Entenda tudo que precisa saber antes de alugar um carro para viagem

Cuidados necessários antes de alugar um carro para viagem

Se está pensando em alugar para viajar melhor se preparar bem, existem muitos detalhes que você considerar a pegar um aluguel de carro. Alugar um carro requer tanta responsabilidade quanto comprar um, por mais que o veículo não seja seu, enquanto você estiver dirigindo com ele você é o responsável pelo veículo.

Alugar um carro é realmente vantajoso, você consegue realizar uma viagem longa no conforto de um carro novo sem ter que gastar rios de dinheiro, mas alugar requer cuidado principalmente se for sua primeira vez fazendo isto. Para te auxiliar a entender como funciona um aluguel de carro e evitar problemas, acompanhe o texto abaixo.

Quem pretende viajar com um carro alugado precisa ficar atento a mais detalhes do que quem vai usar o veículo dentro da própria cidade. Um carro para viagem precisa atender as suas necessidades e da sua família, não adianta economizar na hora de escolher o carro, você precisa economizar ao fazer seu planejamento de viagem.

Alugar um carro pode te ajudar a fazer uma viagem tranquila, mas pode ser uma boa dor de cabeça caso você não saiba o que está fazendo. Pegar um carro que não atende suas necessidades pode fazer com que sua viagem se torne um pesadelo para evitar isto você precisa planejar sua viagem. Planejando você consegue alugar um carro que atenda o que você procura sem gastar muito, mas até mesmo na hora de pegar o carro é necessário tomar alguns cuidados.

Verificação da condição do veículo antes do aluguel

Carros não se cuidam sozinhos e para veículos de aluguel isto também se aplica. Quando você planeja sua viagem é possível procurar por carros em bom estado com os itens de segurança necessários para sua viagem, por exemplo, se você tem crianças, acento elevado e cadeirinhas são necessários durante o aluguel.

Reservar um carro com antecedência e incluir no aluguel itens que você precisa é a forma mais simples de garantir uma viagem tranquila. Mas, mesmo fazendo reserva e antecipando possíveis problemas na hora de pegar o carro é necessário que você dê uma olhada nos pontos abaixo:

– Verifique se todas as lanternas do carro funcionam.
– Veja se não falta cintos de segurança dentro do carro.
– Confira se o carro não está com arranhados ou amassados aparentes
– Certifique-se de que o carro tem todos os itens de segurança necessários para viagem tranquila.

Verificar estes tópicos acima é essencial para fazer uma viagem tranquila sem gastos adicionais. Mesmo que os veículos passem por revisões antes e após a devolução de um aluguel é fato que estes itens podem passar batido e, em alguns casos, taxas extras ser cobradas de você por não ter analisado isto com calma quando pegou o veículo.

Olhar a integridade do carro antes de sair da locadora é essencial para evitar gastos extras com taxas e garantir sua segurança nas estradas. Além de verificar estes itens, você também precisa ficar de olho nos termos e condições do contrato de aluguel e ficar atento ao seguro e as coberturas contratadas.

Seguros e coberturas: o que você precisa saber

As dicas acima ajudam você a evitar problemas com o veículo antes mesmo de sair da locadora, mas para possíveis problemas na estrada o que garante sua segurança é o seguro contratado. O seguro de carro alugado não é obrigatório, mas de fato é essencial para garantir que você faça uma viagem tranquila sem gastos desnecessários em caso de eventuais surpresas no caminho.

Você precisa analisar cada tipo de seguro e contratar aqueles que atendem melhor as suas necessidades. Por exemplo, se você for viajar para um local que tem estradas de terra seu seguro precisa ter cobertura para troca de pneus caso algum deles fure, você precisa prever os possíveis eventuais problemas que pode ter no seu trajeto para conseguir o seguro que se encaixe melhor no que procura.

Dependendo da extensão da sua viagem pegar um seguro completo com o máximo de coberturas que conseguir é essencial, mesmo que custe um pouco mais caro. Viajar em um carro alugado sem pagar um seguro pode te deixar na mão e gerar gastos muito altos caso aconteça algum tipo de acidente, pois você será responsável pela manutenção do carro e pelas taxas cobradas por tempo de atraso na entrega do veículo.

O seguro não deve ser descartado, ele é um dos principais pontos que você precisa prestar atenção. Na grande maioria dos casos um seguro básico contra furtos e batidas é suficiente, mas para saber qual seguro você precisa é necessário analisar que tipo de uso você dará ao carro durante o período de aluguel.

Conhecendo as leis de trânsito locais: evitando multas e problemas

Pouca gente leva em conta que durante o período de aluguel de um carro a responsabilidade sobre ele é totalmente do motorista. Quando você estiver andando em um carro alugado é essencial que dirija de forma responsável atentando-se as normas e leis de trânsito, afinal de contas é essencial ter cuidado ao dirigir caso você queira fazer uma viagem tranquila sem nenhum tipo de acidente.

Você pode tomar multas e pontos na carteira por cometer infrações de trânsito em um carro alugado, preze sempre pelo bem estar de todos ao seu redor e dirija com calma. Atente-se também aos itens de segurança essênciais para a viagem em família, verifique antes de pegar o carro a integridade do cinto de segurança e se o carro possui todos os itens de segurança necessários para fazer uma viagem tranquila.

Vale ressaltar que na maioria dos casos as infrações de trânsitos e multas chegam depois do período de entrega do aluguel de carro, portanto dirija com responsabilidade. Para finalizar também é importante ficar muito atento ao prazo de entrega do veículo, pois isto pode gerar taxas extras caras e no pior dos casos problemas legais relacionados ao atraso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *