Livro do dia: 365 poesias para viver mais leve durante um ano

Ok, é verdade que o ano não começou agora, mas quem disse que só podemos começar algo novo no dia 1º de janeiro? Por que não 1º de agosto? A verdade é que a cada dia estamos iniciando e encerrando ciclos ao redor do sol e o livro do dia foi pensado neles: Palavras que dançam ao redor do sol, uma coletânea de 365 poemas da poeta brasiliense Juliana Valentim que valem para qualquer dia do ano.

O Voo do Tempo

Não é a vida que passa rápido

Somos nós que passamos rápido por ela

Sempre voando

Correndo atrás de qualquer coisa

Nesse eterno fuzuê

Sempre querendo ser

Qualquer coisa que não somos

Sem sequer perguntar por quê

Não é a vida que passa rápido

Somos nós que a deixamos passar

Sem perceber

(p. 85)

A escolha dos textos para o livro, o quarto publicado por Juliana, foi realizada a partir das postagens mais curtidas e engajadas no perfil da escritora no Instagram, @palavrasquedancam, com 54 mil seguidores. O perfil comprova o quanto o gênero literário lírico se firmou nas timelines e impacta, por meio de fragmentos poéticos, milhares de jovens e adultos.   

Isso porque a poesia tem a habilidade de nos fazem refletir sobre os sabores e dissabores da vida. Eles também são o pano de fundo das Palavras que dançam ao redor do sol, com versos autorais que fazem o leitor não apenas relaxar, mas pensar sobre coragem, amor, dor, intolerância, feminino, solidão, relacionamentos e memórias. 

Tá frio aí? Pega seu chá e vem conferir dicas de livros para ler no inverno.

E fica aqui o conselho que a própria Juliana dá, no poema de número 36:

Leia poesia

Quando algo lhe dói

Leia poesia

Tente!

Aconchegue-se nas minhas linhas

Por aqui

Cada palavra é um abraço

E se você vem

A gente vai junto

Junto, lhe prometo

Viver fica um pouco mais fácil.

(p.46)

Sobre a autora: Jornalista e escritora, Juliana Valentim é uma brasiliense que faz da paixão pelas palavras a sua força motriz. Cronista, poeta e romancista, ela também é professora e especialista em comunicação criativa. Palavras que dançam ao redor do sol é o seu quarto livro publicado, é autora também de O Abrigo de Kulê, Manuscritos de um viajante e Palavras que Dançam, disponível também no Kindle Unlimited.

Site: www.palavrasquedancam.com.br

Instagram: @palavrasquedancam

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *