GATO PRETO É AMOR !!

GATO PRETO DÁ É SORTE !!

Olá amiguinhos !! Acabei de adotar uma gatinha preta. Ela se chama Chanin e já virou o meu xodó. Carinhosa , dengosa e parceira . Chanin é sobrevivente de uma enchente . Ela uma SRD (sem raça definida) ou vira-latas. E olhem amigos, não pensem que quem ganhou foi ela. Pelo contrário. Eu fui presenteado com uma grande amiga e parceira.
Peço a todos vocês que curtem animais para adotarem também e tenham especial atenção aos gatos pretos. Dentre os milhares de gatos abandonados todos os dias a maioria é da cor preta. A organização mundial de saúde estima mais de 10 milhões de gatos de rua e desses, 60 % são gatos pretos.
Um dos motivos desses números é o preconceito e as lendas envolvendo os bichanos pretos. Tudo bobagem como explica a veterinária Caroline Senna ” O gato preto é como qualquer outro gato e só faz bem para quem adota , mas infelizmente vejo muita gente abandonar e até maltratar gatos pretos dizendo que eles trazem má sorte ” .
Amigos, eu posso garantir pra vocês que tudo isso é bobagem das grandes. Já tive vários gatos pretos e eles sempre me trouxeram sorte e alegria.

 

 

A ORIGEM DA LENDA

O bichinho chegou até a ser perseguido pelo Tribunal da Santa Inquisição durante a Idade Média. A cor preta costumava ser relacionada à ideia de trevas e os gatos são animais de hábitos noturnos. Por conta dessas duas questões, acreditava-se que eles tinham parte com o demônio. Foi o papa Inocêncio III, no século XV, que incluiu esse animal na lista dos perseguidos pela Inquisição.

Diz a lenda que, em 1560, um gato preto foi ferido a pedradas e acabou entrando na casa de uma senhora, que costumava acolher bichanos da rua, para se esconder. Mas, no dia seguinte, ela apareceu machucada também e isso fez com que as pessoas concluíssem que a velhinha era uma bruxa que se transformava em gato para vagar à noite. Esse acontecimento teria intensificado ainda mais a associação do gato preto com o mau agouro e, consequentemente, com a sexta-feira 13 .

Na França, em 1630, o rei Luís XIII proibiu a perseguição ao gato preto. É importante citar que na antiguidade, os gatos eram animais muito prestigiados. No Egito Antigo, por exemplo, esse animal era considerado uma divindade. Mas toda essa consideração acabou se transformando em uma superstição que, infelizmente, faz com que muitos animais sejam maltratados até os dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *