O uso das cores e a influência nos ambientes. 

Foto: Divulgação

A escolha das cores no ambiente é de extrema importância no resultado do impacto psicológico que a cor terá sobre os usuários do ambiente. 

A diferença está também na influência na tonalidade escolhida, se ela é mais viva ou mais suave, se estão presentes em destaques ou em detalhes. 

De maneira geral, cada cor remete uma sensação e emoções diferentes, sendo importante considerar seus efeitos na hora de escolher as cores a ser usadas na ambiente.

 

Vermelho 

Foto: Divulgação

O vermelho é uma cor forte e poderosa, e com isso chama atenção com facilidade. Muito utilizada como, pare e atenção por esse motivo. 

Seu efeito é físico, aumentando a pulsação e dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido O vermelho puro é então uma cor muito viva e estimulante, podendo também ser percebido como agressivo.

Azul

Foto: Divulgação

Considerada a cor da mente e com sua essência calmante, se tornando o oposto do vermelho. Tons mais fortes auxiliam a pensar com clareza e tons mais leves acalmam e ajudam na concentração. 

Propiciando melhor comunicação, tem o efeito visual de4 parecer mais longe, dando a impressão de amplitude nos ambientes. 

Amarelo

Foto: Divulgação

O estímulo gerado pelo amarelo é forte em termos psicológicos, atinge mais os sentimentos do que o físico ou intelecto. Pode levantar o ânimo e a autoestima, pois é a cor da confiança e do otimismo, porem indica-se o uso com cautela, pois o tom inadequado pode gerar impactos contrários, dando lugar ao medo e a ansiedade. 

Verde

Foto: Divulgação

Definida como a cor do equilíbrio, já que ela atinge nossos olhos sem a necessidade de ajustes. Trazendo a sensação de bem-estar. Vale o cuidado na utilização visto que pode ser vista com estagnação e pode ser sentida como uma cor muito branda.

Violeta 

Foto: Divulgação

Tem grande influência na elevação dos níveis de consciência, sendo considerado a cor da espiritualidade. Estimulando a introspecção e a meditação. Quando utilizado de forma incorreta pode remeter efeito excessivo e suas tonalidades mais fortes, podem trazer aspectos pouco elegantes. 

Laranja

Foto: Divulgação

Resultante da mistura entre o laranja e o vermelho, o laranja é estimulante e gera reações físicas e emocionais. Cor que remete ao conforto físico como alimentação e abrigo, e também diversão e sensualidade. Orienta-se a utilização em dosagens calculadas. 

Rosa

Foto: Divulgação

Derivada do vermelho, o rosa também afeta fisicamente, mas de uma forma menos estimulante. Vale o cuidado ao utilizar essa cor, seu uso em excesso pode deixar o ambiente cansativo. Representando o princípio feminino, é uma cor acolhedora e reconfortante por sua essência. 

Cinza

Foto: Divulgação

Única cor que não produz efeitos psicológicos diretos, mas ao ser utilizado sozinho pode remeter certa monotonia. Com cores mais fortes tende a amenizar seus efeitos, é, portanto, uma boa cor para dosar impactos e atingir o equilíbrio desejado.   

Preto 

Foto: Divulgação

Caracterizado por não refletir ondas de luz, muitas pessoas tendem a evitar por remeter a algo sombrio e negativo. Porem ele consegue gerar ótimos contrastes, destacando qualquer cor que esteja à sua volta. Funciona muito bem com o branco, equilibrando o resultado final. 

Branco 

Foto: Divulgação

Oposto do preto, o branco é a reflexão total de todas as cores, simboliza a pureza, limpeza e esterilidade, o que até certo ponto pode ser agradável e para alguns transmitir frieza. Basicamente, o branco gera uma percepção mais aguçada do espaço e da vivacidade das outras cores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *