Navio de cruzeiro de luxo cinco vezes maior que o Titanic fará sua viagem inaugural em janeiro de 2024

Considerado o maior navio do mundo, ‘Icon of the Seas’, da Royal Caribbean International,
transportará os seus primeiros passageiros para águas abertas em janeiro de 2024. Medindo
365 metros de comprimento e pesando aproximadamente 250.800 toneladas – ou cinco vezes o tamanho do Titanic – o gigantesco navio de 20 andares deverá acomodar cerca de 7.600 passageiros em capacidade máxima, além de mais 2.350 tripulantes, elevando a capacidade real no mar para cerca de 10.000 pessoas.

Recentemente, a Royal Caribbean anunciou que o navio atingiu o “próximo marco de
construção” depois de completar com sucesso a sua primeira rodada de testes e navegar em
mar aberto pela primeira vez. De acordo com a armadora, o cruzeiro foi testado em Turku, na
Finlândia, onde mais de 450 especialistas avaliaram a mecânica do navio ao longo de quatro
dias. A embarcação precisará passar por uma segunda rodada de testes no mar ainda este ano, antes de sua estreia programada em Miami no início do ano que vem.

O navio navegará para férias de 7 noites no Caribe Oriental e Ocidental saindo de Miami
durante todo o ano, quando for lançado em 2024. Ele viajará para as costas das Bahamas,
México, St. Maarten e Honduras. Essa certamente será a dica de viagem de férias mais
fascinante e cobiçada para as próximas temporadas dos cruzeiros marítimos.

Por dentro do luxuoso navio

Uma particularidade do novo navio, cuja construção começou em 2021, é a sua gigantesca
cúpula de vidro que cobre a proa. A bordo, o navio de luxo abriga o maior parque aquático do
mundo no mar, com seis tobogãs, sete piscinas e nove banheiras de hidromassagem. Além de um local para shows, chamado AquaDome, com a mais alta cachoeira do mar e uma área de piscinas e bar aquático chamada Chill Island – e ainda inclui um Central Park em miniatura.

Este épico navio de cruzeiro possui oito bairros diferentes, que abrigam mais de 40 restaurantes, bares e locais de diversão noturna, além uma enorme área de observação. Para
os esportistas, a embarcação conta com simulador de surfe, campo de minigolfe, quadra
poliesportiva, pista de patinação no gelo, área de escalada e muito mais. O navio oferece
também mais de 20 decks e 28 tipos diferentes de acomodações.

A Royal Caribbean afirma que o Icon of the Seas será o primeiro navio movido a gás natural
liquefeito (GNL) e tecnologia de célula de combustível. Usando tecnologia como conexão de
energia em terra e sistemas de recuperação de calor residual, a empresa afirma também que
este será o navio mais sustentável até o momento.

Como o Icon of the Seas é maior que o Titanic?

O RMS Titanic tinha mais de 260 metros de comprimento e 46.329 toneladas de arqueação
bruta. Em 1912, o navio de passageiros britânico transportou os ricos e famosos na sua viagem inaugural. Infelizmente, o transatlântico bateu em um iceberg e afundou, deixando muitos mortos. O desejo agora é que a viagem inaugural do Icon of the Seas – e todas as outras, para ser justo – seja mais bem sucedida do que a equivalente de 1912.

No cenário atual, o Icon of the Seas arrebatará o título de maior navio de cruzeiro do mundo
do atual carro-chefe da Royal Caribbean, o Wonder of the Seas.

Reação do público

A menos de seis meses de sua viagem inaugural, o enorme navio da Royal Caribbean já está
gerando uma resposta incrível – e pelas fotos, não há nenhuma surpresa. Depois que as
representações da mega embarcação voltaram a circular nas redes sociais, após a notícia de
que completou seus primeiros testes no oceano, muito comentários foram observados. E junto com o hype, houve uma rodada quase inevitável de inimigos e críticos online.

Embora a viagem inaugural do cruzeiro esteja quase esgotada, o que aponta para uma procura febril pelo novo e extravagante navio, há toda uma população de utilizadores das redes sociais que o consideram indutor de ansiedade – especialmente à luz da implosão fatal do submarino Titan.

Se por um lado alguns rotularam a estrutura colossal de “monstruosidade”, citando inclusive a sua vasta pegada climática, outros estão maravilhados com a engenharia sofisticada integrada neste destino de férias flutuante, reunindo-se para comprar bilhetes.

Ingressos para o novo ícone dos mares

As reservas de passagens do Icon of the Seas foram abertas em outubro de 2022, quando a
tarifa da passagem começou em pouco mais de US$ 1.500 por pessoa (na cotação atual, cerca de R$ 7.450). Atualmente, a Royal Caribbean está vendendo a passagem mais barata para o Icon of the Seas por US$ 2.058 (R$ 10.269) por pessoa em quarto interno, em março de 2025. A suíte mais cara custa US$ 17.140 (R$ 85.525) para viagens de sete noites ao Leste do Caribe, em abril de 2024.

Tendências do setor de cruzeiros marítimos

A indústria de cruzeiros está em plena recuperação após o duro golpe da pandemia de Covid-19. Segundo a Cruise Lines International Association (CLIA), o volume de passageiros
ultrapassará os níveis pré-pandemia em 2023, chegando a 31,5 milhões de passageiros.

A empresa naval finlandesa, Meyer Turku, localizada em Turku (Finlândia), responsável pela
construção do Icon of the Seas, possui outras duas embarcações de tamanho semelhante ao
novo navio da Royal Caribbean em sua carteira de pedidos.

“Os navios de cruzeiro tornaram-se maiores na última década”, explica Alexis Papathanassis,
professor de gestão de cruzeiros na Universidade de Ciências Aplicadas de Bremerhaven,
Alemanha. Segundo ele “há benefícios econômicos óbvios” para os grandes navios, uma vez
que reduzem o custo de cada passageiro ao fazerem economias de escala.

Embora “a tendência de aumento do tamanho dos navios não vá parar”, Papathanassis
acredita que “certamente será desacelerada”. “Quanto maiores os navios, maiores serão os
custos de investimento e o conhecimento tecnológico necessário. E o know-how tecnológico
não é barato”, explica.

De acordo com a Royal Caribbean, o Icon of the Seas tem um custo de construção estimado
em US$ 2 bilhões. Para colocar isso em perspectiva, o recordista anterior da armadora, Allure of the Seas, custou aproximadamente US$ 1,43 bilhão. Isso tornaria o novo navio um dos mais caros já construídos.

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