Tecnologia e arquitetura – como esses dois temas podem se complementar. 

Foto: Divulgação

A cada ano que passa a evolução tecnologia traz novas soluções para todo o tipo de mercado, com a arquitetura não seria diferente. É sempre bom estar atento as tendências para oferecer para seus clientes sempre a melhor experiência. 

Uma tecnologia que vem sendo bastante aliada a arquitetura é a impressão 3D, que pode ser utilizada na criação de maquetes, itens de decoração, objetos artísticos, entre outros. 

Objetos de decoração impressos em impressora 3D,
foto: divulgação

A grande vantagem das impressoras 3D é que elas conseguem criar maquetes de formas mais rápidas e detalhadas, além disso, as impressões podem ser feitas em qualquer escala. Podendo reproduzir diversos tipos de texturas para deixar a maquete mais realista. 

Os modelos em 3D ajudam o cliente a visualizar como ficará o projeto, traduzindo exatamente as informações que contem nos desenhos técnicos. Deixando para o cliente a expectativa muito próxima da realidade.

Realidade aumentada.
Foto: divulgação

Também existe a realidade aumentada que inclui elementos virtuais aliado com nossa percepção real, um grande exemplo é o jogo Pokemon GO. O uso das câmeras de celulares e tablets para incluir o virtual no mundo real é uma tendência nas apresentações de projetos. 

A inovação do mercado hoje em dia é o BIM (Building Information Modeling) visando sanar problemas que envolve a criação de projetos, um cálculo errado pode ser crucial para o desempenho de toda a obra. O BIM permite criação de simulação envolvendo todas as informações necessárias, pessoas responsáveis por cada etapa 

Foto:Divulgação

Ao contrário do que muitos acreditam, o BIM não é um software, mas um sistema integrado que usa vários programas para facilitar o trabalho de arquitetos e engenheiros, como: Revit, ArchiCAD e AllPlan. Com ele, é possível fazer a modelagem do projeto e os cálculos de logística de produção e manutenção.

Por último e não menos importante, a automação residencial é uma tendência utilizada em projetos mais sofisticados. Esse recurso facilita o cotidiano dos moradores e, além disso, está diretamente ligado a segurança da casa, diversas funções só ocorrem com a permissão do morador. Nesse tipo de automação não é necessário necessariamente o usuário estar em casa, pode ser ativada também com um clique. 

Para os próximos anos podemos esperar mais avanços tecnológicos na área da arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *