Considerada uma das premiações mais antigas e tradicionais da publicidade brasileira, o Prêmio Colunistas realiza sua 56º edição este ano, destacando os trabalhos mais criativos da produção publicitária nacional. Mais uma vez a Artcom foi finalista dessa reconhecida premiação com 3 trabalhos classificados em três categorias diferentes: Campanha “Lágrimas” na categoria Digital – Datas Institucionais, filme “Dia das Línguas de Sinais” na categoria Filme – Datas Institucionais e anúncio “Serra em Papel” na categoria Mídia Impressa – Produtos e Serviços Públicos. Conheça abaixo os trabalhos da Artcom reconhecidos pela originalidade e criatividade no Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023.
Bronze na Categoria Digital – Datas Institucionais – Campanha “Lágrimas” do Dia Interncional contra a exploração sexual – Considerado uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, o tráfico de pessoas atinge globalmente milhares de vítimas, cujos direitos fundamentais e dignidade são gravemente violados. Para conscientizar a sociedade e ressaltar a necessidade de combater e denunciar esse tipo de crime, criamos essa peça digital em formato carrossel.
Link para a peça:
https://www.instagram.com/p/Cxi5eYev9RU/?img_index=1
FICHA TÉCNICA:
Agência: Artcom
Direção de Criação: Antônio Marcos Costa e Albertino Borges
Redação: Albertino Borges e Edgard França
Direção de Arte: Antônio Marcos Costa
Social Media: Sarah Neves
Analista de Media Performance: Ygor Santos
Mídia: Marlon Pagoto
Atendimento: Evaldo Salera.
Bronze na Categoria Mídia Impressa – Produtos e Serviços Públicos – com anúncio “Serra sem Papel – Para divulgar o sucesso do Programa Serra Sem Papel da Prefeitura Municipal da Serra, que ultrapassou a marca de 100 mil processos digitalizados, criamos um anúncio de revista em formato moldura, onde só há 20% de papel, os outros 80% foram supostamente “digitalizados”. Além do formato especial, o anúncio é destacável.
FICHA TÉCNICA:
Agência: Artcom
Anunciante: Prefeitura Municipal da Serra
Direção de Criação: Albertino Borges
Redação: Albertino Borges
Direção de Arte: Felipe Ribeiro
Produção Gráfica: Jadir Silva Júnior
Mídia: Marlon Pagoto
Atendimento: Evaldo Salera
Aprovação: Deborah Hemerly
Finalista na Categoria Filme – Datas Institucionais – Filme “Dia das Línguas de Sinais” – Criado para ressaltar a importância das línguas de sinais, em especial a Libras (Língua Brasileira de Sinais), para a comunicação, a inclusão e a acessibilidade dos surdos e deficientes auditivos, o filme foi veiculado totalmente sem áudio, com um apresentador surdo traduzindo o texto da legenda por meio da língua de sinais.
Link para o vídeo
FICHA TÉCNICA:
Agência: Artcom
Direção de Criação: Albertino Borges
Redação: Albertino Borges
Produção de RTVC: Jadir Silva Júnior
Mídia: Marlon Pagoto
Atendimento: Evaldo Salera
Produtora de Filme: On Filmes
Direção do Filme: Yuri Barichivich
Finalização: Raphael Teixeira
Aprovação: Adilson Lourenço e Marli Lourenço.
O julgamento e os jurados do Colunistas Centro-Leste – reunidos para o julgamento de forma online, no dia 27 de março, um júri composto por profissionais consagrados do mercado publicitário da região Centro-Leste, dos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, analisou e selecionou os trabalhos inscritos para a fase final da premiação. A primeira fase de julgamento, realizada por meio de votação online, foi composta pelos seguintes jurados: Albertino Borges (Artcom), André Muhle (Ampla), Antonio Folha (AMP), Bruno Alves (Tom), Caetano Monteiro (Chuva), Clay Abreu (Agência Clay Abreu), Edmundo Bravo (FazCom!), Eduardo Butakka (ZF), Flávio Filho (Inquieta/Jordão), Guilherme Cardinali (Filadélfia), João Menino (Plural), João Pitanga (MP), Juliano Sales (Casablanca), Kiti Tassis (Popcorn), Luis Tauffer (Prósper), Luiz Carlos Silva (Danza), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Patricia Campello (Solution), Pedro Carneiro (Stylus), Rafael Vilharba (80 20), Rodrigo Pegoretti (Fire), Thiago Ormond (Renca), Wesley Silva (Box), Ásbel Torres Da Cunha (Soul).
O Prêmio Colunistas e sua história na publicidade brasileira – É a mais antiga e tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil, criada quando Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, que escreviam colunas sobre publicidade na imprensa — daí o nome da premiação –, decidiram criar um prêmio com a visão dos jornalistas especializados para destacar os trabalhos mais criativos da produção publicitária nacional. É organizado pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), entidade presidida por Armando Ferrentini e tendo Marcio Ehrlich como vice-presidente executivo e coordenador nacional da premiação. Seu primeiro julgamento aconteceu no final de 1967, analisando exclusivamente trabalhos de Publicidade inscritos por agências de São Paulo. A primeira festa de premiação aconteceu em janeiro de 1968. Tanto os júris regionais quanto o júri do Colunistas Brasil são formados por jornalistas especializados em comunicação de marketing e por profissionais de capacidade reconhecida dos setores cobertos pelas premiações, o que permite uma avaliação multifacetada dos trabalhos concorrentes. O Colunistas ainda é o maior prêmio da publicidade brasileira.
Lotes CBL une forças ao combate à dengue em campanha criada pela Prósper – O Brasil está perto de atingir 3 milhões de casos de dengue e bate recordes em casos de morte pela doença. Com o objetivo de ajudar na conscientização e combater a proliferação do mosquito, a Lotes CBL lança a campanha “Tem visitas que não merecem nem água”. A loteadora traz à tona uma preocupação com terrenos e lugares que podem apresentar acúmulo de água. Dessa forma, a campanha, criada pela Prósper Comunicação, mostra cenários que são possíveis focos do Aedes aegypti, como recipientes com água e vasos de planta. A assinatura traz um importante convite: “Não dê terreno pro mosquito da dengue”. A campanha foi destaque em sites internacionais que reúnem as melhores ideias criativas do mundo inteiro. ‘Ads of the World’ e o ‘Best Ads’ — em que ficou em top 6 anúncios da semana.
https://www.adsoftheworld.com/campaigns/some-visitors-don-t-even-deserve-water
https://www.bestadsontv.com/ad/160051/Lotes-CBL-Some-visitors-dont-even-deserve-water
Ficha Técnica
Agência: Prósper Comunicação
Cliente: Lotes CBL
Ceo – Rimaldo de Sá
Direção Executiva – Fernando Lisboa
CCO – Luis Tauffer
Coordenador de Criação – Rafael Aboudib
Redação – Gabriel Taveira
Direção de Arte – Erick Sales
Social Media – Flávio Pizzol
Atendimento – Fernanda Gonçalves
Mídia – Kaylla Bottoni
Aprovação Cliente – Leandro Vicentini
“Cabide da Salvação”: Exército de Salvação usa guarda-roupas da rede Sheraton em São Paulo como novo ponto de coleta para doações – A cidade de São Paulo é considerada um dos maiores centros comerciais da América Latina. Foi na cidade das compras que o Exército de Salvação escolheu para dar o pontapé inicial em sua nova ação “Cabide da Salvação”. A iniciativa convida hóspedes da Rede Sheraton a pendurarem peças de roupa em cabides como doação para quem mais precisa. A iniciativa parte da premissa que, o que não coube na mala, pode ser pendurado no cabide do Exército de Salvação. Dessa forma, além de fazer o bem, poupa os viajantes da taxação por excesso de peso.
Pela primeira vez, a tradicional caixa de doação será substituída por cabides em ação criada pela WMcCann – “São Paulo é o principal destino no Brasil para turbinar o guarda-roupa. Pensando nisso, o Exército de Salvação criou uma ação que conscientiza e contribui para o bem-estar de comunidades carentes. Com o ‘Cabide da Salvação’, oferecemos uma maneira simples e eficaz de fazer o bem enquanto desfrutam da cidade”, comenta a Capitã Josiane Martinez, do Exército de Salvação. A ação consiste em colocar cabides com QR Codes nos quartos dos hotéis participantes. Quando os hóspedes o escaneiam, podem ler uma mensagem falando sobre o projeto e convidando-os a pendurar as roupas excedentes como não apenas como uma de doação para o projeto, mas também como uma forma de poupá-los de problemas no aeroporto. A ação também conta com o apoio de um squad de influenciadores para amplificar a mensagem incentivando os hóspedes a participarem da iniciativa com o objetivo de mostrar que fazer o bem é bom, não apenas para quem recebe, mas também para quem doa. Conheça o projeto em cabidedasalvacao.org.br.
Assista aqui:
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Exército de Salvação
Nome da campanha: Cabide da Salvação
Departamento de Relações Comunitárias : Josiane Martinez
Secretária de Relações Comunitárias : Neide Leite
Assistente de Marketing: Ana Swartele
Criadora de Conteúdo: Stephanie Parker
Gerente de Marketing: Tiago Mendes
Assistente de Marketing: Larissa Silva
Assistente de Marketing : Josias Ferreira
Assistente de Marketing : Paulo Vinícius
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: Renata Bokel
COO: Carol Escorel
VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
CCO: Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Direção de Criação: Vinícius Turani
Criação: Jaime Agostini, Pedro Henrique Oliveira, Rodolfo Bento, Sabrina Korman e Marcelo Gasparini
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Maurílio Filho e Luiz Hidd
Diretora-Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso
Estratégia de conteúdo: Irys Roque
Estratégia de Influenciador: Mariana Heine, Kaina Farias e Caio Vaz
Diretor de Negócio: Thiago Xavier
Atendimento: Maria Opice
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Rodrigo Fornazier, Thales Campos e Cesar de Brito
VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel
Head de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Dani Toda, Felipe Lopes e Tamires Jesus
Produtora: Piloto
Diretor: Daniel Soro e Alexandre Chalabi
Assistente de direção: Andrea Marquesi
Diretor de Fotografia: Lucas Ferreira
Produtora Executiva: Natalia Souza
Assistente de Produção Executiva: Willian Sousa
Diretora Comercial: Regina Knapp
Gerente de projeto sênior: Roberta Frederico
Gerente de projeto: Marília Raffaeli e Marco Ettore
Coordenadora de produção: Mariana Guerra
Assistente de produção: Márcia Frota
Diretor de produção: Rodrigo Mattos
Diretora de arte: Nina Simão
Head of Post: Rafael Antonelli
Coordenador de pauta e finalização: Alexandre Chalabi
Editor: Daniel Soro
Finalizador: Kevin Crauford
Assistente de finalização: Barbara Almeida
Motion Graphics/Comp: Ivan Franco e Dereck Dennis
Motion Designer Júnior: Victor Further
Colorista: Gigio Pelosi
3D: Oddy_Works
Direção de Arte: João Vicentim e João Schendel
CGI: John Rendering
Pós-produção: Sandro Alves
Atendimento: Rosângela Florido
Produtora de Som: Comando S Audio
Finalização: Equipe Comando S
Coordenação: Andrea Barreto/ Paulo Galvão
Atendimento: Elis Pedroso / Andrea Barreto
Locução: Bruna Ximenes
Produção Gráfica: Nereu Marinho e Maurício Martim
Produção de cabides: Mock-Up 10
Relações Públicas: Kerena Neves, Juliana Alencar e Giulia Camargo
Farinha, água e tempo: Bauducco® reforça pioneirismo na Fermentação Natural e lança campanha para linha de Pão – A Bauducco®, uma das marcas mais valiosas e consumidas do Brasil, reforça sua expertise em Fermentação Natural com uma nova campanha para sua linha de Pão. Criada pela GALERIA ܂ag, a campanha se destaca por ser a maior divulgação publicitária da categoria no Brasil, anunciando que a Bauducco® agora faz pão e dando ênfase no processo tradicional de fermentação natural exclusivo da marca, que ocorre lentamente, demandando tempo ao longo do processo de produção. O filme reforça o uso da Massa Madre, a mesma utilizada nos Bauducco® Panettones, Chocottones®, Colombas, Chocolombas® e Torradas como uma tradição da marca desde 1952, resultando em pães com uma textura mais leve, macia, além do sabor e aroma mais pronunciados e inigualáveis.
Com criação da GALERIA .ag, a Bauducco® lança novo filme – A campanha, grande produção da GALERIA܂ag com a marca, destaca também a embalagem selada, uma inovação para o mercado que mantém por mais tempo o frescor e qualidade do Bauducco® Pão Fermentação Natural. Essa inovação permite levar o Bauducco® Pão a locais mais distantes, que muitas vezes tem acesso limitado a essa categoria. “O lançamento do Bauducco® Pão Fermentação Natural tem papel fundamental na estratégia central da Bauducco® de contemporanização de marca e portfólio. Quando ingressamos em novos territórios, sempre buscamos unir a nossa tradição e expertise com uma abordagem inovadora e disruptiva. Para pães, não foi diferente. Trouxemos a fermentação natural que faz parte da nossa história há mais de 70 anos, junto com tecnologias inovadoras que nos permitiram revolucionar esse mercado, trazendo um produto melhor e que fica fresco por mais tempo, elevando a experiência do consumidor para um novo patamar. Este é um passo significativo para o setor, além de um grande benefício para o varejo”, afirma Luis Iannini, Diretor de Marketing da Bauducco®
A campanha – Orquestrada pela GALERIA܂ag, a campanha apresenta filme acompanhado da poderosa ópera italiana “Nessun Dorma”, que captura a tradição e o legado da marca. Além de destacar os principais atributos dos Bauducco® Pão Fermentação Natural, a produção explora o apelo irresistível dos ingredientes e do pão quentinho saindo do forno, pronto para ser apreciado. Com estreia no intervalo do programa “Fantástico” na Globo, dia 07 de abril, o filme também busca valorizar o que torna esse processo único: o tempo que a massa passa fermentando e crescendo naturalmente. Com um filme de estreia de 45 segundos, inserções na TV aberta e fechada, e versões reduzidas de 30 e 15 segundos. A produção foi realizada pela O2 Filmes e Satélite.
A campanha explora o ambiente digital apresentando uma série de conteúdos – Para a ocasião, a marca convidou a atriz e apresentadora Tatá Werneck para recriar um dos seus momentos hilários dos anos 2010. O storytelling continuará nos dois episódios subsequentes, com o creator Reeh Augusto aparecendo na história junto dos Chefs Kauã Oberhuber e Laís Cintra, que apresentarão duas receitas com a linha Bauducco® Pão Fermentação Natural, e serão entregues para Tatá Werneck ao final dos episódios. “Estamos inaugurando um momento novo na comunicação de uma das marcas mais queridas do país com uma grande notícia: a Bauducco® agora faz pão. E com um diferencial que tem tudo a ver com a tradição da marca, a Fermentação Natural. Para traduzir isso, estamos valorizando o que torna único o jeito da Bauducco® de fazer pão: o tempo que leva para a massa fermentar e crescer naturalmente. No filme, o processo é mostrado com muito appetite appeal ao som de ‘Nessum Dorma’, uma música que emociona e resgata a herança italiana da marca. Em todos os pontos de contato, a campanha reforça os atributos de leveza, maciez e frescor do Bauducco® Pão Fermentação Natural”, explica Silvio Amorim, Diretor de Criação da GALERIA܂ag.
A campanha inclui mídia exterior em diversos pontos estratégicos dos estados de SP e SUL – “Esta campanha é mais um marco no processo de evolução recente da marca Bauducco®, o qual começou com a revisão do posicionamento, passou pela revitalização da identidade visual e agora chega no sistema de comunicação da marca. Neste projeto, nos desafiamos criativamente a agregar contemporaneidade e ao mesmo tempo enaltecer nosso legado de uma love brand que é reconhecida e amada pelos brasileiros. É uma campanha que explora códigos da marca que o consumidor já tem familiaridade e cria novos elementos de reconhecimento, diferenciação e conexão emocional, pavimentando o futuro de comunicações da Bauducco®”, completa André Kieling, Head de Marca da Bauducco®. A campanha inclui mídia exterior em diversos pontos estratégicos dos estados de SP e SUL, como relógios de rua e pontos de ônibus, além do envelopamento das estações Faria Lima e Estação da Sé, com anúncios no espaço icônico. Essa estratégia não só reforça a mensagem central da campanha, mas também busca engajar o público em múltiplos canais, proporcionando uma experiência integrada e autêntica.
Filme
Ficha técnica
Agência: GALERIA .ag
Títulos: Campanha Bauducco® Pão
Duração: 45″ 30″ 15″
Cliente: Bauducco®
Produto: Bauducco® Pães e Bauducco® Bisnaguinha
Campanha: Campanha Bauducco® Pão
CCO: Rafael Urenha
Direção de Criação: Silvio Amorim e Raphael Lucone
ACD: Thomaz Dantas
Criação: Silvio Amorim, Raphael Lucone, Thomaz Dantas, Enzo Roncari, Epaminondas Paulino, Erika Alexandre e Guter Sá
Atendimento: Ana Coutinho, Michelle Latessa, Monique Gentil e Kimberly Marçal
Aprovação cliente: André Britto, Luis Fernando Iannini Alves Gomes, André Kieling e Carolina Gonçalves Beal
Mídia: Paulo Ilha, Patrícia Alves, Ermínia Campolino, Mayala Rocha e Bianca Mapa
Estratégia: Carol Mello, Thayssa Szymanskyj, Fabiana Brasil, Camila Maciel e Barbara Pinheiro
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Social e influência: Karen Bartels, Marcello Pereira e Mariana Sousa
Data e Tecnologia: Guido Sarti, Thatiane Nunes e Malu Fischer
Projetos: Ana Martins
Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Artbuyer: Bruna Costa
Produção Gráfica: Durval Brum
Coordenação de Finalização: Pablo Felix
Tratamento de Imagens: Boreal
Revisão: Teresa Montes
Produção Integrada: Ducha Lopes, Priscilla Sanches, Michelle Teixeira, Ana Ananias e Renata Silva
Contratos: Rosimeire Brito e Isabella Versannio
Produtora de imagem: O2 FILMES
Diretores: Diego Robino e Radamés
Produção Executiva: Flávia Zanini e Gustavo Nogueira
Assistente de Executiva: Raffaela Piantino
Assistente de Executiva: João Pedro Kohn
Atendimento: Rose Bichara e Rafa Naldinho
Atendimento de pós: Carolina Moysés
1º AD: Kaká Gonçalves
2°AD: Gabriela Lima
Diretor de Produção: Fabinho Monteiro
Assistente de Produção: Thiago Monteiro
Diretor de Fotografia (Robino): Fernando Bertoluci
Diretor de Fotografia (Radamés): Marcelo Camorino
Produtora de Objeto: Adriana Godoy
Diretora de Arte: Larissa Cambauva
Produtor de Cenografia: Vinicius Guimil
Produtora de Figurino: Katia Gimenez
Produtora de Casting: Deise
Assistente de Casting: Bruno Ricci
Coordenação: Estúdio O2
Pós Produção: FRAME
Head de pós-produção: Wilson Fernandes e Gabriel Mariano
Assistente de pós-produção: André dos Santos
Coordenadora de pós/Finalizadora: Marília Ramos
Colorista: Guilherme Ribeiro
Compositor: Ricardo Costa / André Toma
Motion: Ebson Clarindo/ Gabriel Mariano
Montador: Alberto Cardoso
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Daniel Chasin, Karen Nakamura e Renata Schincariol
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Nando Diniz
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli