Reta final da temporada pode representar o fim de longos tabus do futebol brasileiro

O calendário do futebol brasileiro toma ares de decisão já neste mês de setembro. Dentre as equipes que concorrem aos títulos, é possível destacar o caso de um trio do G12 que pode não só se consagrar campeão, como encerrar marcas históricas. É o caso do Botafogo, líder do Brasileirão e que busca encerrar um jejum de 28 anos no certame.

Ainda no cenário nacional, o finalista São Paulo busca finalmente conquistar a Copa do Brasil, título que falta em sua recheada galeria de troféus. Por fim, também buscando um título inédito, é possível citar o Fluminense na Libertadores.

Segundo turno apenas começou, mas torcida do Fogão já esfrega as mãos

O Botafogo segue liderando com folga a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro. Em 21 rodadas, nada mais nada menos que 16 vitórias – além de três empates e somente duas derrotas. Como mandante, a campanha é assustadora: venceu todos os onze jogos, marcou 26 gols e sofreu apenas três tentos. A vantagem para o vice-líder Palmeiras é de confortáveis 11 pontos.

É claro que ainda falta bastante campeonato, mas nem o mais otimista botafoguense poderia sonhar com um cenário desses quando o Brasileirão começou. O time tem em mãos uma excelente oportunidade de encerrar um jejum de 28 anos – o Glorioso foi campeão nacional pela última vez em 1995. Vale lembrar que o clube também está vivo na disputa da Copa Sul-Americana.

Nem a lesão do artilheiro Tiquinho Soares foi capaz de atrapalhar os planos da equipe do treinador Bruno Lage. O recém chegado Diego Costa, experiente atacante naturalizado espanhol, marcou dois gols na vitória por 3 a 0 contra o Bahia. Há dois anos, ele conquistou o Brasileirão atuando pelo Atlético-MG em um contexto parecido – reforçou o clube também
em agosto.

Finalista, São Paulo recebe outro importante motivo para acreditar no título da CDB

Por sua vez, o São Paulo busca uma conquista inédita. Trata-se da Copa do Brasil, que é o único título importante que falta para o Tricolor paulista. A final será contra o Flamengo, com a equipe paulista decidindo o título em casa. O sorteio foi realizado na semana passada, e o resultado deixou os tricolores ainda mais empolgados e esperançosos para a final.

Mesmo com a vantagem de fazer o jogo decisivo no Morumbi, o São Paulo é considerado azarão na maioria das casas de apostas brasileiras. O atual campeão Flamengo é apontado como favorito, em uma final que deve mesmo ser marcada pelo equilíbrio. A patrocinadora oficial da competição, Betano, está oferecendo um bônus de cadastro especial para novos jogadores que planejam apostar na final do torneio.

Na edição do ano passado, Dorival Júnior, atual treinador do clube paulista, se sagrou campeão comandando o Flamengo – o seu segundo título do torneio, já que anteriormente (em 2010) havia conquistado à frente do Santos. O reencontro com o clube carioca pode ter sabor de revanche para ele, já que semanas após conquistar a Copa do Brasil e a Taça Libertadores, ele foi demitido pela direção do clube rubro-negro.

A quatro batalhas da Glória Eterna, Flu volta a jogar bem no melhor momento possível

O Fluminense bateu o Olimpia-PAR no duelo válido pelas quartas de final da Libertadores até com certa tranquilidade. O clube das Laranjeiras se prepara agora para um confronto mais duro nas semifinais, onde irá encontrar o embalado time do Internacional.

Após ter um excelente início de temporada, encantando seus torcedores, a equipe de Fernando Diniz entrou em certa decrescente em meados de maio, passando por junho e julho de forma turbulenta. Entretanto, as coisas voltaram a se encaixar em agosto, com o time jogando bem, vencendo e convencendo. Veteranos como Keno voltaram a jogar bem.

É sempre válido ressaltar que a final da Libertadores de 2023, disputada em jogo único, será realizada no Maracanã. Após 15 anos, o Tricolor Carioca teria mais uma chance de conquistar seu primeiro título do torneio jogando em casa, o que tornaria o feito ainda mais especial. Naquela ocasião, os tricolores foram derrotados nos pênaltis para a LDU de Quito nos pênaltis, em um dos episódios mais cruéis para o torcedor do Fluzão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *