Shhhh! Invista em revestimentos acústicos para uma casa saudável

Foto: Camila Santos

Para quem vive em grandes cidades, algumas vezes é preciso aumentar o tom de voz para se fazer entender, mesmo dentro de casa. A poluição sonora no ambiente urbano inclui meios de transporte, atividades de lazer, de obras, indústria e, basicamente, podem tirar o sono de qualquer um. O barulho excessivo ainda pode estar ligado ao aumento do estresse, perda auditiva e até mesmo contribuir para o aumento de doenças cardiovasculares.

Tudo isso mostra que na hora de buscar um revestimento para casa ou para o comércio, é preciso pensar mais do que nos padrões estéticos e identificar soluções que garantem o conforto ambiental e sonoro. Mas, claro, é possível reunir todos os benefícios.

No caso de pisos, por exemplo, revestimentos como madeira, pisos vinílicos ou laminados garantem maior conforto sonoro do que os pisos cerâmicos ou porcelanatos. Em alguns casos ainda é possível utilizar mantas para ampliar a capacidade de isolamento acústico.

Argamassa termoacústica também pode garantir menos barulho entre vizinhos. Nos tetos é possível colocar lã ou painel de espuma acústicos, além de um forro de gesso.

E, no caso, das esquadrias, a recomendação é usar produtos especialmente criados para manter o barulho dentro – ou fora – casa ou do comércio. Um exemplo é a janela acústica, da Innovare.

Destinada principalmente para regiões com alto nível de barulho, a janela funciona como uma barreira extra, aumentando significativamente a atenuação acústica e a proteção térmica de uma janela comum. Com isso, proporciona silêncio e conforto para o morador. A construção robusta em PVC, vidros especiais e sistema exclusivo de vedação garantem a diminuição dos ruídos externos.

Há também o revestimento acústico decorativo. A empresa Master Office Design, em Vitória, trabalha com exclusividade o produto em parceria com a empresa LadyTex, que tem sede em São Paulo e está no mercado de revestimentos como uma grande fornecedora de soluções para ambientes comerciais, corporativos, hoteleiros e residenciais.

“Com os layouts de open Space espaços colaborativos, a necessidade de ser ter um espaço que proporcione bem estar ao usuário cresce a cada dia e com isto invista em revestimentos para uma empresa ou residência que entreguem design e conforto”, explica Andrea Bellon, Gestora Técnica em Acústica e Revestimentos da marca LadyTex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *