Três dicas para otimizar a acústica em ambientes internos

Foto: divulgação

No dia a dia, principalmente das grandes cidades, o barulho se impõe. Seja no tráfego das grandes avenidas, obras de vizinhos ou até comércios, a poluição sonora pode causar estresse, irritação e dificultar o relaxamento.

Por essa razão, todo arquiteto deve utilizar estratégias para melhorar o conforto sonoro dos ambientes internos. Isso pode ser responsável por aumentar grandemente a sensação de bem-estar dentro de um ambiente.

Por isso, hoje, vamos falar sobre três maneiras inteligentes de isolar acusticamente espaços internos.

 

Drywall

O drywall é, sem dúvidas, uma ótima escolha para promover isolamento acústico.

Além disso, é uma solução extremamente versátil, que pode ser usada para embutir iluminação, criar móveis e nichos e até dividir ambientes.

Caso queira melhorar o isolamento acústico, considere combinar com lãs de vidro ou de rocha. Isso porque, além de garantir conforto acústico, essa combinação torna a temperatura mais agradável dentro do imóvel.

 

Janela antirruído

Está aí uma solução altamente eficiente!

Nesse tipo de janela, a vedação é feita no batente dela, o que auxilia na interrupção de sons externos.

As esquadrias de PVC, aliadas a vidros mais grossos, entre 8 e 24mm, podem reduzir de 60 a 80% dos barulhos externos, aumentando a sensação de paz e conforto dos ambientes.

 

Atenção à disposição dos móveis

Saber posicionar os móveis de forma estratégica é uma dica de ouro para otimizar a acústica de um ambiente.

É sempre bom evitar posicionar grandes superfícies planas, como estantes ou armários, paralelamente às paredes. Isso porque essas superfícies podem criar reflexões indesejadas e aumentar a reverberação do som. 

Uma saída é posicioná-los de forma a quebrar a trajetória do som, criando ângulos e descontinuidades nas paredes.

 

Lembre-se de que um bom projeto acústico não só melhora a qualidade do som, mas também pode transformar um espaço em um verdadeiro oásis de tranquilidade. Divida comigo nos comentários quais estratégias você usa nos seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *