Projeto final de Oscar Niemeyer é inaugurado na França

Linhas suaves e curvas expressam parte da grandiosidade de Oscar Niemeyer. Estas características, que são a marca registrada do arquiteto, estão presentes também em um pavilhão recém-inaugurado no sul da França.

A obra é considerada o projeto final de Niemeyer e foi concebida por ele pouco antes do seu falecimento em 2012. A construção, no entanto, demorou a ser executada e concluída devido a questões burocráticas de liberação ambiental no país europeu.

O público poderá visitar o edifício a partir de julho.

Pavilhão fica em meio a uma vinícola. Foto: Divulgação / Château La Coste

O pavilhão faz parte do acervo de arte e arquitetura do Château La Coste, uma vinícola de quase 500 acres localizada na cidade de Aix-en-Provence.

O castelo foi construído em 1682 pelo Bispo de Aix. A propriedade abriga um hotel de luxo com 30 suítes, cinco restaurantes e uma adega projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel, além de vinhedos e de obras artísticas e arquitetônicas.

Niemeyer foi convidado a criar um projeto para o Château (castelo em frânces) em 2010, o que fez em parceria com Jair Valera, que o acompanhou durante décadas. O local ainda conta com obras permanentes de Frank Gehry, Tadao Ando e Richard Rogers.

Projeto explora a transparência dos vidros ao redor da galeria. Foto: Divulgação / Château La Coste

O novo edifício explora elementos conhecidos empregados pelo brasileiro em suas criações, como a justaposição de sólidos e volumes transparentes.

Localizada em meio a um vinhedo, o visitante é conduzido até a entrada do pavilhão por um caminho ondulado. A estrutura curva se conecta à paisagem através de um espelho d’água, promovendo a interação de luzes e reflexos.

Um espelho d’água integra a obra à paisagem. Foto: Divulgação / Château La Coste

No interior, se encontra uma galeria envidraçada na qual a única parede opaca foi adornada por um grande mural em cerâmica vermelha com traços inspirados em um desenho de Niemeyer.

A construção ainda conta com um auditório em uma área cilíndrica com capacidade de 80 lugares.

Painel em cerâmica vermelha foi inspirado em desenho de Niemeyer. Foto: Divulgação / Château La Coste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *