pessoas a aproveitarem os momentos da vida e viverem o presente, com um olhar especial para o estilo de vida carioca.

A campanha assinada pela agência Binder apresenta diversas situações outdoor que mostram a cidade e seu lifestyle, enquanto as cenas indoor destacam os momentos de cumplicidade e a importância dos detalhes que realmente importam: família, amigos, amor e diversão.

Todas as peças têm uma ligação indireta ou até mesmo direta com o projeto Mude 1 Hábito da Unimed – “Continuar em 2023 com o conceito lançado no ano passado é sinônimo da força que ele teve e da potência que vemos nele. Estamos explorando neste ano novas situações e cenários deste conceito, mostrando que é importante fazer planos para poder se sentir tranquilo para viver os momentos simples e especiais da vida”, afirma Mauro Madruga, superintendente de Mercado e Operações da Unimed-Rio.

“Todas as peças têm uma ligação indireta ou até mesmo direta com o projeto Mude 1 Hábito da Unimed, que estimula a mudança de comportamento para uma melhor qualidade de vida”, explica Igor Binder, gestor de Contas da Binder.

A campanha tem forte presença no digital – A produção audiovisual é dedicada aos meios de DOOH (Digital Out Of Home) e digital, com vídeos curtos emocionais e funcionais, além de belas fotos das mesmas situações para o OOH. A campanha abrange ainda outras mídias e formatos dedicados ao rádio.

A campanha será lançada no dia 20 de março no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com MUBs (mobiliários urbanos), bancas digitais e painéis, além de forte presença no digital e mídias de influência carioca, dando continuidade ao trabalho iniciado pela marca há alguns anos.

FICHA TÉCNICA:

Agência: Binder
Cliente: Unimed-Rio
Campanha: Institucional
Aprovação no Cliente: Mauro Madruga, Rafael Oliveira, Débora Nassif, Felipe Ribeiro, Luan Gouveia e Guilherme Quadra
VP de Criação: Marcos Apóstolo
Supervisor de Criação: Leandro Euzébio
Criação: Marcelo Andrade, Alex Bitencourt e Leandro Euzébio
Head Digital: Alex Paulo
Criação Digital: Alex Paulo, Danilo Mello e Carolina Cunha
Atendimento: Igor Binder, Barbara Reais e Michelle Barros
Planejamento: Lucas Daibert e Rodrigo Salles
Mídia: Claudio Romano, Nicole Ribeiro, Lorraine Nalin, Raquel Soares, Fabio Dias e Kamila Alves
Conteúdo: Bruna Maba e Caroline Paiva
Produtor Gráfico: Marcello Pignataro
Produção e RTV: Gabriella Cardoso e Nathalia Freitas
Produtora: Storm Filmes
Diretor do Filme: Bruno Senna
Produtora de Áudio:  Pinguim

Coach apresenta “In My Tabby” campaign – A Coach apresenta “In My Tabby”, uma campanha que celebra os momentos decisivos que nos tornam quem somos, apresentando a silhueta icônica da marca, a bolsa Tabby.

Dirigido e fotografado por Charlotte Wales, a campanha reforça a mensagem de que o que carregamos nos fortalece por meio das narrativas pessoais da Coach Family, incluindo Lil Nas X, Camila Mendes, Kōki e Wu JinYan.

“In My Tabby” conta essas histórias através das lentes da identidade, evolução constante e as jornadas do elenco para se tornar tudo o que são hoje.

Reimaginando e rompendo o fenômeno popular “What’s In My Bag”, a campanha redefine o que carregamos não apenas em termos de objetos físicos, mas emoções — as experiências, jornadas pessoais e aspirações que moldam quem somos — que carregamos conosco enquanto nos moldamos.

Nos filmes, Lil Nas X explora suas futuras aspirações criativas, Camila Mendes compartilha sua história de aceitação dos seus múltiplos eus como uma atriz brasileira-americana; Kōki lança luz sobre a tentativa de novos caminhos na vida; e Wu JinYan discute como transformar os desafios da carreira em oportunidades.

No centro da história está o Coach Tabby – Histórias de coragem autênticas e acessíveis, essas jornadas capturam a mensagem emocional da autocriação central de “In My Tabby” — para inspirar o público a expressar e explorar tudo o que ele é.

A campanha também redefine a moda como uma plataforma para contar histórias humanas e as bolsas como símbolos de algo muito mais significativo do que estilo ou status.

No centro da história está o Coach Tabby, um ícone moderno que a casa reinventou para o espírito de individualismo, fluidez e auto-expressão corajosa da próxima geração.

Idealizado pelo Diretor Criativo da Coach, Stuart Vevers, como uma reimaginação de uma bolsa ícone dos anos 70 e apresentando Signature hardware da Coach, a Tabby captura a quintessência da linguagem de design americano de caráter e artesanato da marca para uma nova geração.

Explorado nos últimos anos em uma infinidade de interações estéticas, Tabby também conquistou ressonância cultural por meio do TikTok, onde ganhou seguidores mundo afora.

Objetivo de romper com a abordagem tradicional de colocar a marca no centro de tudo – “Sempre acreditei que a moda deveria ser mais do que apenas estilo, deveria ser uma comunidade e criar espaços seguros onde as pessoas se sintam livres para se expressar”, disse o diretor criativo da Coach, Stuart Vevers.

“‘In My Tabby’ reúne nossa Família Coach e colaboradores para celebrar histórias de criatividade e coragem que incorporam nossa visão da Coach para inspirar as pessoas a expressarem totalmente quem são”, completou.

“’In My Tabby’ é uma continuação de nossa jornada para contar histórias e conectar-se emocionalmente com nosso público por meio do Courage to Be Real, o propósito de nossa marca focado em inspirar a autoexpressão corajosa e explorar tudo o que você é”, disse Coach Global Diretor de Marketing e Presidente da América do Norte, Sandeep Seth.

“Hoje, estamos apenas no início dessa jornada, com o objetivo de romper com a abordagem tradicional de colocar a marca no centro de tudo, mudando nosso foco para o consumidor. Nosso objetivo é criar uma conexão emocional com os consumidores da Coach por meio de histórias baseadas em insights sobre suas vidas — e criando experiências humanas em cada ponto de contato nos canais. Com tudo o que fazemos, queremos inspirar as pessoas em todos os lugares a terem confiança para se expressarem à sua própria maneira.”

A Coach também apresentará um novo serviço “Made to Order Tabby” – Além disso, a Coach dará vida a “In My Tabby” em todo o mundo com experiências inspiradas na mensagem da campanha.

As experiências incluem uma série de pop-ups coloridas e ativações onde os clientes podem explorar e descobrir a bolsa Coach Tabby que melhor se adapta à sua personalidade e estilo, além do metaverso criado para a Metaverse Fashion Week da Decentraland neste mês, onde os usuários entram em uma bolsa Coach Tabby e descobrem um mundo onde podem interagir com artistas digitais e colecionar wearables Coach Tabby projetados em colaboração com a plataforma de moda AR Zero10.

A Coach também apresentará um novo serviço “Made to Order Tabby”, onde os clientes podem projetar sua própria Tabby como uma escolha de couro, cores e hardware – oferecendo a experiência de luxo tradicionalmente exclusiva de projetar sua própria bolsa para os clientes a um preço acessível, destacando ainda mais a Coach Tabby como a bolsa que é verdadeiramente para todos.

Com base na missão Courage To Be Real de Coach, lançada no outono passado, “In My Tabby” transforma o papel da campanha da marca em um veículo poderoso para contar histórias humanas conectadas por um propósito compartilhado.

Parte de uma mudança decisiva integral para a visão mais ampla Coach de Expressive Luxury e sua visão de evoluir para uma plataforma para a auto-expressão da próxima geração, a campanha visa criar relevância emocional com sua geração Z e o público-alvo mais jovem da geração millenials – conforme refletido em sua classificação recente no The Lyst Index: Marcas mais quentes da moda.

CRÉDITOS DE FILME E FOTOGRAFIA:

Diretor e Fotógrafo: Charlotte Wales
Designer de cenário: Lauren Nikrooz
Estilista: Clare Byrne
Diretor de Movimento: Stephen Galloway
Cabelo: Coree Monero (Lil Nas X), Owen Gould (Camila Mendes), Rie Shiraishi (Kōki), Cici Wang (Wu Jinyan)
Maquiagem: Grace Pae (Lil Nas X), Jen Tioseco (Camila Mendes), Rie Shiraishi (Kōki), Cici Wang (Wu Jinyan)
Unhas: Temeka Jackson (Lil Nas X), Vanessa Stern (Camila Mendes)
Agência Criativa: Save Our Souls
Estratégia Criativa: Mandai Loop

MÍDIA SOCIAL

Coach; #InMyTabby, #CoachNY, #TabbyBag, #CourageToBeReal

Taís Araújo protagoniza nova campanha de Natura – A nova campanha da Natura para Luna Coragem reforça o convite às mulheres para ocuparem os espaços que desejarem na sociedade, com protagonismo da atriz Tais Araujo.

Sob o conceito “Vai com coragem. Luna vai com você”, a nova fase da campanha, lançada no dia 4 de março, é criada e desenvolvida pela agência GALERIA.

A novidade contempla o envolvimento de podcasts do universo feminino, como Vênus, Afetos, PPKansada, Bom dia Obvious e Projeto Piloto, visando potencializar a mensagem.

Durante a programação de conteúdo que vai acontecer no final deste mês, Taís Araujo, entre outras influenciadoras, serão entrevistadas pelos podcasts a convite de Natura Luna.

Ainda dentro da agenda, as convidadas darão relatos pessoais e contarão histórias que exploram suas trajetórias pessoais de coragem e força, de forma dinâmica em bate-papos alinhados com todo o conceito do produto e da campanha.

Campanha promove a fragrância Natura Luna Coragem – “Ficamos imensamente felizes ao ver Luna Coragem reverberando histórias de mulheres tão inspiradoras, corajosas, influentes e protagonistas da liberdade feminina, pois quando elas se movimentam, toda a estrutura da sociedade se movimenta junto”, diz Denise Coutinho, diretora de marketing Brasil da Natura.

“Natura Luna estar permeando todo esse processo em diversos meios de comunicação se torna palco para florescer a autoestima e a autoconfiança presente em cada mulher para encorajá-la a ser ousada e a conquistar tudo o que ela desejar, se desprendendo dos padrões impostos pela sociedade”, completou.

Ao longo da campanha, Luna Coragem estará ainda mais em evidência, pois a comunicação tem como objetivo apresentar a nova versão do chipre brasileiro, um clássico caminho olfativo da perfumaria desenvolvido pela Natura junto à perfumista exclusiva da marca, Verônica Kato.

Envolvente e marcante, a fragrância é inspirada na exuberância da Protea, flor que simboliza resistência e esperança, combinada ao calor envolvente da pimenta rosa, potência amadeirada do patchouli e a cremosidade da copaíba que traz um contraste ao chipre brasileiro.

Campanha criada pela Galeria – O filme de 30”, produzido pela Nuvem e Loud+, pode ser conferido na TV aberta e fechada, assim como no universo digital e redes sociais oficiais de Natura.

A campanha ainda contempla ações com influenciadores no Instagram e no TikTok, e desdobramento de peças para mídia OOH (out-of-home).

“O convite #CoragemDeMulher dá nome e sobrenome ao que vem acontecendo diariamente diante dos nossos olhos: mulheres fortes ocupando os espaços que desejam. Elas precisam de cada vez mais voz, pois o mundo precisa delas. Ainda há muito a avançar e esperamos que as histórias que contamos na campanha, somadas à potência da Taís, sirvam de inspiração para meninas e mulheres”, comenta Denise Gallo, Diretora de Criação da GALERIA.

FICHA TÉCNICA

Agência: GALERIA
Data de produção: Março 2023
Cliente: Natura Cosméticos S.A.
Produto: Luna
Título: Coragem
CCO: Rafael Urenha
Direção de Criação: Denise Gallo
ACD: Isabella Paulelli
Criação: Isabella Paulelli, Mauro Perez, Tielo Rios, Marcel Lima, Emílio Amora e Jonathan Felipe
Atendimento: Ana Coutinho, Fernanda Recupero, Jéssica Lima, Maria Luiza e Isabella Rocha  Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Tatiana Ponce, Aline Veríssimo, Claudia Pinheiro, Maisa Delgado, Ana Carolina Soutello, Ismael dos Anjos, Aline Aquilino, Pollyanna Araujo, Ana Mazzilli e Renata Mesquita
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Projetos: Marione Oliveira e Marina Fujii
Estratégia: Rodrigo Néia, Izabella Damasio, Fabiana Brasil, Giovana Damião, Nneamaka Edum, Jacqueline Menassa e Thais Mota
Mídia: Sofia Raucci, Artur Martins, Gabriella Tetti, Mariana Salgado, Gabriel Cardomingo, Aline Santos, Murilo Amaral, Aline Homero e Thiago Maciel
BI: Guido Sarti, Marcelo Azevedo e Rafael Ribeiro
Fotógrafo do KV Produto: João Ávila
Tratamento e edição do KV: Imagefy Studio
Tratamento still Taís Araújo: Edson Guberovich
Produção Integrada: Ducha Lopes, Priscilla Sanches, Andrea Garcia, Michelle Teixeira, Ana Ananias e Renata Silva
Produtora: Núvem
Diretora: Mariana Zdravca Dimitrow de Mesquita
01 Assistente de Direção: Joyce Camila Silva do Carmo
Coordenadora de Produção: Juliana Lima
Diretor de Produção: Victor Ferrari
Assistente de Produção: Viviana Lima Costa
Assistente de Produção: Alice Andrade Ribeiro
Plateau: Ricardo Rodrigues Cunha
Assistente de Set: Hiago Skarff Andrade Lopes
Assistente de Set: Daniel Bomfim Palhares
Assistente de Set: Leandro Alves de Melo
Copeira (Café Mania): Adriana Maria de França
Copeira (Café Mania): Michele de Almeida Vieira
Copeira (Sahm): Edna Maria Albuquerque
Limpeza: Stefany Kelly Silva Dolci dos Santos
Bombeiro: Karolayne Zangirolani Saturnino
Diretora de Arte: Manoela Pereira de Moura Barros Costa
Produtora de Objetos: Thais Roncolati Trolize
Assistente de Objetos: Rita de Cassia J Medeiros Barros
Contrarregra: Pedro Henrique de Souza Lisboa
Ajudante de Arte: Murilo Simeão Herreira Borges
Ajudante de Arte: Edgar Arce Morel
Ajudante de Arte: (Cache da Mano) Ana Paula Coelho Alves de Oliveira
Efeitista: Miranda Gibin Oliveira
Modelo de Mão: Marina Sampaio Simão
Diretora de Fotografia: Barbara Alvarez
1 Assistente de Câmera: Marco Antonio Barrera Contreras
2 Assistente de Câmera: Juliana Fernandes Borghi
Logger: Vanessa Cristina Alves
Video Assist: Débora Pereira Lopes Vieira
Chefe de Elétrica: Bruno Homem de Mello Faria
1 Assistente de Elétrica: Vinícius Prado Fasciolo
2 Assistente de Elétrica: Maurício Rogério Garbim
2 Assistente de Elétrica: Raimundo Ferreira da Silva Junior
2 Assistente de Elétrica: Rafael Silva Santos
Chefe de Maquinaria: Alex Sandro Costa Viana
1 Assistente de Maquinaria: Luís Augusto da Silva
2 Assistente de Maquinaria: Rodrigo Lacerda da silva
Som Direto: Jade Nogueira
Foto Still: Tauana Sofia Vieira
Assistente de Foto Still: Renato Machado
Assistente de Foto Still: Ethel Braga Correa
Dupla Chamas: Camila Gomes da Rocha
Dupla Chamas: Luiza Moraes do Prado Silva
StoryBoard: Julia Llopart Santos
Produtor de Locação: Fabiano Anacleto Ramos
Assistente de Locação: Vanessa Montenegro de Camargo Godoy
Van de Equipe: Felipe Barbosa dos Reis
Transporte de Catering: Rubney Michel Picioli
Transporte de Objetos: Vanderlei de Jesus Silva
Pickup de Produção: Ueidson Dos Santos Gomes
Van de Câmera: Moris Guedes Ruiz
Caminhão de Elétrica (7m): Silvio José dos Santos
Atriz: Taís Bianca Gama de Araújo Ramos
Acompanhante: Renata do Carmo Ramos
Motorista: Vilmar de Souza
Maquiador: Silvio Jorge Ales da Silva
Assistente de Maquiagem: YANTHI BRIGNOL PACHECO FAUSTINO
Assistente de Maquiagem: Alexandre Fagundes Silveira –
Stylist: Rita de Cássia lazzarotti
Assistente de Stylist: Jefferson Bueno
Assistente de Stylist: Frederico Dário Assis Rocha Marcelino
Camareira: Maria Reni de Oliveira Gaia
Motorista: Roberto Basilio da Silva
Manicure: Risonete Gomes de Luna
Catering: Majoy Antabi
Catering: Andrea Marques
Catering: Neila Nascimento
Catering: Ana Cristina soares
Produtora de áudio: LOUD+
Direção Musical: Janecy Nascimento
Produção: Gustavo Garbato, Fabio Smeili, Felipe Kim, Bernardo Massot, Henrique Guimarães, Hugo Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello, Fejuca e Helton Oliveira
Finalização: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa, André Giannini, Pedro Montessanti e Mauricio Canezin
Atendimento: Karina Amabile, Lu Fernandes, Priscila Miranda
Produção Executiva: Maia Feres
Coordenação: Ingrid Mabelle, Lara Fratucelli, Rafael Silvestrini e Izabel Sanches
Pós-produção
Montagem: Fernando Lenox
Color grading: Guilherme Ribeiro
Motion: Ebson Clarindo
Comp: Ricardo Costa
Coordenação de pós: Fernando Rezadore e Wilson Fernandes

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